Assim Vivemos 2013, 2-12 de outubro, em São Paulo

Em outubro, o Centro Cultural Banco do Brasil recebe a 6ª edição do Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência. De 2 a 12 de outubro, serão exibidos 28 longas-metragens (entre ficções e documentários) em sessões acessíveis a cadeirantes e deficientes visuais e auditivos.

Vila das Artes tem programação especial

A Vila das Artes celebra cinco anos hoje e traz uma lista especial de atividades envolvendo diversas linguagens artísticas. "Toda a nossa programação foi construída muito em conjunto com os nossos alunos. Eles mesmos se prontificaram a realizar oficinas e exibições dos trabalhos". É o que nos conta Claudia Pires, diretora do equipamento da prefeitura municipal de Fortaleza.

Vai começar a temporada das crianças no Ceará, e com mais acessibilidade

A temporada das crianças vai começar e, com ela, mais uma edição do TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará. De 5 a 13 de outubro a cidade de Fortaleza terá novas possibilidades de diversão e arte em família, com programação gratuita em oito equipamentos públicos da cidade. Seguindo o exemplo das edições anteriores, o TIC também vai a Sobral e neste ano estreia em Icapuí, no litoral leste.

Brasil tem grande potencial para desenvolver tecnologias assistivas

As universidades e os institutos de pesquisa estão repletos de ideias e projetos que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, muitos pesquisadores demonstram interesse em desenvolver tecnologias específicas para essas pessoas. Essa é uma das conclusões do Estudo de Mapeamento de Competências em Tecnologias Assistivas, realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Parte do resultado desse trabalho foi apresentado pelo assessor técnico da instituição, Milton da Paz, em palestra durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2013 em Brasília.