Siga o exemplo do Ezequiel

Olá leitores do Blog da Audiodescrição!

Por sugestão deste mesmo blog resolvi entrar em contato com algumas distribuidoras de filmes para falar sobre este importante recurso de acessibilidade, pelo qual é possível expressar imagens em palavras.

Em contato com as principais distribuidoras de filmes do Brasil – Paramount, Fox, Warner e Europa Filmes – expliquei que o cinema é uma importante expressão do entretenimento e da cultura. Deixei bem claro que esta importante expressão da cultura e da arte deve ser acessível a todos os públicos, inclusive aos cegos, por meio da audiodescrição.

Cobrei a participação destas empresas no processo de inclusão social, para que o cinema seja levado de forma acessível a todas as pessoas. Sinalizei também a possibilidade de aumento de público, já que, quanto mais acessível é um produto, há chances reais de que o mercado cresça.

Enfim, tentei ser o mais claro possível, para que se invista neste nicho de mercado que as grandes multinacionais do cinema e da televisão tendem a ignorar. Isso pode mudar, só depende de nós participarmos com mais afinco no processo de inclusão!

Depois de uma semana, a primeira empresa a me contactar foi a distribuidora ParaMount Home Entertaimment Brazil. Agradeceram o meu contato, e disseram: "São seus comentários, sugestões e elogios que nos movem em busca do melhor para você. Nossa proposta é oferecer a maior variedade e a melhor qualidade em tudo que se refere ao entretenimento.".

Prometeram estudar a possibilidade de criar o recurso acima mencionado: "Com referência às suas sugestões, informamos que as mesmas já foram encaminhadas às áreas responsáveis para o devido estudo.". E finalizaram dizendo que "É sempre um prazer conhecermos as opiniões e sugestões de nossos clientes.".

Mostraram-se interessados no assunto, mas até que ponto isto será levado a frente? Não sabemos. O que sabemos, com certeza, é que o recurso não existe. Mas ele pode ser real, como disse, só depende de nós batalharmos por mais igualdade nos meios de comunicação.

Para que estas palavras da assessoria da Paramount não caiam no esquecimento, tratei de publicá-las aqui no Blog da Audiodescrição.

Desde já, agradeço por lerem até aqui.

Ezequiel – @_Zeque

Nota do Blog:

Sim Ezequiel, só depende de nós. Se apenas um em cada cem cegos fizessem como você, sem dúvida já teríamos audiodescrição nos DVDs de todos os filmes lançados no Brasil, nacionais ou estrangeiros.

Mais sobre audiodescrição
A parceria firmada entre a área de Soluções em Acessibilidade da Fundação Dorina Nowil e
"O Tempo e o Vento" está disponível em DVD com audiodescrição do filme. Deficientes auditivos
Há duas possibilidades: um escuro preenchido de silêncios ou imagens. A escolha é feita por


Mais sobre audiodescrição
A parceria firmada entre a área de Soluções em Acessibilidade da Fundação Dorina Nowil e
"O Tempo e o Vento" está disponível em DVD com audiodescrição do filme. Deficientes auditivos
Há duas possibilidades: um escuro preenchido de silêncios ou imagens. A escolha é feita por