Benefícios, possibilidades e desafios da inclusão

A Fecomerciários e o Sindicato de Limeira promoveram o II Seminário "Benefícios, possibilidades e desafios da inclusão", realizado dia 29 de agosto, no Clube dos Comerciários, com programação elaborada pelos professores Paulo de Lara Dante e Maria de Fátima e Silva, com coordenação geral do presidente da Federação, Luiz Carlos Motta. O objetivo foi conscientizar e levantar problemas e soluções sobre a inclusão dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho.

Participantes do Seminário Benefícios, Possibilidades e Desafios da Inclusão

Participaram autoridades, dirigentes sindicais, empresários, trabalhadores, gestores de RH e dirigentes de entidades afins. O prefeito Paulo Hadich esteve na abertura do evento, em mesa composta também pelo presidente do Sincomerciários de LimeiraPaulo Cesar da Silva, ; Roberto Previde, presidente do Sincomerciários de Piracicaba – ambos representaram o presidente Motta -; Alexandre Aparecido Nascimento, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Ana Fleury Bonini, presidente do Conselho dos Direitos da Mulher; Antenor Varolla, diretor do Ministério do Trabalho em Piracicaba; Adriana Casemiro Mastrelo, coordenadora da escola João Fischer, representando Ana Maria Sampaio, presidente do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom); e Maria de Fátima e Silva, mediadora da mesa.

As palestras e intervenções trouxeram importantes dados para a conscientização a respeito da Inclusão dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho. Os palestrantes Carlos Aparício Clemente (A importância do trabalho em rede), Marta Gil (O Ciclo da Sustentabilidade) e Dr. José Carlos do Carmo (Lei de Cotas), que detém rica experiência relacionada ao setor, enriqueceram a discussão da temática na cidade e região.

O evento contou com o recurso de Áudio descrição, importantíssimo para deficientes visuais e que pela primeira vez foi utilizado em Limeira.

O encerramento trouxe dois números de dança com grupos formados na Associação de Reabilitação Infantil de Limeira (Aril). Os dançarinos protagonizaram um show de qualidade e, depois, interagiram com o público, fazendo do encerramento uma grande festa-baile.

Os organizadores ficaram satisfeitos com o resultado do seminário e já projetam novidades e um público ainda maior para a terceira edição. O apresentador do evento foi Sérgio Moreira, do Sistema Mix de Rádio e Televisão.

Além de empresas e profissionais de vários segmentos, participaram do evento dirigentes dos Sincomerciários de Araras, Botucatu, Fernandópolis, Itu, Limeira, Piracicaba, Registro, Rio Claro, São Paulo, Sinprafarma de Americana; vereador José Roberto Bernardo; secretário municipal de Esportes de Limeira, José Luiz Rodrigues; Sindicato dos Empregados no Comércio de Osasco/SP e Bento Gonçalves/RS; e Sintijob, filiado à União Sindical de Limeira.

Fonte: Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo

Mais sobre audiodescrição
Como parte da programação da Semana Inclusiva, o CineSesc oferece oficinas sobre acessibilidade em espaços
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na


Mais sobre audiodescrição
Como parte da programação da Semana Inclusiva, o CineSesc oferece oficinas sobre acessibilidade em espaços
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na