Príncipe Sem Sonhos

A oficina: O Príncipe sem Sonhos: livro e vídeo, aconteceu na IV Semana de Educação da UNIRIO e contou com a presença de alunos da graduação e da professora DRA. Adriana Hoffmann Fernandes, coordenadora do grupo de pesquisa cinenarrativas, bem como alunas da UFRJ.

capa do livro O Príncipe sem Sonhos

O trabalho foi mediado por Margareth de Oliveira Olegario, mestranda da UNIRIO e integrante do grupo cinenarrativas, juntamente com a doutoranda do curso de Museologia da UNiRIO, também professora do Instituto Benjamin Constant.

Mostramos o vídeo: a cega vai ao cinema, a fim de demonstrar como a áudio-descrição faz toda a diferença para a pessoa cega ou de baixa visão. Na ocasião, fizemos um breve apanhado teórico e histórico no tocante a áudio-descrição.

Com o livro "O Pequeno Príncipe", ilustramos como a áudio-descrição contribui para a compreensão de imagens contidas em livros didáticos e paradidáticos. Foi exibido o vídeo do Pequeno Príncipe.

A oficina "Livros Animados" também aconteceu na IV Semana de Educação da UNIRIO e contou com a presença de treze alunas da graduação de Pedagogia.

Foi um momento rico de troca de experiências e mais uma oportunidade de lembrarmos de alguns sonhos e fazermos o possível para que se tornem realidade.

Desta vez foi conduzida pela mestranda Renata Gazé e com total apoio da professora Adriana Hoffmann, que também estava presente.

Começamos com a pergunta "Qual é a sua expectativa para o dia de hoje?"

E logo em seguida: "Qual é o seu maior sonho?"

E assim damos a partida no encontro, que conta com o livro O Príncipe sem Sonhos, do escritor Marcio Vassallo e ilustrado por Mariana Massarani. Um livro que virou um programa da série "Livros Animados", do Canal Futura, e estes – livro impresso em mãos e livro animado exibido em DVD – são os nossos grandes companheiros nesta oficina.

Conversamos e refletimos sobre os nossos sonhos e sobre os sonhos daqueles que convivem conosco. Sonhamos? E aqueles que estão perto de nós também sonham? Será que podemos colaborar para realizar alguns destes sonhos?

E para que sonhem ainda mais? E quem são estes que encontramos todos os dias?

Os livros, animados e ou impressos, podem colaborar na realização de alguns sonhos? Achamos que sim! E achamos ainda que muitos outros livros animados podem ser criados e narrados Brasil afora.

No final, construímos coletivamente a árvore dos sonhos e torcemos para que os frutos estejam por aí muito em breve.

E como é bom lembrar e reler no final do livro O Príncipe sem Sonhos que -…os melhores sonhos são aqueles que continuam de outro jeito, quando a gente desperta…-

por Margareth Olegário e Renata Gazé.

Fonte: Cinenarrativas

Mais sobre audiodescrição
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017


Mais sobre audiodescrição
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017