Mostra Marco Camarotti de Teatro para Infância e Juventude: 4ª edição

A Mostra Marco Camarotti de Teatro para a Infância e Juventude propõe mais uma vez em sua 4ª edição, a celebração do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, 20 de março, através de um recorte na produção de teatro para crianças de Pernambuco de 2013, além disso, esse ano também fazemos uma homenagem aos Palhaços atuantes na cena teatral do Recife.

Paixão de Cristo de Gravataí retorna com recursos de acessibilidade

Quem passa pelo estádio Aldeião, em Gravataí (RS), aos finais de semana, já pode notar uma intensa movimentação. Não! Não se trata de mais um ensaio do CTG Aldeia dos Anjos. São produtores, atores, técnicos e diretores da Cia de Atores Independentes, responsável pela realização do espetáculo teatral Paixão de Cristo, em parceria com a Fundarc e Prefeitura Municipal de Gravataí. A intensa rotina de ensaios começou em fevereiro, logo após a assinatura do contrato de patrocínio com a Concepa, que se aliou ao projeto valendo-se dos benefícios da Lei Rouanet.

Formação em acessibilidade para gestores da área cultural

O projeto “Perspectivas em Movimento: a Reinvenção da Diferença”, em parceria com a Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), realiza formação em acessibilidade para agentes, gestores e produtores culturais, entre os dias 01 a 03 de abril.

Festival Melhores Filmes – edição 2014 – está ainda mais imperdível

O SESC-São Paulo dá início no dia 2 de abril ao tradicional Festival SESC Melhores Filmes, no CineSesc, com a cerimônia de abertura da 40ª edição do evento. Nessa noite, serão entregues os prêmios aos vencedores nas categorias de melhor filme, documentário, ator, atriz, direção, roteiro e fotografia para os filmes brasileiros e melhor filme, direção, ator e atriz para os filmes estrangeiros, eleitos por crítica e público entre os filmes que chegaram aos cinemas paulistanos ao longo do ano de 2013.

Rio de Janeiro: acessibilidade no Dia Mundial do Teatro

Neste 27 de março comemora-se o Dia Mundial do Teatro. Para celebrar, o Rio Show fez um roteiro de espetáculos ou eventos que permitem que todos os pequenos, sem restrições, possam se divertir. A peça "A aventura de Pedro" no Teatro Municipal do Jockey mostra como se pode fazer a diferença com pequenas mudanças nos equipamentos, facilitando o acesso a cadeirantes e oferecendo visitas guiadas para pessoas com baixa visão (antes da peça), intérpretes de libras (linguagem de sinais) e legendas eletrônicas.

Festival VerOuvindo: em abril, no Recife

O VerOvindo é o primeiro festival de filmes com audiodescrição, tradução de imagem, do Recife. Todos os filmes, de longa e de curta metragens, terão acessibilidade para as pessoas com deficiência visual. Nesse primeiro ano, são quatro dias com exibições na Sala do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, Recife. De 4 a 7 de abril, às 14h, com entrada gratuita. No dia 4, acontecerá a primeira mostra competitiva de audiodescrição do Brasil, com júri popular. Haverá cédulas de votação em Braille para que as pessoas com deficiência visual possam votar. O programa do festival também estará em Braille.

Iniciado treinamento de audiodescritores para a copa FIFA 2014

"Para que um deficiente visual tenha a experiência completa em um estádio de futebol, ele precisa entender o que acontece no gramado e ao seu redor". Foi com essas palavras de Joyce Cook, diretora geral do Centro de Acesso ao Futebol na Europa (Centre for Access to Football in Europe – CAFE), que a Copa do Mundo da FIFA 2014 deu o pontapé inicial na parte prática de um projeto inovador no Brasil.

Vila Sésamo terá audiodescrição e libras

A TV Cultura e a Sesame Workshop, responsável pela criação e coprodução da série Vila Sésamo, se uniram para a realização do Projeto Incluir Brincando, que será lançado no dia 17 de março (segunda-feira) numa campanha transmídia, que inclui a TV Cultura, a TV Rá Tim Bum! e o portal cmais.com.br.

A história do Festival Melhores Filmes do CineSesc

Chegamos a 40ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes. Os 366 lançamentos nacionais e estrangeiros de 2013 estão na disputa pelos prêmios em 2014. O mais antigo festival de cinema da cidade de São Paulo, criado em 1974, oferece a oportunidade ao público de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior ao evento, a preços populares.