Software reconhece e descreve imagens para cegos

Com o objetivo de promover o acesso de pessoas com deficiência visual a imagens disponibilizadas em computadores, o professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) José Monserrat Neto está trabalhando no projeto de um software que descreve imagens em áudio – o AudioImagem. Ele é um dos integrantes do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Lavras (NAUFLA).

Via Legal: direito à audiodescrição virou caso de justiça

Há pelo menos oito anos, o Brasil espera o cumprimento de uma norma que significa acessibilidade e cidadania. Por lei, as emissoras de TV deveriam ter incluído, de forma gradativa, o recurso da audiodescrição na programação. O Via Legal dessa semana destaca o assunto que virou caso de Justiça. Viviane Rosa explica que o Ministério das Comunicações foi denunciado por não exigir o respeito à regra e ainda prorrogar de forma reiterada os prazos para a implantação da medida criada para garantir mais autonomia aos deficientes visuais.

Professores da pós-graduação em audiodescrição se reunem em Juíz de Fora

Foi encerrada hoje, no Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância, no campus da UFJF a reunião com todos os professores que ministrarão disciplinas no curso de Especialização em Audiodescrição, que terá início em março. Inédito no país, o curso será promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

debate Acessibilidade nas Comunicações entre Direitos Humanos e Anatel

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deram um passo significativo para a criação do projeto do Regulamento Geral de Acessibilidade nas Telecomunicações, nessa quarta-feira (12), em Brasília (DF). O debate e Ciclo de Palestras sobre Acessibilidade, realizado em parceria pelos dois órgãos na sede da Anatel, capacitou e sensibilizou os servidores da agência para a missão de compilar em um regulamento único todos os artigos e dispositivos legais existentes em telecomunicações no âmbito da acessibilidade que se encontram dispersos na legislação brasileira.

Luiza Cáspary fala sobre seus projetos

Em entrevista ao site Kboing, a cantora Luiza Caspary fala sobre seus primeiros contatos com a música, sua canção favorita, seu projeto de audiodescrição voltado para pessoas com deficiência visual e a música "O Caminho Certo&quuot; que integra a trilha sonora de "Insônia – O Filme", com Lara Rodrigues e Luana Piovani no elenco, que estreia na sexta-feira, dia 14.

VerOuvindo: Mostra Competitiva de Audiodescrição

Estão abertas as inscrições para participar da mostra competitiva de audiodescrição do VerOuvindo, o primeiro festival de filmes com audiodescrição do Recife. Todos os filmes, de longa e de curta metragens, terão acessibilidade para as pessoas com deficiência visual.

Maravilhas: Exposição Sensorial de Simone Kestelman

"Maravilhas" é composta por esculturas em vidro inspiradas nos mais belos pontos turísticos brasileiros. Toque, texturas, imaginação e sensações são elementos que transportam o espectador para uma dimensão em que se pode tocar o intocável.

O Som das Cores: inédito no teatro infantil de Minas

A partir do poema “O Cego” do checo Rainer Maria Rilke e do livro “O Som das Cores” do taiwanês Jimmy Liao, além das influências de várias fantasias cinematográficas, o espetáculo "O Som das Cores" traz a história de Lúcia, uma adolescente que perde a visão aos 15 anos e pensando que seu cachorro havia fugido com seus olhos, sai em busca dele. No subterrâneo das estações do Metrô e fora delas enfrenta perigos, derrota inimigos, e a tentativa de recuperar sua visão se transforma na maior aventura de sua vida. Através de uma trama inspirada em filmes de aventura somada a uma trilha composta pela banda “Graveola e o Lixo Polifônico”, o espetáculo conta, de maneira fantasiosa, as aventuras e desventuras da personagem e sua busca por algo provavelmente impossível: recuperar sua visão.

Assim Vivemos 2014: agora em Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília recebe entre os dias 5 e 16 de fevereiro o “Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência”. O evento reúne 26 produções cinematográficas de 17 países, abordando o tema da inclusão social. A programação pode ser conferida de quarta a domingo, sempre a partir das 14h. A entrada é franca, mas é preciso retirar os ingressos para a sessão de interesse com uma hora de antecedência.