Fenearte terá acessibilidadePela terceira vez

Pela terceira vez a maior feira de artesanato da América Latina, FENEARTE, terá acessibilidade. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) irá oferecer serviços de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição. O objetivo da ação é promover a inclusão de pessoas com deficiência em eventos populares.

Fenearte - divulgação

Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, informou que técnicos da SEAD capacitaram em Direitos Humanos, o corpo operacional da feira e expositores. Na ocasião foi apresentado as dicas de convivência e a melhor maneira de realizar o atendimento às pessoas com deficiência. Além disso, os profissionais abordaram temáticas que falavam do respeito à diversidade e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Laura ressalta ainda que será disponibilizado para as pessoas com deficiência visual e auditiva, nos dias 05, 08, 09 e 10 de julho, das 14h às 17h, audiodescrição e a interpretação em Libras, quando os profissionais circularão nos corredores da Fenearte descrevendo toda a feira para os deficientes visuais e surdos. Outra ação promovida pela SEAD será a orientação para as pessoas com deficiência no que diz respeito a acessibilidade estrutural, avaliando áreas de embarque/desembarque, entradas, saídas, corredores, banheiros adaptados e salas de higienização.

Segundo a Superintendente Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, Rose Maria Santos, desde 2011 esses serviços são oferecidos para o segmento da pessoa com deficiência, nos camarotes da acessibilidade do Galo da Madrugada, do São João de Caruaru, no espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém e no Festival de Inverno de Garanhuns. "É preciso conscientizar cada vez mais as pessoas de que todos têm o direito de participar de festas e eventos populares. Nosso objetivo maior é que as pessoas com deficiência tenham a oportunidade de conhecerem, com toda a acessibilidade, a Fenearte que é conhecida mundialmente".

Além das ações da SEAD, a secretaria executiva de Ressocialização (SERES) também estará presente na feira de artesanato. Reeducandos de 11 unidades prisionais, masculina e feminina, irão expor suas peças confeccionadas com madeira, papel, palha material reciclado, tecido e metal. Entre as peças expostas estão o tabuleiro de xadrez, o mais procurado, casinha de boneca, barcos, brinquedos, artigos para decoração, toalhas bordadas e baú decorativo. A novidade para esta edição da Fenearte são as obras em marchetaria e as bolas de futebol em couro, fabricados nos Presídios de Igarassu e de Pesqueira, respectivamente.

A XIV edição da Fenearte acontece no Centro de Convenções de Pernambuco entre os dias 04 e 14 de julho, de segunda a sexta-feira das 14h às 22h, e sábados e domingos das 10h às 22h. O evento pretende receber cerca de 300 mil pessoas, que terão acesso a 800 espaços de puro artesanato, sendo 48 de outros países. Exatos 70% da área são dedicados aos artesãos pernambucanos.

Serviço

FENEARTE

Local: Centro de Convenções de Pernambuco – Av. Professor Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho Olinda/PE
Data: 05, 08, 09 e 10/07
Horário: 14h às 17h.

Fonte: Nossa Cidade – Notícias

Mais sobre audiodescrição
Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por


Mais sobre audiodescrição
Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por