Tecnologias assistivas e acessibilidade na área cultural

A Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná convida para a palestra "Tecnologias assistivas e acessibilidade na área cultural", ministrada pelo historiador e Mestre em Mídias educacionais pela Universidade de Londres, professor Antonio Simão Neto, que atualmente mora em Genebra e presta consultoria em diversos projetos culturais.

Quebra Nozes, Dom Quixote e Bachianas nº 1 em Jundiaí: imperdível!

Pela primeira vez desde sua fundação em 2008, a São Paulo Companhia de Dança – grupo mantido pelo governo do Estado – terá uma apresentação preparada para deficientes visuais. O espetáculo acontece no domingo (1), às 18h, no histórico Teatro Polytheama, de Jundiaí (a 58 km de São Paulo).

Show da cantora Luiza Caspary no CCSP, com audiodescrição e Libras

Em 21 de setembro comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Embora o CCSP desenvolva ao longo de todo o ano uma programação voltada à acessibilidade, no mês de setembro apresentará uma série de eventos gratuitos relacionados ao tema para celebrar a data, contando com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, a fim de expandir essa discussão, proporcionar ao público com deficiência o acesso à programação cultural e propiciar aos artistas com deficiência a chance de apresentar seu trabalho.

Torcida Organizada: da acessibilidade…

Casos de violência recentes no futebol tornaram o termo "organizada" quase sinônimo de confusão. Mas um grupo de torcedores do Grêmio, aproveitando as boas condições da Arena, tenta mudar o quadro. Eles criaram a TAAG – Torcida Organizada da Arena do Grêmio Acessível , e superam as dificuldades de acessibilidade pelo amor ao Tricolor.

IncludeIt 2013: confraternização entre audiodescritores portuguêses e brasileiros

As Tagarellas Mimi Aragón, Marcia Caspary e Kemi Oshiro participaram da IncludeIt 2013 – Conferência Internacional para a Inclusão, a convite de ninguém menos que Josélia Neves, grande nome da acessibilidade e da audiodescrição de Portugal. Leia a seguir o relato de Mimi Aragón, que conta como foram recebidas, as atividades da IncludeIT, os trabalhos de Josélia em acervos artísticos de Leiria, e muito mais:

Festival Assim Vivemos comemora 10 anos

Em 2013, o Festival Assim Vivemos comemora 10 anos de existência. Mantendo a tradição que o legitimou como a maior celebração da inclusão cultural do Brasil, nesta sexta edição seguimos com o foco na pessoa com deficiência como protagonista dos filmes e do público do festival.