É tempo de pensar a inclusão! Diante do desejo de construir uma sociedade que possibilite a participação ativa e empoderada de todos, nos mais diversos espaços coletivos, faz-se necessário pensar estratégias e recursos facilitadores para transposição de barreiras, é necessário pensar e proporcionar a acessibilidade.
Sendo assim, a VouVer Acessibilidade, coordenada por Andreza Nóbrega, arte/educadora, atriz e produtora, preparou uma programação especial para o "Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco" no dia 03 de dezembro, data na qual se comemora a luta internacional da pessoa com deficiência.
Quando? 03/12: (mesa-redonda e palestras)
Horário? 9h às 13h e 14h às 17h.
Onde? Auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco (CAPE) Endereço: Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife (ao lado do marco zero)
Convidados confirmados: Maxwell Vignoli (Promotor do MMPE), Vera Lucia Santiago (UFCE), Leticia Schwartz (Mil Palavras/RS), Gabriel Schmitt (Mil Palavras/RS), Anderson Tavares (Projeto Viver Sem Limites/Governo Federal); Andreza Nóbrega (VouVer Acessibilidade), José Manoel (Gerente de Cultura do SESC/PE), Roberto Cabral (MPPE), Milton Carvalho (UNICAP).
Temas:
-
Acessibilidade comunicacional: direito à arte, à cultura e à informação.
-
Tecnologias Assistivas
-
Libras e/ou legendagem: eis a questão.
-
Em estúdio: aspectos técnicos da audiodescrição gravada
-
Aspectos técnicos da audiodescrição: problema de formação ou escolha tradutória?
-
Audiodescrição nos produtos audiovisuais (teatro, dança, cinema, circo, ópera, publicidade): desafios e possibilidades.
O evento tem o apoio do SESC Pernambuco e conta com a parceria da TV Universitária, Cabra Quente Produções, FUNDARPE, Mil Palavras dentre outros amigos e colaboradores.
Garanta já sua vaga para o dia 03 de dezembro, inscrição gratuita.
Ainda como parte da programação será ofertado o curso Audiodescrição para produtos culturais, ministrado por Leticia Schwartz (Mil Palavras/RS).
CURSO: Audiodescrição para produtos culturais
Ministrante: Leticia Schwartz (Mil Palavras/RS)
Realização/produção: Andreza Nóbrega (VouVer Acessibilidade/PE)
PERÍODO: 02 a 07 de dezembro de 2013
DIAS DA SEMANA: Segunda a sexta (18h às 22h) sábado (8h às 13h) (14h às 19h)
CARGA HORÁRIA: 30 horas/aula
INVESTIMENTO: 400,00
LOCAL: TV Universitária
Endereço: Av. Norte, 68, Santo Amaro. Recife – PE – CEP: 50040-200.
Apresentação
O curso abordará a questão da inclusão cultural de pessoas com deficiência visual através da audiodescrição. Audiodescrição é a tradução em palavras de toda e qualquer imagem necessária à compreensão do conteúdo audiovisual por parte de pessoas que estejam definitiva ou temporariamente impossibilitadas de ver.
METODOLOGIA:
A proposta é estruturada sobre quatro eixos, desenvolvidos de maneira simultânea:
– SENSIBILIZAÇÃO OU RECONHECIMENTO DO PÚBLICO: É impossível elaborar uma audiodescrição de qualidade sem conhecer profundamente o público a que ela é destinada. Nesse sentido, é preciso buscar informações acerca da definição de cegueira e baixa visão, causas da cegueira, abordagem e convívio com pessoas com deficiência visual, opções de cultura e entretenimento e tecnologias assistivas que promovem a autonomia da pessoa com deficiência. Essas informações costumam ser relacionadas a algumas vivências de experimentação do "não ver", como um passeio com os olhos vendados e a audição de um filme sem audiodescrição.
– ESTUDO DE DIRETRIZES: Análise de conceitos teóricos acerca da produção de audiodescrição, além da exibição comentada de filmes com audiodescrição.
– ATIVIDADES PRÁTICAS: Experiências em roteirização e narração de audiodescrição. São atividades fundamentais na formação de um profissional, pois a sensibilidade do audiodescritor e sua capacidade de fazer escolhas apropriadas não podem ser transmitidas teoricamente por um professor, mas devem ser desenvolvidas individualmente através da prática. As atividades práticas visam também estimular a troca de ideias e favorecer a recepção de feedback.
A ministrante, Letícia Schwartz, é audiodescritora e sócia da empresa Mil Palavras Acessibilidade Cultural sediada em Porto Alegre.
INSCRIÇÕES:
VAGAS LIMITADAS: 10 participantes
INVESTIMENTO: 400,00
Etapas para inscrição:
-
Preencher formulário de inscrição.
-
Efetuar pagamento através de transferência bancária ou depósito identificado.
Depósito ou transferência bancária para:
VouVer Produções LTDA ME
CNPJ: 15.272.943/001-40
Banco Santander
AG: 4154
C/C 130021306
-
Encaminhar comprovante de pagamento para [email protected]
As inscrições podem ser realizadas até o dia 20/11/2013, até atingir o número máximo de inscritos.
Maiores informações:
Andreza Nóbrega (81)96169216
[email protected]
Fonte: VouVer Acessibilidade