Vila das Artes tem programação especial

A Vila das Artes celebra cinco anos hoje e traz uma lista especial de atividades envolvendo diversas linguagens artísticas. "Toda a nossa programação foi construída muito em conjunto com os nossos alunos. Eles mesmos se prontificaram a realizar oficinas e exibições dos trabalhos". É o que nos conta Claudia Pires, diretora do equipamento da prefeitura municipal de Fortaleza.

A comemoração é aberta ao público e terá inicio às 9h com as oficinas de "Introdução à Criação de Roteiros em Audiodescrição de Filmes", "Cinema em Quadrinhos", "Caderno Artesanal", "Criação Literária", além do workshop "A Poética no Videoclipe". As formações acontecerão em diferentes espaços da escola, localizada no Centro.

No período da tarde, serão exibidos curtas-metragens seguidos de debate com os produtores. Os vídeos são de autoria dos alunos e ex-alunos da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes. Haverá também, a partir das 11h30min, aulas abertas de Dança Contemporânea e de Dança de Rua. As inscrições são gratuitas e serão feitas antes das aulas, de acordo com a ordem de chegada.

Para encerrar as atividades e unir a dança e o audiovisual, eixos formativos da escola, o evento contará com o show da banda Oco do Mundo, com intervenções de cinema ao vivo e apresentação de trechos de vídeo-dança.

Desafios

Equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura (Secultfor), a Vila das Artes tem como proposta oferecer formação, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão em artes. No entanto, existem alguns desafios a serem superados pela iniciativa.

Segundo Ana Glaucia, aluna da primeira turma da Escola Pública de Audiovisual e realizadora de um dos trabalhos que serão exibidos no evento, a proposta da Vila das Artes é inovadora devido às metodologias e à conexão que a escola estabelece com outros artistas, "o que precisa melhorar é o investimento da Prefeitura e do Governo para que o projeto possa ser sustentável e se desenvolver ainda mais".

Ernesto Gadelha, coordenador da Escola Pública de Dança, cita que o equipamento "precisa ter um marco legal efetivo que garanta esse espaço como um lugar de formação, assegurando-o como uma política da cidade e não somente como uma politica de governo".

Serviço

Aniversário da Vila das Artes

O quê: A programação inclui oficinas, aulas de dança, exibições e apresentação musical.
Onde: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro).
Quando: Hoje, 30 de setembro, a partir das 9h.
Quanto: Acesso gratuito.
Outras Informações: 3252.1444 / viladasartes.fortaleza.ce.gov.br.

Fonte: Jornal O Povo

Mais sobre audiodescrição
O dicionário Michaelis põe uma pá de cal na polêmica sobre a grafia de audiodescrição
Poesia com deficiência, de SÉRGIO CUMINO, pessoa com deficiência Com sorriso contemplativo O horizonte banha
O Futuro que Queremos: Trabalho Decente e Inclusão de Pessoas com Deficiência é uma série


Mais sobre audiodescrição
O dicionário Michaelis põe uma pá de cal na polêmica sobre a grafia de audiodescrição
Poesia com deficiência, de SÉRGIO CUMINO, pessoa com deficiência Com sorriso contemplativo O horizonte banha
O Futuro que Queremos: Trabalho Decente e Inclusão de Pessoas com Deficiência é uma série