Princípios de acessibilidade audiovisual no cinema

O Real Patronato sobre Discapacidad publica, com a colaboração do Centro Español del Subtitulado y la Audiodescripción (CESyA), este trabalho intitulado Princípios de acessibilidade audiovisual no cinema.

Meia-entrada não resolve o problema, audiodescrição sim

A nova lei da meia-entrada, publicada dia 27 no Diário Oficial da União, foi recebida em tom mais moderado por alguns beneficiados. As novas regras incluem agora, por exemplo, jovens de 15 a 29 anos com renda familiar mensal de até dois salários mínimos e ainda pessoas com deficiência entre os que podem pagar a metade do valor cobrado pelo ingresso de eventos culturais e esportivos.

Governo concede mais benesses para os radiodifusores, sem exigência de contrapartida social

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) anunciou na última quarta-feira, 18, novas linhas de incentivo do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para produções de televisão. As chamadas públicas são para as modalidades Suporte Automático – módulo produção; e Suporte Seletivo – PRODAV 1 e PRODAV 2, nas linhas para produções de conteúdo. O montante total de investimento chega a R$ 100 milhões. Tudo isso, sem nenhuma exigência de contrapartida social!

Presente de Natal para as crianças

"O Natal da Turma da Mônica" é um desenho já bem antigo, mas que apaixona crianças e adultos. Para vocês, crianças com deficiência visual e outras deficiências,deixamos aqui nosso presente de Natal audiodescrito, é claro, com um beijo e nossos votos de um "Feliz Natal" do Blog da Audiodescrição!

Supremo impõe novo retrocesso para a audiodescrição no Brasil

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar requerida pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) para suspender decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e portaria do Ministério das Comunicações que determinavam o cumprimento imediato do cronograma original de implantação do recurso de audiodescrição na programação das emissoras de TV. A decisão foi tomada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 309.

Nas lojas: O Tempo e o Vento, em DVD com audiodescrição

"O Tempo e o Vento" está disponível em DVD com audiodescrição do filme. Deficientes auditivos e visuais também terão acesso à obra cinematográfica de Jayme Monjardim, baseado no livro "O Continente" do escritor Erico Veríssimo.

Linha turística Recife / Olinda prevê recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência

A partir de abril de 2014, passará a funcionar na Região Metropolitana do Recife uma nova linha de ônibus para turistas. Partindo do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, a linha "Recife/Olinda Tour" irá circular pelos principais pontos turísticos da RMR. O itinerário de 43,8 quilômetros irá custar R$ 4 milhões a serem financiados pela iniciativa privada. O projeto está engatilhado pela parceria entre Governo do Estado, Prefeituras do Recife e Olinda. Resta saber qual empresa arcará com os custos do empreendimento.