Museu da Eletricidade no projeto Viva o Centro a Pé

A nova edição do "Viva o Centro a Pé" será dia 24 de agosto, sábado, com visita ao Museu da Eletricidade e audiodescrição. A caminhada orientada terá saída às 10h, do totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro, em frente à Praça Daltro Filho. O roteiro passa pela avenida Borges de Medeiros até a Rua da Praia, seguindo para o Museu da Eletricidade (visita interna) e Praça da Alfândega. A duração é de aproximadamente 2 horas. Em caso de chuva, o evento será cancelado.

Museu da Eletricidade

PraCegoVer: Museu da eletricidade – espaço com lojas de antiguidades foi transformado em feira ao ar livre

Interessados devem solicitar inscrição pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com e aguardar confirmação. Para participar, é necessário doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados a instituições do município. Outra opção é a doação de ração para cães e gatos. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas.

Quem orienta – o mestre em História, Teoria e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Ufrgs, Nei Vargas, que dirigiu o Departamento de Educação Patrimonial da Secretaria do Patrimônio Histórico da Ufrgs.

Audiodescritor – César Fraga é jornalista, roteirista de audiodescrição e audiodescritor desde 2010. É audiodescritor de filmes, aulas de EaD e eventos e integrante da Equipe Som da Luz Audiodescrição.

Caminho dos Antiquários:

A feira integra os programas do governo municipal. Para revitalizar a área central, o espaço repleto de lojas de antiguidades foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano é fechada entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, e as lojas colocam os produtos na rua. As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas três vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história, arquitetura ou áreas afins. A realização é da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo e Programa Viva o Centro, com apoio da EPTC.

Sobre o Museu da Eletricidade

Fundado em 1977, o Museu da Eletricidade foi o primeiro espaço de exposições dedicado ao setor elétrico no Brasil, onde estão cerca de duas mil peças e curiosidades oriundas de vários municípios gaúchos a respeito do tema.

Localizado no segundo andar do Centro Cultural Érico Veríssimo, o museu conta com experimentos interativos, através dos quais os visitantes poderão aprender os princípios da energia estática, como funciona uma pilha, a dinâmica de um motor elétrico, entre outros. Além disso, o espaço ainda abriga itens a respeito dos primórdios da iluminação do estado, como máquinas, equipamentos, utensílios, numismática, documentos, bibliografias e filmes.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Mais sobre audiodescrição
Foi uma experiência em que todos enxergaram. Na tarde deste sábado, pessoas com e sem
João, Sabrina e Maristela nunca viajaram de avião. Além desse traço em comum, eles são
Inclusão. Esta é a palavra-chave num novo segmento de roteiros rodoviários que a Fresp (Federação


Mais sobre audiodescrição
Foi uma experiência em que todos enxergaram. Na tarde deste sábado, pessoas com e sem
João, Sabrina e Maristela nunca viajaram de avião. Além desse traço em comum, eles são
Inclusão. Esta é a palavra-chave num novo segmento de roteiros rodoviários que a Fresp (Federação