Orquestra dos Meninos: com audiodescrição na Estação Cabo Branco

Orquestra dos Meninos (2008) é o nome do filme que será exibido nesta quarta-feira (31), a partir das 14h30, na sala de audiovisual, no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

Orquestra dos Meninos - cartaz do filme

Orquestra dos Meninos é um drama que tem duração de 1h35, com classificação indicativa de 10 anos de idade. O filme se passa em janeiro de 1995 quando um jovem músico de 13 anos, integrante da Orquestra Sinfônica do Agreste da pequena cidade de São Caetano, a 150 km de Recife, é sequestrado. Os policiais acreditam que o responsável é o criador da orquestra, o maestro Mozart Vieira (Murilo Rosa). Com a acusação o trabalho realizado até então com a comunidade carente da cidade corre o risco de desaparecer.

Orquestra dos Meninos é baseado na história real da orquestra sinfônica de meninos criada na cidade de São Caetano, Pernambuco, pelo maestro Mozart Vieira. Embora se passe em Pernambuco, as filmagens ocorreram em Sergipe.

Audiodescrição – é uma faixa narrativa adicional para os cegos e deficientes visuais consumidores de meios de comunicação visual, onde se incluem a televisão e o cinema, a dança, a ópera e as artes visuais. Consiste num narrador que fala durante a apresentação, descrevendo o que está a acontecer na tela durante as pausas naturais do áudio e por vezes durante diálogos, quando considerado necessário.

Para as artes performativas (teatro, dança, ópera) e para os meios de comunicação (televisão, cinema e DVD), a descrição é uma forma de tradução audiovisual, usando as pausas naturais no diálogo ou entre elementos sonoros cruciais para inserir a narrativa, que traduz a imagem visual de uma forma que a torna acessível a milhões de indivíduos que de outro modo não teriam um acesso pleno à televisão e ao cinema. Em museus ou em exposições de artes visuais, visitas com audiodescrição (ou em circuitos concebidos universalmente que incluem descrição ou a extensão dos atuais programas gravados em áudio ou em vídeo) são utilizados para proporcionar acesso aos visitantes que são cegos ou possuem uma visão reduzida. Professores na Estação Cabo Branco são instruídos no sentido de utilizar a audiodescrição.

Desde julho de 2011 que a audiodescrição foi instituída no Brasil. Sendo obrigada a ter pelo menos duas horas semanais de conteúdo com audiodescrição para as emissoras com sinal aberto e transmissão digital, na condição de faixa de áudio adicional.

A coordenadora do projeto na Estação Cabo Branco, Ana Carla Jaqueira, disse que os filmes exibidos no Estacine possuem um aplicativo que ajuda pessoas com necessidades especiais da visão a entender melhor um produto audiovisual. O projeto acontece às 14h, sempre na última quarta-feira do mês e tem entrada aberta a todo público.

Serviço:

Estacine audiodescrição

Filme: Orquestra dos Meninos
Hora: 14h30

Local: Sala de audiovisual, 2º pavimento da Torre Mirante

Fones: 3214.8303 – 3214.8270

Fonte: Prefeitura de João Pessoa

Mais sobre audiodescrição
Falta muita compreensão e informação diante do comportamento das crianças com espectro autista. Isso muitas
A Ancine e o setor decidiram quais vão ser os tipos de arquivos com audiodescrição
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo


Mais sobre audiodescrição
Falta muita compreensão e informação diante do comportamento das crianças com espectro autista. Isso muitas
A Ancine e o setor decidiram quais vão ser os tipos de arquivos com audiodescrição
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo