Formação em acessibilidade para gestores da área cultural

O projeto “Perspectivas em Movimento: a Reinvenção da Diferença”, em parceria com a Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), realiza formação em acessibilidade para agentes, gestores e produtores culturais, entre os dias 01 a 03 de abril.

A programação faz parte do Encontro de Gestores da Secult e busca contemplar todas as dimensões da acessibilidade, totalizando uma carga horária de 20 horas. Os Encontros Acessíveis são formações que têm a finalidade de disseminar princípios de acessibilidade entre gestores e agentes culturais indicados pela secretaria, a fim de provocar a criação de estratégias que resultem na participação e no acesso aos bens culturais de pessoas com deficiência.

A relevância do projeto está na promoção e circulação das produções culturais nos diversos municípios do estado e requer dos gestores da cultura o conhecimento não apenas da legislação, mas o empenho em prover condições para acessibilidade plena, de acordo com o que já prevê a Lei 10.098 de 2000 que estabelece normas e critérios básicos para a promoção de acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O encontro permitirá que produtores e agentes culturais tenham a oportunidade de vivenciar as seis dimensões da acessibilidade possibilitando na prática, a experimentação de barreiras encontradas por pessoas com deficiência.

Fisioterapeuta, psicólogo, arquiteto, profissional de libras e de áudio-descrição, além de pessoas com deficiência utilizarão em suas metodologias formativas instrumentos e vivências que desenvolvam a compreensão da acessibilidade que impliquem na aplicação das dimensões, nos projetos e ações culturais desenvolvidas.

PROGRAMAÇÃO:

01/04 – das 8h00 às 12h: Abertura dos trabalhos

Coreografia Beatriz – Ninfa Cunha e Deo Carvalho – Coordenadora Executiva do Perspectivas em Movimento e Produtor Cultural – dançarinos

Palestra A Reinvenção da Diferença – Ana Rita Ferraz – Doutora em Educação e contemporaneidade e coordenadora educacional do projeto Perspectivas em Movimento.

Panorama Artístico Cultural da pessoa com deficiência na capital da Bahia: Nada sobre nós, sem nós – Ninfa Cunha – Comunicóloga Produtora Cultural

Legislação no Campo Cultural – Antônio Pereira – Estudante de Direito.

02/04 – das 08h às 12h

Acessibilidade em Cena: Islândia Costa- Arquiteta e Fernanda Cunha- Fisioterapeuta.

02/04 – das 14h às 18h

Comunicando no Silêncio – Cíntia de Jesus dos Santos – Pedagoga, especialista em libras.

03/04 – das 14h às 18h

Um outro olhar… – Iracema Vilaronga – Mestre em Educação e Contemporaneidade, Consultora em Audiodescrição e Audiodescritora.

SERVIÇO

Perspectivas em Movimento em parceria com a SECULT realiza formação em acessibilidade para agentes, gestores e produtores culturais.
Público: Apenas para agentes, gestores e produtores culturais indicados pela SECULT e pelo Perspectivas em Movimento.
De 01 a 03 de Abril de 2014.
Abertura: Sala principal do Espaço Xisto (Dia 01/04-Manhã)
Formações: Cine Teatro Solar Boa Vista (Dia 02/04 e 03/04- Manhã e Tarde)

Mais sobre audiodescrição
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecem cursos
O Itaú Cultural promove em dezembro a segunda edição do "Entre Arte e Acesso", evento
Objetivos: o curso de audiodescrição Da Imagem Estática a Palavra Falada tem por objetivo fornecer


Mais sobre audiodescrição
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecem cursos
O Itaú Cultural promove em dezembro a segunda edição do "Entre Arte e Acesso", evento
Objetivos: o curso de audiodescrição Da Imagem Estática a Palavra Falada tem por objetivo fornecer