Festival do Japão 2013 tem programação repleta de atrações com audiodescrição e Libras

O país da tecnologia de ponta, da inovação moderna, do design criativo que nos influencia e encanta diariamente. O Japão é considerado uma das nações líderes mundiais em pesquisa, tecnologia, indústria e medicina.

Festival do Japão 2013

Esse crescimento notável começou logo após a Segunda Guerra Mundial, quando o país havia sido totalmente devastado. Em 1945, acreditava-se que a indústria japonesa estava atrasada pelo menos uma década em relação ao Ocidente. 20 anos depois, graças ao investimento em pesquisa de base e inovação, o Japão transformou-se na maior força econômica e industrial da Ásia, exportando novas tecnologias e produtos para o mundo.

Algumas das mais importantes contribuições tecnológicas do Japão estão na área de eletrônicos, automóveis, maquinário, engenharia, robótica e química. A tecnologia no Japão é aplicada no dia-a-dia das pessoas, para cuidar dos idosos, prevenir desastres naturais, construir robôs humanoides, combater o aquecimento global e de maneira geral, simplificar a vida da humanidade.

O Brasil tem muito a aprender com o Japão, que é líder mundial em pesquisa científica, tendo produzido 13 prêmios Nobel. Ainda hoje, cerca de 700.000 pesquisadores japoneses dividem um orçamento de 130 bilhões de dólares, somente para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, garantindo que o país continue a ser uma peça fundamental no mercado globalizado.

Para essa edição, o 16º FESTIVAL DO JAPÃO trará para o Brasil um painel do que existe de melhor e mais inovador em termos de tecnologia e modernidade do Japão. Contamos com a sua presença e apoio nessa grande realização da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES:

ÁREA DA CRIANÇA

Um recanto especial para as crianças. Conquistando amplo sucesso em todas as edições, a Área da Criança traz atividades lúdicas e divertidas, como oficinas culturais (dobraduras, pintura, artesanato), atividades culinárias, contos e lendas japonesas, esportes e recreação infantil com brincadeiras e atividades temáticas.

PRAÇA CULTURAL E ESPORTES

Apresenta as mais diversas manifestações culturais da cultura japonesa para o público, contando com atrações consagradas, como a exposição de ikebana (arranjos florais), a cerimônia do chá (chadô) e os workshops de cultura japonesa, gratuitos e abertos ao público. Outro destaque é a apresentação de grupos de artes marciais e esportes na Praça Cultural, e os workshops de dança e taiko (tambores japoneses).

ÁREA DA TERCEIRA IDADE

Refletindo a preocupação social do evento, o FESTIVAL DO JAPÃO mantém uma área especial para a Terceira Idade, que oferece atividades especiais e gratuitas para o público idoso, como massagem, esportes, dicas de saúde e orientação para a prevenção de doenças.

Acessibilidade

Para as pessoas com deficiência, a maior parte das atrações contará com audiodescrição e interpretação na lingua de sinais.

PALCO PRINCIPAL

Nos três dias do FESTIVAL DO JAPÃO, cerca de 50 grupos artísticos de danças, músicas e artes japonesas apresentam-se durante o evento, trazendo danças folclóricas e típicas. Para animar o público, o Palco Principal traz os cantores e as atrações mais conhecidas da comunidade nikkei.

WCS – FINAL BRASILEIRA

O World Cosplay Summit (WCS) é o Campeonato Mundial de Cosplay, que reúne os melhores cosplayers em uma disputa pelo título no Japão. A final do campeonato nacional, organizada pela Editora JBC, tem a participação de cosplayers de todo Brasil, elegendo a dupla campeã que representa o Brasil na final do WCS, no Japão.

MISS NIKKEY

O tradicional concurso Miss Nikkey, coordenado pelo ator e apresentador Kendi Yamai, elege a mais bela representante de toda a comunidade nikkei. São cerca de 30 candidatas de todo Brasil, disputando o título e uma série de prêmios.

PRAÇA DE GASTRONOMIA

A culinária típica das 47 províncias que formam o Japão está presente no evento. É a oportunidade de apreciar pratos que não constam dos cardápios habituais dos restaurantes japoneses de São Paulo, pois são pratos regionais, de características familiares.

16º Festival do Japão

Data: 19, 20 e 21 de julho de 2013
19/07 – 12 às 21 horas
20/07 – 10 às 21 horas
21/07 – 10 às 18 horas

Local: Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo.

Mais sobre audiodescrição
Assistir as produções cinematográficas está cada vez mais ao alcance das mãos. Eu mesmo tenho
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre


Mais sobre audiodescrição
Assistir as produções cinematográficas está cada vez mais ao alcance das mãos. Eu mesmo tenho
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre