Audiodescrição é tema de oficina em formato de videoaulas na Anhanguera Educacional

Para apresentar o tema audiodescrição aos estudantes que participam de um projeto de iniciação científica voltado à área da inclusão, ao corpo docente e demais colaboradores e, com esta iniciativa, melhorar o atendimento aos estudantes com deficiência visual, a Anhanguera Educacional convidou o audiodescritor, professor universitário e empresário, Mauricio Santana, diretor da Iguale Comunicação de Acessibilidade, a compor o conteúdo do roteiro e ministrar videoaulas sobre o tema. A audiodescrição é um recurso acessível que traduz do visual para o verbal todo o conteúdo imagético contido em diferentes formas de comunicação visual e/ou audiovisual, sendo fundamental para que o público com deficiência visual compreenda com detalhes o conjunto da obra.

Ao todo foram produzidos cinco videoaulas que estão disponíveis em ambiente corporativo da Instituição Educacional. Neste espaço virtual, o público-alvo da instituição acessa o material que explica o conceito da audiodescrição, o seu desenvolvimento, a sua aplicabilidade, dentre outros pontos importantes, como, por exemplo, sugestões de exercícios práticos. A repercussão das videoaulas tem sido bastante positiva, com grande aceitação, conta Danubia Ferraz dos Santos, membro do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Anhanguera (NAIA), equipe responsável pelo Atendimento Educacional Especializado.

"Com essa e outras oficinas, que abordam diferentes temáticas na área da inclusão, buscamos melhorar e ampliar a cada dia o acesso e a permanência, com qualidade, dos estudantes com deficiência ao Ensino Superior. A receptividade à oficina de audiodescrição foi bastante positiva. Os participantes acreditam que ela contribuiu para a ampliação de seus conhecimentos e melhoria no auxílio ao estudante", completa Danúbia.

Para Santana, a Anhanguera Educacional é um exemplo de que as universidades estão entendendo, cada vez mais, a importância da aplicabilidade da audiodescrição tanto ao material didático, quanto na própria sala de aula por parte do professor, para a inclusão dos seus alunos com deficiência visual; para a formação dos seus demais alunos e também para a melhor compreensão do tema por parte de todos os agentes envolvidos na educação. O diretor da Iguale também acredita que este mesmo projeto mostra como as universidades podem tornar os seus materiais ainda acessíveis, fazendo adaptações de videoaulas com audiodescrição, legendas e interpretação em LIBRAS, principalmente ao material usado no ensino à distância.

Sobre a Iguale Comunicação de Acessibilidade

A Iguale Comunicação de Acessibilidade é a primeira empresa do Brasil criada exclusivamente para pensar e desenvolver soluções assistivas completas em comunicação para pessoas com algum tipo de deficiência. Criada em 2008, em São Paulo, pelo publicitário, professor universitário e empresário Mauricio Santana, a empresa é precursora do conceito de comunicação de acessibilidade do país. Entre os recursos que a empresa disponibiliza ao mercado estão: audiodescrição, legendas closed caption e open caption, LIBRAS, acessibilidade web e participação efetiva em muitos projetos com foco em acessibilidade.

Sobre a Anhanguera Educacional Participações S.A.

A Anhanguera Educacional Participações S.A é o maior grupo educacional da América Latina em número de alunos. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece ao jovem profissional conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, contribuindo com o projeto de vida dos alunos de crescimento e ascensão profissional. A instituição é líder no uso de novas tecnologias no setor educacional e está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação à distância, incluindo a Rede LFG, maior especialista na preparação e qualificação de profissionais para atuar com excelência no setor público. Reconhecida pelas melhores práticas de governança corporativa, ingressou na BM&FBovespa em março de 2007 e, atualmente, integra o Novo Mercado.

Para saber mais sobre este trabalho desenvolvido pela Iguale Comunicação de Acessibilidade para a Anhanguera Educacional contate:

Liliana Liberato

Assessora de Imprensa

Iguale Comunicação de Acessibilidade

imprensa@iguale.com.br

(11) 9 7999-2802

Mais sobre audiodescrição
Alunos do curso de Especialização em Audiodescrição, promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento
Nos últimos meses me dediquei exclusivamente aos cursos de formação de professores, tendo atuado, simultaneamente,
Os profissionais do setor de Produção de Material Didático do Cead/UFJF passam por constantes atualizações.


Mais sobre audiodescrição
Alunos do curso de Especialização em Audiodescrição, promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento
Nos últimos meses me dediquei exclusivamente aos cursos de formação de professores, tendo atuado, simultaneamente,
Os profissionais do setor de Produção de Material Didático do Cead/UFJF passam por constantes atualizações.