Mostra Marco Camarotti de Teatro para Infância e Juventude: 4ª edição

A Mostra Marco Camarotti de Teatro para a Infância e Juventude propõe mais uma vez em sua 4ª edição, a celebração do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, 20 de março, através de um recorte na produção de teatro para crianças de Pernambuco de 2013, além disso, esse ano também fazemos uma homenagem aos Palhaços atuantes na cena teatral do Recife.

Promovida pelo Sesc Santo Amaro, a IV Mostra Marco Camarotti de Teatro para Infância e Juventude, consolida as ações de acessibilidade comunicacional na programação. Esse ano, quatro espetáculos da atração terão recursos de audiodescrição e libras: "Quem Tem Tem Medo" (26/03), "O Circo de Lampezão e Maria Botina" (03/04), "Le Petit Grandezas do Ser" (05/04) e "Salada Mista" (13/04).

A equipe de intérpretes e audiodescritores são colaboradores da Vouver Acessibilidade que também coordena essa ação.

Vale lembrar que o teatro do Sesc Santo Amaro é uma homenagem a Marco Camarotti, idealizador do Projeto pioneiro Pátio da Fantasia, que desde a década de 80 já havia lançado o olhar sobre a arte e a pessoa com deficiência numa perspectiva inclusivista.

Na empreitada de mobilizar os usuários de acessibilidade comunicacional, disponibilizamos um veículo para buscar o público, quando em grupos pré agendados, para assistirem aos espetáculos selecionados nos respectivos dias.

Programação com recursos de acessibilidade:

  • Quem Tem, Tem Medo – 26/03 – 15h

    O espetáculo teatral Quem Tem, Tem Medo! É uma releitura do clássico original dos irmãos Grimm, Capuchinho Vermelho – Chapeuzinho Vermelho. Uma produção Luso-Brasileira, dos grupos Entretanto Teatro, de Valongo e Remo Produções Artísticas do Recife –PE. Três autores em cena interpretam através do canto e da dança a história da Chapeuzinho Vermelho.

    Mediação: Rodrigo Cunha

    Ficha Técnica

    Realização: Remo Produções Artísticas (BR) e ENTREtanto Teatro (PT), Concepção e Direção: Junior Sampaio, Trilha sonora (se original): Sérgio Campelo e Ricardo Dias, Execução de Sonoplastia: Elias Vilar,Coreografias: Maria Paula Costa Rego (aulas de danças tradicionais brasileiras) e Pedro Barão ( aulas de danças tradicionais portuguesas), Plano de luz: Roberto Carlos e Tiago Catarino, Cenários: Volta da Cor (PT), Adereços:Volta da Cor (PT) Figurinos e Maquiagem: João Denys (BR), Elenco: Augusto Mendonça, Pascoal Filizola e Sandra Rino, Contra-regras: Fernando Alcântara e Junior Brow, Produção Executiva:Elias Vilar, Assistente de Produção:Carlos Lira.

  • O Circo de Lampezão e Maria Botina – 03/04 – 10h

    Cavaco e Nina contam a história de um casal anônimo que viveu no sertão: Maria Botina, que sonha em ser levada por um cangaceiro; e Lampezão, que finge ser valente para impressioná-la. Em meio a muitas trapalhadas nessa conquista, os dois tocam música ao vivo, fazem malabarismo com baldes, mágicas, número de chicotes, entre outras habilidades circenses.

    Mediação: Samuel Bennaton

    FICHA TÉCNICA

    Direção: Ésio Magalhães, Elenco: Anderson Machado e Giulia Cooper, Máscaras- Criação: Ésio Magalhães, Máscaras- Confecção: Anderson Machado, Roteiro: Ésio Magalhães, Figurino: Fabiana Pirro, Cenografia: Anderson Machado/ Fabiana Pirro, Fotos: Marília Chalegre.

  • Le Petit, Grandezas do Ser – 05/04 – 16h

    Terceiro trabalho da Companhia Circo Godot de Teatro, Le Petit Grandezas do Ser parte das relações de amizade descritas por Antoine de Saint-Exupéry para apresentar um universo fabular em que a fidelidade a um amigo doente e o medo da solidão são os princípios dramatúrgicos para ações que fundam uma narrativa lúdica e poética. Lançando mão de de gags, brincadeiras, malabares, equilibrismos e acrobacias Le Petit Grandezas do Ser é um lírico e engraçado germinador de reflexões, para adultos e crianças sobre viver, morrer e aprender a ser verdadeiramente companheiro do outro.

    Mediação: Galiana Brasil

    Ficha Técnica

    Elenco: Damiano Massaccesi, Manipulação de Objetos : Andrêzza Alves, Flávia Fernanda, Rafaela Fagundes, Encenação: Quiercles Santana, Assistência de Direção: Andrêzza Alves, Roteiro: Companhia Circo Godot, Dramaturgismo: Ana Paula Sá, Iluminação: Luciana Raposo, Direção Musical e Trilha Original: Kleber Santana, Pesquisa Musical: Kleber Santana e Companhia Circo Godot, Operação de Som: Quiercles Santana, Operação de luz: Luciana Raposo e Rodrigo Oliveira. Direção de Arte: Companhia Circo Godot, Confecção de Figurino: Faustina Romani, Maria Lima, Confecção de Cenário: Gustavo Araújo, Luiz Araújo, Sandro e Companhia Circo Godot, Assessoria e Confecção de Teatro de Sombras: Lillian Kellen, Confecção de Adereços: Companhia Circo Godot, Dante Leonel, Flávia Fernanda, Maria José Fagundes, Mariana Leal, Pedro Leonel e Rafaela Fagundes, Direção de Produção: Andrezza Alves, Assistência de Produção: Ana Paula Sá, Realização:Companhia Circo Godot de Teatro.

  • Salada Mista – 13/04 – 16h

    Salada Mista é uma divertida brincadeira de criança que mescla teatro, música e palhaçaria. Sete crianças recriam o clássico conto de fadas "Chapeuzinho vermelho", que vira uma telenovela ambientada na década de 60 e com músicas clássicas da Jovem Guarda. Entre um capítulo e outro o público se diverte com números de palhaços. Com música ao vivo o espetáculo fala de amor de uma forma lúdica e divertida, discutindo questões como: conquista, namoro, casamento, traição, separação e violência doméstica. O espetáculo é indicado para crianças a partir de 03 anos.

    Mediação: Ailma Andrade

    Ficha Técnica

    Dramaturgia e encenação: Alexsandro Silva, Atores – palhaços: Jerlane Silva, Flávio Santana, André Ramos, Arnaldo Rodrigues, Paula de Tássia e Douglas Duan, Direção de arte: Marcondes Lima, Direção Musical: Henrique Macedo, Sonoplastia ao vivo: Douglas Duan e Davison Wescley, Concepção de maquiagem: A Cia, Concepção e execução de iluminação: Cindy Fragoso, Confecção de cenário: Nenzinho, Confecção de figurino: Maria Lima, Cenotécnica: A Cia, Preparação corporal: Arnaldo Rodrigues, Preparação de atores-palhaços: Alexsandro Silva, Pesquisa: A Cia, Produtores: Alexsandro Silva e Arnaldo Rodrigues, Produção executiva: Arnaldo Rodrigues, Realização: Cia. 2 Em Cena de teatro, circo e dança.

Produção de audiodescrição : VouVer acessibilidade, Roteiro: LilianaTavares, Locução: Andreza Nóbrega e Liliana Tavares, Consultoria de audiodescrição: Milton Carvalho.

Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma


Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma