Exposição, palestra e curso na UFRN abordam o tema audiodescrição

A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), em parceria com a Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE), Departamento de Ciência da Informação (DECIN), Escola de Música (EMUFRN) e Secretaria de Ensino a Distância (SEDIS) realizarão no período de 22 de novembro a 06 de dezembro, Evento que tem como objetivo principal ampliar as discussões em torno do tema "Biblioteca Acessível" para aprofundar e socializar conhecimentos que venham contribuir para formação e mudanças atitudinais das equipes atuantes nas bibliotecas da UFRN.

Entre os objetivos do evento estão a divulgação dos serviços e tecnologias assistivas disponibilizadas pelo Laboratório de Acessibilidade da BCZM, e o fortalecimento das discursões sobre a importância e direito à informação acessível no âmbito das bibliotecas.

Para tanto, convidam para a programação que constará da exposição "Por dentro da informação acessível", instalada no piso da coleção de referência. A mostra, com equipamentos e acessórios utilizados para facilitar o acesso aos textos, estará disponível para visitação no mesmo período.

Dentro da programação, dia 29 de novembro haverá mesas redondas: "Laboratório de Acessibilidade: produtos e serviços" e "BCZM: diálogo inclusivo com seus usuários", que serão realizadas na Videoteca II (Anexo da BCZM) das 14h30 às 17h30.

Ainda no dia 29, às 19 horas, a pedagoga baiana Patrícia Silva de Jesus proferirá a palestra "Pela luz dos olhos teus: a escrita e as imagens quando falta a visão". A palestrante é especialista em educação inclusiva, Consultora da UNESCO no projeto Livro Acessível, Profa. de tecnologias e educação, consultora de tecnologia assistiva, atuante na alfabetização de pessoas cegas, áudio descrição e educação, livros falados, editoração de livros acessíveis em formato Braille e em formato Daisy. Realiza trabalhos para diversas editoras e para o MEC.

Em âmbito interno acontecerá durante o dia 30 o Minicurso "Produção editorial acessível" que será oferecido para os servidores e docentes. Inscrições através do endereço: http://eventobczmacessivel.blogspot.ca/. Maiores informações através dos e-mails: [email protected] e [email protected] ou pelo telefone 3342-2525.

Fonte: SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas



Mais sobre audiodescrição