Palácio do Planalto agora tem audiodescrição, esporadicamente

No dia 17 de setembro, recebi uma ligação DDD 61. Estranhei, mas atendi. Era a Carla, da Coordenação Geral da Secretaria de Relações Públicas da Presidência da República, com um convite muito especial: fazer a audiodescrição do filme Colegas na sessão Cine Planalto! Onde? Palácio do Planalto. Quando? Dia 20 de setembro! "Bóra"!

Saí cedinho de Porto Alegre direto pro Distrito Federal, cheguei às 9h15. A sessão era às 12 horas. Deu tempo pra testar o equipamento, conhecer o espaço e as pessoas. Fui super bem recebida pela Carla, a Antonieta e toda a equipe da Coordenação Geral da Secretaria de Relações Públicas do Palácio do Planalto. E fiquei mais feliz ainda lá pelas 11h, quando chegaram Marcelo Galvão, Marçal Souza, Ariel Goldenberg e Rita Pokk. Diretor, produtor executivo e atores do filme, respectivamente.

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, e dando continuidade ao lançamento do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Presidência da Republica, a sessão contou, além da audiodescrição, com interpretação de LIBRAS antes e depois do filme.

O público diversificado, somando mais de 200 pessoas, prestigiou o evento promovido para servidores e convidados. Pessoas com e sem deficiência, em sua maioria com deficiência visual, lotaram o Auditório da Presidência da República, no Anexo II do Palácio do Planalto,.

Narrei a audiodescrição de dentro de uma cabine no fundo da sala. O público retirou os mais de 30 fones oferecidos e poucos pareciam conhecer o recurso. A descrição dos personagens foi aberta, cara a cara com a plateia. Depois, enquanto o telão descia no palco, segui para a cabine.

Após a exibição do filme, que teve grande receptividade, um lanche foi servido na entrada, onde havia uma mostra de artistas locais, pessoas com deficiência. estavam expostos quadros a óleo, fotografias e um livro. E, logo após o intervalo, rolou um bate-papo com a equipe de Colegas e comigo.

O público elogiou direção, atuação dos atores e aplaudiu a audiodescrição. Falou-se sobre a importância do programa de inclusão do Governo Federalv e sua continuidade para que, paulatinamente, a acessibilidade seja inserida em todos os contextos.

A mediadora Lais Lopes, assessora especial da secretaria geral da Presidência, mencionou a necessidade de se respeitar e fazer cumprir os direitos das pessoas com deficiência principalmente em atividades desenvolvidas para a inclusão.

Entre as demais autoridades presentes, estavam a Diretora de Gestão Interna do Gabinete Adjunto de Gestão e Atendimento, Elisa Smaneoto, o coordenador de Educação Inclusiva na Secretaria de Educação do DF, Antônio Gomes Leitão, a Gerente Geral da Agência do Banco do Brasil do Palácio do Planalto, Mônica Andrasi, o representante do Governo Federal, Valdomiro Sousa, alunos e educadores do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais – CEEDV. O Cine Planalto é realizado pela COREP – Coordenação Geral de Relações Públicas da Secretaria Geral da Presidência da República.

Ah! E Colegas com acessibilidade chega finalmente às locadoras no final deste ano. Mas isso é assunto pra outra postagem.

A próxima exibição acessível do filme é em São Paulo, hoje, 2 de outubro, durante a Semana Senac de Inclusão e Diversidade. Até logo mais, colegas!

por Marcia Caspary

Nota do Blog:

Parabéns Marcia, parabéns Tagarellas. Vocês colocaram a audiodescrição no Palácio do Planalto! Pena que a "presidenta" não estava lá, né! rs

Fonte: Tagarellas Audiodescrição

Mais sobre audiodescrição
Com o objetivo de acompanhar a implementação e validar as tecnologias de provimento dos recursos
A poucos dias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, quando o Brasil espera receber
O Conselho Diretor da Anatel aprovou hoje um Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de


Mais sobre audiodescrição
Com o objetivo de acompanhar a implementação e validar as tecnologias de provimento dos recursos
A poucos dias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, quando o Brasil espera receber
O Conselho Diretor da Anatel aprovou hoje um Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de