O Uruguai não é um país com tradição cinematográfica. Lá, a produção é pequena, mas, em geral, de alta qualidade. Porém, o país tem um dos maiores gênios da animação e do stop motion da América Latina: Walter Tounier.
Para celebrar seus mais de 30 anos de carreira, a Caixa Cultural realiza a mostra Tournier em Movimento -A Expressão da Animação Uruguaia, de amanhã (3) a domingo (7), em São Paulo ; entre dias 10 e 14 deste mês, no Rio de Janeiro; e entre dias 17 e 21, em Brasília.
Trata-se de uma retrospectiva na qual serão exibidos seus curtas-metragens, séries e o filme Selkirk, o Verdadeiro Robinson Crusoé, primeiro longa-metragem em stop motion da América Latina, ainda inédito no Brasil. O stop motion é uma técnica em que bonecos de modelar são fotografados quadro a quadro.
O filme, que terá exibições acessíveis para pessoas com deficiência auditiva e visual, conta a história de um pirata rebelde e egoísta, tripulante de um navio inglês que viaja o mar em busca de tesouros. Alexsander Selkirk ganha a inimizade dos outros tripulantes e é abandonado em uma ilha deserta, onde tem de rever sua maneira de ser e de enxergar o mundo.
Trechos da animação com audiodescrição e Libras produzidos pela Iguale Comunicação de Acessibilidade.
Além dos filmes, serão promovidas oficinas e palestras em que Tournier e sua diretora de arte, Lala Severi, apresentarão a produção da animação em stop motion.
Diversão sem alienação
Perseguido pela ditadura militar uruguaia, Tournier descobriu no exílio, no Peru, sua paixão pela escultura e pelo cinema. Foi quando fez o curta-metragem Nosso Pequeno Paraíso, filme de 1983 eleito, em 2000, como uma das melhores animações do século 20 no festival francês de Annecy. Desde seu exílio, passou a fazer filmes infantis que traziam, além de diversão, mensagens de responsabilidade cívica e social. Em Direitos da Criança, por exemplo, Tournier trata de maneira clara e acessível os conceitos gerais que constam da Convenção dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Ele também fez vídeos sobre o uso consciente da água (Cuidado com a Água I e II) e sobre a como a guerra ofusca a criatividade humana (Apesar de Tudo).
Programação com recursos de acessibilidade em São Paulo
Quarta-feira (3)
16h: Selkirk, o Verdadeiro Robinson Crusoé(sessão em libras)
18h: Selkirk, o Verdadeiro Robinson Crusoé (sessão em audiodescrição)
Sexta-feira (5)
10h: Selkirk, o Verdadeiro Robinson Crusoé (80 minutos -sessão em libras)
Domingo, 7
15h: Selkirk, o Verdadeiro Robinson Crusoé (80 minutos -sessão com audiodescrição)
Serviço:
Mostra de cinema
O que: Tournier em Movimento -A Expressão da Animação Uruguaia
Quando: de 3 a 7 de julho
Onde: Auditório da Caixa Cultural -Praça da Sé, 111 -São Paulo
Quanto: grátis.
Confira a programação completa de São Paulo , Rio de Janeiro e Brasília em www.tournieremmovimento.com.br.
Fonte: Rede Brasil Atual