Festival Aldeia Yapoatan terá audiodescrição e Libras nos dias 14 e 20

Diversas linguagens artísticas convergirão na segunda edição da Aldeia Yapoatan – Mostra de Artes em Jaboatão dos Guararapes. O evento, realizado pelo Sesc Piedade,acontecerá entre os dias 13 e 22 de setembro.

O projeto conta com apresentações e oficinas de teatro, dança, música, cinema, literatura, circo e artesanato. A abertura acontece nesta sexta-feira (13), a partir das 16h, com um cortejo pelas ruas de Jaboatão Centro, partindo da Igreja de Santo Amaro em direção à Praça Nossa Senhora do Rosário, onde estará o Polo Teatro Sesc.

Em treze polos distribuídos pela cidade, cerca de 60 grupos serão envolvidos em 10 dias de festa ininterruptos.

A programação conta com espetáculos locais, nacionais, grupos de música, circo, cultura popular, e um encontro entre rainhas do Maracatu. A proposta abrangerá ainda as escolas públicas da região, levando para dentro delas cursos, oficinas e apresentações artísticas, nas mais variadas linguagens. Alguns espetáculos contarão com recursos de acessibilidade comunicacional para os expectadores com deficiência auditiva ou visual.

Toda a programação é gratuita, exceto os espetáculos que acontecem no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu) que terá ingressos a preços populares de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Ela pode ser conferida no site www.sescpe.com.br/aldeiayapoatan.

A VouVer Acessibilidade é a empresa responsável pela equipe de acessibilidade comunicacional do Festival promovido pelo SESC Piedade que contará com os recursos da audiodescrição e da interpretação na lingua de sinais nos espetáculos programados para os dias 14 e 20 de setembro.

Será disponibilizado transporte para pessoas com deficiência. Para agendamento entre em contato pelos telefones:

(81)98150285 – Marcella Malheiros

(81)96169216 – Andreza Nóbrega.

Espetáculo do dia 14/09.

As 4 chaves – Teatro Ventoforte (SP)

Horário: 15h

Classificação: Livre

Local: SESC Piedade (PE)

Sinopse: Uma aventura poética que assume características de uma brincadeira de rua envolvendo grandes figuras com cerca de 2,1 metros de altura e a realização de desejos e sentimentos. Cada figura realiza um desejo atendido pelos atores e pelo público, criando objetos e transformando o espetáculo numa festa, até o momento em que os desejos são roubados e trancados em um baú com quatro chaves que são escondidas. Neste momento, se inicia uma viagem mágica em busca das chaves, vasculhando-se o centro da terra, a fronteira da noite e do dia, o fundo do mar e as nuvens do céu, até as chaves serem encontradas.

Espetáculo do dia 20/09

O menino da Gaiola (PE)

Horário: 15h

Local: Espaço Criança Esperança -Jaboatão dos Guararapes (PE)

O espetáculo vai lançar questões importantes a crianças e adultos a partir de algo bem simples: a possibilidade do sonhar. "Você tem algum sonho preso?". Esta é a pergunta mais frequente de Vito, um garoto de nove anos que, inspirado pelo tio, um criador de pássaros, resolve sair numa jornada pelo mundo portando apenas uma gaiola. Mas não quer prender passarinhos e, sim, anotar em papel os sonhos de cada pessoa para depois fazê-los voar, voar, voar…

Equipe VouVer Acessibilidade

Audiodescrição: Andreza Nóbrega e Silvia Celeste

Consultor: Milton Carvalho

Intérprete de libras: Irany Silva

Coordenação: Andreza Nóbrega

Fonte: VouVer Acessibilidade

Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma


Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma