Audiodescrição a vontade para os participantes do FIG

Governo de Pernambuco proporciona a população acesso à eventos culturais e esportivos do Estado, especialmente para as pessoas com deficiência. O FIG contou com diversas ações de inclusão social.

Voluntária do FIG acompanha pessoa com deficiência. Ambas estão de costas

Foto: Paulo Maciel

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, por meio da Superintendência de Apoio a Pessoa com Deficiência – SEAD, ofereceu este ano no Festival de Inverno de Garanhuns – FIG, oficinas, apresentações culturais e teatrais, atividades esportivas e pelo terceiro ano consecutivo o Camarote da Acessibilidade, disponível para as pessoas com deficiência que foram prestigiar o evento.

Na última quinta-feira (25) a secretária da SEDSDH, Laura Gomes, foi conferir de perto a estrutura montada para o Camarote da Acessibilidade. Ela enfatizou que incluir as pessoas com deficiência em eventos culturais e de lazer, é uma das linhas de ação da SEDSDH. Tendo em vista isso, essa ação vem ocorrendo desde o carnaval de 2011 com a inovação do Camarote da Inclusão que beneficia foliões, que possuem algum tipo de deficiência, de todas as regiões do Estado. No FIG a SEDSDH dá continuidade as ações que vem promovendo durante todo o ano nas festividades públicas, como Paixão de Cristo de Nova Jerusalém e o São João de Caruaru.

Finalizando as atividades da secretaria no festival, sábado (27), equipe da SEAD organizou um torneio de dominó para cegos no Parque Euclides Dourado e ainda proporcionou que 40 pessoas com deficiência visual, por meio da audiodescrição, pudessem acompanhar o espetáculo teatral "Viúva porém honesta", do dramaturgo pernambucano, Nelson Rodrigues.

No torneio de dominó vinte pessoas com deficiência visual, divididas em cinco mesas e com duas duplas em cada, disputaram os três primeiros lugares da competição. Além da presença de juízes que mediavam cada partida, o jogo contou também com audiodescrição. Enquanto aguardava o início oficial do torneio, Rosana Alves de Barro, 47, moradora do bairro de São José, em Recife, acompanhava os preparativos por meio do aparelho de audiodescrição. E comentou sobre o evento: "É excelente para mostrar a sociedade que podemos fazer muito nessa área de jogos e esportes. No dominó, as pedras tem relevos que nos permite o reconhecimento durante a partida e o que está em jogo, mas a presença da audiodescrição é importante para sabermos tudo o que acontece ao nosso redor", revelou.

À noite, foi o momento das pessoas com deficiência visual acompanharem a peça "Viúva, porém honesta". Rafael Santana, 24, morador de San Martin, em Recife, acompanhava o espetáculo através da audiodescrição durante a apresentação, pela primeira vez. "Já tinha conhecido o recurso da audiodescrição durante o Camarote do Galo da Madrugada, mas em teatro é a primeira vez. Eles narram o que tem no palco, o cenário, os atores e a história. Essa ambientação favorece muito a compreensão da peça", comentou Rafael, entusiasmado. Com uma hora e vinte de duração, Viúva, porém honesta, agradou o público na última noite do FIG, especialmente, os que viveram a experiência audiodescritiva durante o espetáculo.

O Governo de Pernambuco tem como desafio incluir pessoas com deficiência, em eventos públicos. Para tanto, ações estratégicas já estão em pleno desenvolvimento, não apenas com campo da cultura e do lazer, como também nas áreas de educação, saúde, trabalho e renda.

Fonte: Governo do Estado de Pernambuco

Mais sobre audiodescrição
Jamais esquecerei opresente que ganhei do Papai Noel em 2016. Era 25 de dezembro, à
A décima edição da Virada Cultural contará com audiodescrição para cegos em três apresentações do
São Paulo completa 460 anos amanhã e por toda a Cidade haverá atividades e celebrações.


Mais sobre audiodescrição
Jamais esquecerei opresente que ganhei do Papai Noel em 2016. Era 25 de dezembro, à
A décima edição da Virada Cultural contará com audiodescrição para cegos em três apresentações do
São Paulo completa 460 anos amanhã e por toda a Cidade haverá atividades e celebrações.