Organização de cegos da Espanha lança aplicativo móvel para audiodescrição

O diretor geral da ONCE, Ángel Sánchez Cánovas, e o diretor geral da Fundación Vodafone España, Santiago Moreno, apresentaram esta manhã a aplicação Audesc Móvel que permite às pessoas com deficiência visual terem acesso a audiodescrição de filmes, séries, etc., e em geral facilitar a acessibilidade a qualquer produção audiovisual. A aplicação foi desenvolvida pela empresa S-Dos com o apoio do Centro de Investigación, Desarrollo y Aplicación Tiflotécnica (CIDAT)da ONCE e a Fundación Vodafone España.

Aplicativo Audesc Móvel

O Audesc Móvel oferece de forma fácil e ubíqua a audiodescrição em um dispositivo móvel permitindo sua reprodução sincronizada com um vídeo em curso. Esta sincronização é realizada baseando-se exclusivamente no áudio do título que se está reproduzindo, independentemente da plataforma física de emissão.

Ángel Sánchez Cánovas destacou que a tecnologia empregada no Audesc Móvel supõe um valor agregado sobre a situação atual já que permite o acesso a audiodescrição de modo independente do meio audiovisual: cinema, televisão, Internet, DVD, etc. Marca um ponto de inflexão na acessibilidade dos conteúdos audiovisuais para as pessoas com deficiência, porque graças a colaboração com a Fundação Vodafone está hoje a disposição dos produtores e distribuidores esta ferramenta que permite o acesso aos conteúdos com independência da plataforma utilizada.

Por outro lado, do ponto de vista do usuário final, é de especial relevância o fato de que o acesso das pessoas com deficiência à audiodescrição possa se dar a partir de seu dispositivo móvel, sem necessidade de prover ao usuário ninum outro dispositivo adicional para disfrutar de maneira acessível as produções audiovisuais.

Nas palavras de Santiago Moreno, a tecnología móvel é chave para se alcançar uma maior integração social das pessoas com deficiência. Graças às TIC os usuários melhoram sua autonomía pessoal e sua plena integração, bem como se amplia o número de serviços disponíveis para todos.

Audesc Móvel: O que é a audiodescrição?

A audiodescrição é o sistema que permite o acesso das pessoas com deficiência visual às produções audiovisuais: filmes, obras teatrais, programas de televisão e obras expostas em museos. Acrescenta uma série de informações sonoras adicionais que explicam para as pessoas cegas ou com deficiência visual as ações, gestos, cenários, vestuários e outros aspectos relevantes que ajudem a compreender melhor a trama ou conteúdo da obra.

Até este momento, nas salas de cinema a sincronização com a banda sonora se llevaba a cabo inserindo a audiodescrição no própio DCP (Digital Cinema Package). A emissão de sinal na sala com audiodescrição requer a conexão de um emissor de radiofrequência al projetor (seja digital ou analógico). Este sinal é recebido pelos receptores que foram previamente entregues aos usuários.

Este processo obriga contar com custosos equipamentos por parte do cinema e a realizar configurações específicas nos projetores de cinema. Esta circunstância, entre outras, faz com que muitas salas de cinema sejam contrárias a projetar filmes com audiodescrição.

Graças ao Audesc móvel, nem o usuário precisa contar com dispositivos adicionais, nem os cinemas precisam realizar instalações em suas salas.

Nos últimos anos, a ONCE realiza uma clara aposta na acessibilidade nas tecnologías de informação e comunicação, como meio indispensável para a inclusão social das pessoas com deficiência visual. Esta aposta abarca todos os âmbitos, desde a vida diária, educação, emprego e, também, o tempo livre, o qual tem proporcionado todos os avanços relacionados com a audiodescrição (em museos, salas de arte, teatros, salas de cinema, filmes).

Veja também: Youdescribe: ferramenta que permite gravar audiodescrição para vídeos do Youtube

A ONCE tem um Centro de Investigação, Desenvolvimento e Aplicação Tiflotécnica (CIDAT), que atúa nos campos de investigação, desenvolvimento, avaliação, manutenção e reparo, formação de profissionais, assessoramento, produção, distribuição e comercialização de tecnología acessível.

A Fundación Vodafone España é uma instituição sem fins lucrativos que contribui para o impulso da inovação e a utilização das TIC para melhorar a qualidade de vida das pessoas e, especialmente dos coletivos vulneráveis. Participa de projetos de inovação tecnológica nacionais e europeos, dirigidos a investigar novas aplicações das comunicações móveis que faciliten a vida de pessoas dependentes, idosos e enfermos crônicos. Promove diversos programas de formação com diversas Universidades espanholas dirigidos a investigação e a excelência docente nas novas Tecnologías da Informação e Comunicação. Além de outros objetivos, como são a difusão das telecomunicações na sociedad através de publicações, cursos e seminários.

Fonte: ONCE – Organização Nacional de Cegos da Espanha

Mais sobre audiodescrição
Aplicativo de audiodescrição e tradução simultânea para espetáculos ao vivo e um sistema que dá
Criado para proporcionar acessibilidade e levar cultura a um maior número de pessoas, o aplicativo
Quem disse que arte e tecnologia não podem andar de mãos dadas? Para provar que


Mais sobre audiodescrição
Aplicativo de audiodescrição e tradução simultânea para espetáculos ao vivo e um sistema que dá
Criado para proporcionar acessibilidade e levar cultura a um maior número de pessoas, o aplicativo
Quem disse que arte e tecnologia não podem andar de mãos dadas? Para provar que