Confira a programação do Festival Melhores Filmes de 2013

Confira a programação do Festival Melhores Filmes de 2013:

  • A Bela que Dorme
    Eluana está em coma vegetativo há 17 anos. Entre polêmicas religiosas e morais, seu caso é levado ao parlamento, que pode decidir desligar os aparelhos que a mantêm viva. O caso de Eluana reflete na vida de diversos personagens. Um senador de esquerda, que sempre acreditou na morte digna para enfermos, sofre pressões do partido conservador pelo qual foi eleito. Sua filha, Maria, é uma militante católica que decide protestar em frente à clínica onde Eluana está hospitalizada. Lá, conhece Roberto, cujo irmão é feroz defensor da eutanásia. Uma mulher presa a aparelhos pede ao marido que acabe com seu sofrimento, mas o pedido chega aos ouvidos da filha. Ao mesmo tempo, uma mãe religiosa cuida da filha em coma, enquanto negligencia o resto da família.

    Dia 10/04/2014 às 14:30

    Dia 23/04/2014 às 17:00

  • A Caça
    Lucas trabalha em uma creche. Boa praça e amigo de todos, ele tenta reconstruir a vida após um divórcio complicado, no qual perdeu a guarda do filho. Tudo corre bem até que, um dia, a pequena Klara, de apenas cinco anos, diz à diretora da creche que Lucas lhe mostrou suas partes íntimas. Klara na verdade não tem noção do que está dizendo, apenas quer se vingar por se sentir rejeitada em uma paixão infantil que nutre por Lucas. A acusação logo faz com que ele seja afastado do trabalho e, mesmo sem que haja algum tipo de comprovação, seja perseguido pelos habitantes da cidade em que vive. Selecionado para a competição oficial do Festival de Cannes, onde ganhou o prêmio de melhor ator (Mikkelsen).

    Dia 05/04/2014 às 14:30

    Dia 10/04/2014 às 17:00

  • A Hora da Estrela
    Macabéa (Marcélia Cartaxo) é uma imigrante nordestina que vive em São Paulo. Trabalha como datilógrafa em uma pequena empresa e divide o quarto de uma pensão com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico (José Dumont), um metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória (Tamara Taxman), sua colega de trabalho, tem outros planos após se consultar com uma cartomante (Fernanda Montenegro). Baseado no livro homônimo de Clarice Lispector. Eleito Melhor Filme pela crítica em 1986.

    Dia 06/04/2014 às 19:00

    Dia 27/04/2014 às 17:00

  • A Parte dos Anjos
    Robbie escapa por pouco de uma sentença de prisão. Ele acaba de ter um filho com a namorada Leonie e promete que o futuro do primogênito será diferente da vida cheia de dificuldades que ele teve. Durante o serviço comunitário, ele conhece Rhino, Albert e Mo que, como ele, enfrentam dificuldades para encontrar emprego devido às suas fichas criminais. O que Robbie não imaginava é que sua paixão por uísque poderia se transformar em seu novo ganha pão, quando ele descobre um dom para a degustação que pode mudar sua vida e a de sua família para sempre. Vencedor do prêmio do júri no Festival de Cannes 2012.

    Dia 10/04/2014 às 19:00

    Dia 15/04/2014 às 17:00

  • Álbum de Família
    Depois de anos longe de casa, as irmãs Barbara, Ivy e Karen são obrigadas a voltar para cuidar de sua mãe, que está com câncer e viciada em medicamentos, após o desaparecimento do pai delas. O encontro provoca diversos conflitos e mostra que nenhum segredo estará protegido. Enquanto tenta lidar com a mãe, Barbara ainda terá que conviver com os problemas pessoais, como as relações complicadas com seu ex-marido e com a filha adolescente. As outras irmãs também têm seus problemas: Karen está se casando pela terceira vez e Ivy ainda vive com os pais, enquanto mantém um relacionamento escondido com o primo. Adaptação para o cinema da peça vencedora do prêmio Pulitzer, de Tracy Letts.

    Dia 07/04/2014 às 19:00

    Dia 15/04/2014 às 14:30

  • Além das Montanhas
    Alina acaba de voltar para a Romênia, depois de uma temporada na Alemanha. Ela chega a um convento no interior do país onde as freiras passam dificuldades e dedicam seu tempo a ajudar o padre da igreja local. Alina, porém, não chega para consagrar-se freira, mas sim para tirar de lá Voichita, a única pessoa que amou e que a amou de volta. Agora, no entanto, Voichita recebeu um chamado de Deus e entregou-se a religião. Sem rumo, Alina continuar a viver no convento e começa a apresentar cada vez mais um comportamento estranho, perturbando a rotina das freiras e, em especial, do padre. Vencedor dos prêmios de melhor roteiro e melhor atriz (Stratan e Flutur) no Festival de Cannes 2012.

    Dia 10/04/2014 às 21:30

    Dia 23/04/2014 às 14:30

  • Amor
    Anne e Georges, um casal de professores de música aposentados por volta dos 80 anos, vivem uma vida rotineira em Paris. Uma manhã, durante o café, Anne fica muda, em estado catatônico. Georges insiste em levá-la ao médico e ela acaba tendo de entrar em cirurgia para desbloquear a carótida. A operação, no entanto, dá errado e ela fica com o lado direito do corpo paralisado, tendo que se locomover em uma cadeira de rodas. Em uma conversa íntima, Anne diz que prefere não continuar a viver. Pouco depois, seu estado piora quando ela sofre um derrame. Georges continua a cuidar da esposa, agora confinada quase o tempo todo à cama, e tendo também de lidar com Eva, a filha do casal. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2012 e do Oscar de melhor filme estrangeiro.

    Dia 09/04/2014 às 19:00

    Dia 21/04/2014 às 21:30

  • As Canções
    Eduardo Coutinho convidou homens e mulheres comuns do Rio de Janeiro a cantarem as músicas que marcaram suas vidas e contarem as histórias que elas evocam. Ao relembrarem suas histórias de amores, paixões, sonhos e frustrações, os entrevistados cantam clássicos da Música Popular Brasileira. Depois de “Edifício Master” (2002) e “Jogo de Cena” (2007), Coutinho retorna ao formato do documentário costurado por depoimentos, dando todo o tempo necessário para que as memórias dos entrevistados venham à tona e as emoções aflorem. Eleito Melhor Documentário pela crítica em 2012.

    Dia 18/04/2014 às 19:00

  • Azul é a Cor Mais Quente
    Adèle é uma estudante do ensino médio que está começando a conhecer a si mesma como mulher. Ela namora homens, mas não encontra satisfação em sua companhia, e é rejeitada pelas amigas de quem se aproxima. Adèle sonha com algo mais. Até que conhece Emma, uma garota de espírito livre que os amigos de Adèle rejeitam devido a sua sexualidade. O relacionamento entre as duas cresce para além da amizade, e Emma é a única pessoa com quem Adèle se sente livre para se expressar abertamente. Juntas, elas enfrentam a aceitação social, sua sexualidade e veem o espectro emocional de seu relacionamento amadurecer. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. Baseado na graphic novel de Julie Maroh.

    Dia 05/04/2014 às 21:30

    Dia 11/04/2014 às 21:30

  • Blue Jasmine
    Após perder todo o dinheiro que tinha ao lado de seu marido, o investidor Hal, a socialite nova-iorquina Jasmine se vê obrigada a ir morar com sua irmã Ginger num pequeno apartamento em São Francisco. Diante da realidade muito mais modesta, regada a remédios tarja-preta e à beira de um colapso, tudo o que Jasmine deseja é sair da nova casa. Nesse tempo vivendo no subúrbio, ela conhece Dwight, um homem que pode lhe tirar dessa situação. No entanto, ela precisa descobrir um sentido para sua existência em meio à própria crise pessoal. Mas os fantasmas do passado não a deixarão em paz.

    Dia 03/04/2014 às 19:00

    Dia 12/04/2014 às 14:30

  • Branca de Neve
    Sevilha, Espanha, 1920. Carmen viveu toda a infância com sua avó, depois que sua mãe morreu durante o parto. Na época, Encarna, uma terrível enfermeira, seduziu seu pai e casou-se com ele. Mas no dia em que Carmen faz a primeira comunhão, sua avó morre e ela tem que ir morar com sua madrasta. Encarna, no entanto, a faz sofrer uma série de abusos. Cansada de ser reprimida, a jovem resolve fugir de casa para viver aventuras como toureira. Mas Encarna manda que Genaro, seu motorista e amante, acabe com ela. Carmen escapa viva do ataque, mas perde a memória. É quando recebe a ajuda de sete anões toureiros, que decidem protegê-la a todo custo. Versão adulta da clássica história infantil dos irmãos Grimm, o filme foi o grande vencedor dos prêmios Goya 2013, com 10 troféus, incluindo melhor filme.

    Dia 03/04/2014 às 17:00

    Dia 30/04/2014 às 14:30

  • Camille Claudel, 1915
    Inverno de 1915. Contra a sua vontade, a escultora Camille Claudel é internada pelos familiares em um asilo psiquiátrico mantido por religiosas, sem poder sair. Ela afirma várias vezes que está perfeitamente sã, mas desenvolve uma mania de perseguição, acreditando que seu ex-amante Auguste Rodin conspira contra ela, e que todos no asilo tentam envenená-la. Camille passa os dias cercada por internos com deficiências mentais e surtos psicóticos graves, não tendo ninguém com quem conversar. Sua única esperança é uma carta enviada clandestinamente ao irmão Paul, implorando por sua liberação. Quando Paul confirma que vai visitá-la, Camille aguarda com impaciência a oportunidade de mostrar que pode viver em sociedade. Selecionado para a competição do Festival de Berlim.

    Dia 04/04/2014 às 14:30

    Dia 17/04/2014 às 14:30

  • Caverna dos Sonhos Esquecidos
    Em 1994, um grupo de cientistas descobriu, no sul da França, uma caverna perfeitamente preservada por mais de 20 mil anos, contendo os desenhos humanos mais antigos de que se tem notícia. Entendendo a importância cultural que a Caverna de Chauvet tomou com essa descoberta, o governo francês imediatamente cortou todo o acesso a ela, salvo por alguns poucos arqueólogos e paleontólogos. No entanto, foi dado ao documentarista Werner Herzog acesso para filmar as pinturas e examinar as obras de arte criadas por nossos ancestrais e que chegam a datar de 32 mil anos atrás. Tentando construir uma ponte entre o passado remoto e o presente, o cineasta entrevista cientistas e historiadores a fim de descobrir como teriam sido os seres humanos por trás dessas pinturas. O longa foi todo rodado em 3D.

    Dia 03/04/2014 às 21:30

    Dia 27/04/2014 às 14:30

  • Cine Holliúdy
    Interior do Ceará, década de 1970, no período em que a popularização da TV começava e ameaçar os cinemas nas pequenas cidades. As pessoas da região começaram a desfrutar de um bem ainda não conhecido. O televisor, no entanto, afastou as pessoas dos cinemas. Francisgleydisson precisa lutar para manter viva a paixão pela sétima arte, com criatividade e o bom-humor cearenses. Ele é o proprietário do Cine Holliúdy, um pequeno cinema da cidade, que terá a difícil missão de se manter vivo como opção de entretenimento.

    Dia 11/04/2014 às 17:00

    Dia 16/04/2014 às 14:30

  • Corda Bamba – História de uma menina equilibrista
    Maria é uma menina de dez anos que nasceu no circo, filha de equilibristas, e que precisa lidar com uma difícil passagem em sua vida. Ela vai morar com a avó, na cidade, e não consegue lembrar de seu passado. Da janela do seu quarto, Maria atravessa sobre uma corda bamba para a dimensão do imaginário, onde irá recuperar sua memória e encontrar a possibilidade de seguir adiante. Baseado no livro infantil de Lygia Bojunga.

    Dia 13/04/2014 às 11:00

  • Django Livre
    Em 1858, no sul dos Estados Unidos, o escravo negro Django é alforriado pelo médico alemão Dr. Schutlz. Em troca, ele pede que Django o ajude a encontrar os irmãos Speck, um grupo de bandidos fugido da polícia. Há anos sem exercer a medicina, o Dr. Schultz agora é caçador de recompensa para o governo americano. Os dois estabelecem um laço de amizade e continuam a trabalhar juntos, até que o médico decide ajudar Django a encontrar sua esposa, Broomhilda, de quem foi separado anos antes. Eles descobrem que a moça vive na fazenda do rico Calvin Candie, um ávido apostar de lutas de mandingo. A dupla bola um plano elaborado para resgatá-la. No entanto, nem tudo sairá como esperado. Vencedor de dois Oscars: melhor ator coadjuvante (Waltz) e melhor roteiro original.

    Dia 09/04/2014 às 21:30

    Dia 18/04/2014 às 21:30

  • Doméstica
    Sete adolescentes assumem a missão de registrar, por uma semana, a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. O material foi todo captado por jovens de idades entre 15 e 17 anos, filhos dos patrões. A multiplicidade dos retratados contempla o amplo espectro social do país. Vemos desde uma tradicional família de classe média alta até a empregada de uma empregada, moradora de uma favela. Vemos também o raríssimo caso de um homem que assumiu sem pudores a tarefa de empregado doméstico. Entre o choque de intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar, transformando-se em um ensaio sobre afeto e trabalho. Ganhador do prêmio de Melhor Documentário pela crítica no 40º Festival Sesc Melhores Filmes.

    Dia 04/03/2014 às 17:00

    Dia 18/04/2014 às 14:30

  • Educação Sentimental
    O filme narra a relação singular entre Áurea, uma professora solitária de 40 anos, e um jovem que ela acaba de conhecer por acaso – um desses encontros que a mitologia e a literatura estão fartos, uma alma sensível que se vê atraída por uma beleza que a solicita, a perturba, a move. Que a abala toda. Nos dias que se seguem ao primeiro diálogo entre os dois, ela irá mostrar todo o seu sentimento através de aulas em que ele se deixará levar. Até que uma história inusitada do passado se revela e transforma tudo dali por diante. Seleção oficial do Festival de Locarno.

    Dia 07/04/2014 às 21:30

    Dia 16/04/2014 às 17:00

  • Elena
    Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.

    Dia 06/04/2014 às 14:30

    Dia 14/04/2014 às 19:00

  • Eles Não Usam Black Tie
    Em São Paulo, o jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) decidem se casar ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que passou anos na cadeia durante o regime militar. Baseado na peça homônima de 1958, escrita por Gianfrancesco Guarnieri, para o Teatro de Arena.

    Dia 19/04/2014 às 19:00

    Dia 25/04/2014 às 17:00

  • Era uma Vez na Anatólia
    Na cidade de Keskin, na região da Anatólia (o lado asiático da Turquia), uma caravana – da qual fazem parte advogados, coveiros, policiais e um médico legista – segue pelas estepes em busca de um corpo. Kenan, suspeito do homicídio, guia aqueles homens pela região, tentando recordar-se do local onde sepultou o cadáver. Ele diz que estava alcoolizado, que está confuso. Até que, depois de uma longa e exaustiva viagem, encontram o lugar que procuravam. O dia desperta, a vítima é recolhida e autopsiada, ao mesmo tempo em que a esposa do falecido chega para reconhecer o corpo. E é então que a causa e o motivo do crime são revelados. Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

    Dia 11/04/2014 às 14:30

    Dia 17/04/2014 às 21:30

  • Faroeste Caboclo
    A saga de João de Santo Cristo, desde sua infância no interior da Bahia até sua ascensão, quando vai tentar a sorte em Brasília. Ajudado por Pablo, um primo distante peruano, que vende drogas da Bolívia, ele vai trabalhar numa carpintaria, mas também se envolve com o tráfico de drogas. Um dia, por acaso, conhece a bela Maria Lúcia, filha de um senador. Os dois se apaixonam, mas João mergulha cada vez mais numa escalada de crime e violência – até encontrar seu maior inimigo, o playboy e traficante Jeremias, rival nos negócios e no coração de Maria Lúcia. Baseado na canção de Renato Russo, gravada pela banda Legião Urbana.

    Dia 05/04/2014 às 17:00

    Dia 16/04/2014 às 19:00

  • Flores Raras
    Na Nova York de 1951, Elizabeth Bishop é uma poetisa insegura e tímida que apenas se sente à vontade ao narrar seus versos para o amigo Robert Lowell. Em busca de algo que a motive, ela resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary, que vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares em Petrópolis. A princípio, Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra. É o início de um romance acompanhado bem de perto por Mary, que aceita a proposta de Lota para que adotem uma filha. O relacionamento entre as três, no entanto, será turbulento. Selecionado para o Festival de Berlim.

    Dia 03/04/2014 às 14:30

    Dia 08/04/2014 às 21:30

  • Frances Ha
    Frances divide um apartamento em Nova York com Sophie, sua melhor amiga. Brincalhona e com ar de quem não deseja crescer, ela recusa o convite do namorado para que more com ele justamente para não deixar Sophie sozinha. Entretanto, a amiga não toma a mesma atitude quando surge a oportunidade de se mudar para um apartamento melhor localizado, mesmo que isto signifique que ela e Frances passem a morar separadas. É quando se inicia a peregrinação de Frances em busca de um novo lugar que se adeque às suas finanças, já que ela é apenas aluna em uma companhia de dança à espera de uma chance de integrar o grupo de bailarinos. Mesmo diante das dificuldades, Frances tenta manter o alto astral diante os problemas que a vida adulta traz.

    Dia 21/04/2014 às 17:00

    Dia 29/04/2014 às 14:30

  • Gravidade
    A Dra. Ryan Stone está em sua primeira missão espacial ao lado do astronauta veterano Matt Kowalsky, que se despede da função neste último voo. Mas durante um passeio espacial aparentemente rotineiro, um acidente ameaça a vida dos passageiros, que têm sua nave destruída. Absolutamente sozinhos no espaço, Stone e Kowalsky são obrigados a lutar para sobreviver em um ambiente de total escuridão. Filme de abertura do Festival de Veneza, o longa tem toda sua narrativa centrada em apenas dois atores.

    Dia 04/04/2014 às 21:30

    Dia 12/04/2014 às 17:00

  • Hoje
    Vera, ex-militante política, passa décadas tentando descobrir o que aconteceu com seu marido, Luiz, desaparecido durante o período da ditadura militar no Brasil. Até que finalmente tem o reconhecimento público da morte de Luiz e recebe uma indenização do governo, com a qual pode comprar um sonhado apartamento próprio. Porém, quando finalmente consegue tocar sua vida para frente e libertar-se desta condição de suspensão em que vivia, Luiz reaparece para assombrá-la, às vésperas de sua mudança. O reencontro do casal vai se transformar em um acerto de contas com o passado.

    Dia 20/04/2014 às 17:00

    Dia 26/04/2014 às 14:30

  • Homem de Ferro 3
    Desde o ataque dos chitauri a Nova York, o industrial Tony Stark vem enfrentando dificuldades para dormir e, quando consegue, tem terríveis pesadelos. Ele teme não conseguir proteger sua namorada Pepper Potts dos vários inimigos que passou a ter após vestir a armadura do Homem de Ferro. Um deles, o Mandarim, decide atacá-lo com força total, destruindo sua mansão e colocando a vida de Pepper em risco. Pressionado, Stark terá de sobreviver abrindo mão dos próprios dispositivos, contando apenas com sua engenhosidade e seus instintos para proteger aqueles que lhe são mais próximos. Em sua luta, terá que superar seu maior medo: o de fracassar.

    Dia 13/04/2014 às 14:30

    Dia 22/04/2014 às 21:30

  • La Jaula de Oro
    Os jovens Juan, Sara e Samuel fogem da Guatemala para tentar chegar aos Estados Unidos com o sonho de encontrar um mundo melhor além das fronteiras de sua terra. Durante a passagem pelo México, o grupo encontra o índio tzotzil Chauk, que não fala espanhol e viaja sem documentos. Seguindo sua jornada juntos em trens de carga e andando por estradas de ferro vazias, o grupo tem de enfrentar uma dura realidade. Prêmio especial para o elenco na mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes.

    Dia 09/04/2014 às 14:30

    Dia 15/04/2014 às 21:30

  • Las Acacias
    Rubén é um caminhoneiro que transporta madeira entre Assunção, no Paraguai, e Buenos Aires, na Argentina. Ele faz esse mesmo trajeto há anos, sempre solitário e silencioso. Um dia, no entanto, aceita dar carona a uma mulher desconhecida até Buenos Aires. Mas Jacinta, sua companheira de viagem, aparece uma hora atrasada, e com um bebê no colo. A primeira impressão de Rubén não é nada positiva: ele imagina passar longas horas ao lado de um bebê chorando e de uma pessoa por quem ele não tem o menor interesse. Aos poucos, no entanto, Rubén e Jacinta começam a trocar as primeiras palavras e a se conhecer melhor. Vencedor do prêmio Câmera de Ouro para melhor diretor estreante no Festival de Cannes.

    Dia 07/04/2014 às 14:30

    Dia 24/04/2014 às 14:30

  • Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia
    Nos anos 1960 surge uma organização, batizada pela crônica policial brasileira como Esquadrão da Morte, que passa a combater o crime à margem da lei. Surgem, então, vários episódios e personagens que marcaram uma época. Lúcio Flávio (Reginaldo Faria) é um deles, conhecido bandido do Rio de Janeiro. Um banco é assalto em uma cidade do interior e dr. Bechara (Ivan Cândido) dá início a uma ação policial nos subúrbios do Rio de Janeiro para localizar Lúcio. Certa noite, Lúcio é preso por Bechara e levado a um presídio, onde agentes da polícia federal tentam em vão saber de seu envolvimento com o policial Moretti (Paulo César Pereio). Tentando mudar de vida, Lúcio foge para Belo Horizonte, mas seu destino já está traçado. Eleito Melhor Filme pela crítica em 1978.

    Dia 05/04/2014 às 19:00

    Dia 28/04/2014 às 17:00

  • Marina Abramovic: Artista Presente
    A sérvia Marina Abramovic é um dos nomes mais respeitados na arte performática mundial, conhecida por testar os limites de sua resistência física e mental. Em 2010, o Museu de Arte Moderna de Nova York – MoMA organizou uma grande retrospectiva da sua obra. A artista não só relembrou o passado, como decidiu realizar uma nova performance pela qual interagia intensamente com o público durante três meses. A apresentação tratava-se da artista recebendo, separada apenas por uma mesa, um a um dos espectadores, encarando-os de frente. Este documentário acompanha a preparação de Marina para a retrospectiva e para esse que viria a se tornar seu trabalho mais conhecido pelo mundo. Além disso, o filme também registra um reencontro histórico da artista com Ulay, seu antigo companheiro e parceiro do início de sua carreira.

    Dia 13/04/2014 às 17:00

    Dia 21/04/2014 às 14:30

  • Mataram meu Irmão
    Reconstituindo os detalhes da morte de seu irmão Rafael, ocorrida há 12 anos, o cineasta Cristiano Burlan lança-se em uma jornada pessoal que conduz ao coração de um círculo de violência em torno dos bairros da periferia paulistana, como o Capão Redondo. É lá que morava a família e onde o irmão, de 22 anos, foi morto com sete tiros em 2001. Explorando as razões do envolvimento do irmão com drogas e roubo de carros, o diretor expõe partes de sua própria história familiar. Vencedor do prêmio de melhor filme brasileiro no festival É Tudo Verdade.

    Dia 09/04/2014 às 17:00

    Dia 19/04/2014 às 14:30

  • Memórias do Cárcere
    Na década de 1930, o escritor Graciliano Ramos (Carlos Vereza) é preso, acusado de ter ligações com o Partido Comunista. Capturado em Alagoas, onde era servidor público e levava uma pacata vida, ele dá entrada no presídio de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, em 3 de março de 1936, sem sequer passar por um julgamento. Em meio a atritos de ordem política e pessoal, crueldade, insalubridade, fome e os mais diversos tipos de criminosos, ele escreve. Baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos publicado postumamente em 1953. Eleito Melhor Filme pela crítica em 1984.

    Dia 13/04/2014 às 19:00

  • Minha Mãe é uma Peça – O Filme
    Dona Hermínia é uma mulher de meia idade, divorciada do marido, que a trocou por uma mulher mais jovem. Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos Marcelina e Juliano, sem se dar conta que eles já estão bem crescidos. Um dia, após descobrir que eles a consideram uma chata, ela resolve sair de casa sem avisar para ninguém, deixando todos, de alguma forma, preocupados com o que teria acontecido. Mal sabem eles que a mãe foi visitar a querida tia Zélia para desabafar com ela suas tristezas do presente e recordar os bons tempos do passado. Os filhos, sozinhos em casa, a princípio apreciam a liberdade, mas depois veem que não é fácil ficar longe da mãe.

    Dia 06/04/2014 às 17:00

    Dia 28/04/2014 às 14:30

  • O Abismo Prateado
    Violeta é uma dentista e tem um filho adolescente com Djalma, com quem é casada há 14 anos. Ela acaba de se mudar para um apartamento em Copacabana, e após uma pausa na sua clínica, encontra uma mensagem na caixa postal de seu celular. A mensagem foi gravada por seu marido, que avisa que estava deixando-a e partindo para Porto Alegre. Ele pede para que Violeta não o siga, mas ela não segue o conselho e passa um dia pelo bairro procurando por Djalma. Até que finalmente ela decide viajar para tentar encontrá-lo no Rio Grande do Sul. Inspirado na canção Olhos nos olhos, de Chico Buarque. Exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes e vencedor do prêmio de melhor direção no Festival do Rio.

    Dia 14/04/2014 às 14:30

    Dia 24/04/2014 às 17:00

  • O Amuleto de Ogum
    Um violeiro cego canta a história de um menino cujo pai e o irmão foram assassinados na Bahia e que, a pedido da mãe, vai a um terreiro de umbanda para "fechar o corpo". Já rapaz, envolve-se com o crime, a contravenção e um bicheiro de Duque de Caxias, cidade da Baixada Fluminense. Ele lida com a morte, o crime e a sedução até que começa um romance com a amante do bicheiro e é jurado de morte. Mas seu corpo já está fechado, pois ele conta com a proteção do amuleto de Ogum. Eleito Melhor Filme pela crítica em 1975.

    Dia 04/04/2014 às 19:00

    Dia 27/04/2014 às 17:00

  • O Estranho Caso de Angélica
    Portugal, década de 1950. O fotógrafo Isaac vai à região do Douro para documentar antigos métodos de trabalho nas vinhas, com especial atenção aos chamados cavadores da terra. Hospedado numa pequena pensão, ele é acordado subitamente no meio da noite para fotografar o corpo de Angélica, uma linda moça que acabara de falecer, logo após seu casamento. Na casa em luto, Isaac descobre Angélica e fica encantado por sua beleza. Quando coloca o olho na objetiva de sua máquina fotográfica, a jovem parece retomar vida, apenas para ele. Isaac fica instantaneamente apaixonado por ela. A partir daí, Angélica vai atormentá-lo noite e dia, até seu esgotamento. Seleção oficial da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes.

    Dia 17/04/2014 às 19:00

    Dia 22/04/2014 às 17:00

  • O Som ao Redor
    O filme faz o retrato da vida numa rua de classe média da zona sul do Recife.  Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. João, um corretor de imóveis, começa um namoro com Sofia, que já morou naquela mesma rua quando criança. Ele é neto de Francisco, dono de vários dos prédios da região e também de fazendas no interior do estado. As coisas tomam um rumo inesperado com a chegada de Clodoaldo e sua equipe, uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranqulidade para alguns e tensão para outros. Melhor filme no Festival do Rio 2012 e melhor direção, som e filme pela crítica e pelo público no Festival de Gramado 2012.

    Dia 06/04/2014 às 21:30

    Dia 19/04/2014 às 21:30

  • Olhe pra Mim de Novo
    Syllvio Luccio atravessa os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Pelo caminho, encontra uma família com doença genética, uma mãe que recorreu ao DNA para saber se seu filho – já com 33 anos – foi trocado na maternidade, uma família de albinos que vive na cidade de Missão Velha e é discriminada por sua cor etc. O ponto de partida é a pequena cidade de Pacatuba, no Ceará. Syllvio se define como alguém que "nasceu mulher, tornou-se lésbica e agora é homem". Ele é um transexual masculino em fase de transformação no sertão brasileiro, uma região marcada pelo forte calor, pobreza e também pela cobrança de extrema virilidade do homem.

    Dia 08/04/2014 às 17:00

    Dia 25/04/2014 às 14:30

  • Os Contos da Noite
    Toda noite, um menino, uma menina e um velho homem se reúnem em um antigo cinema. A sala do cinema guarda um segredo: é um lugar mágico que os três amigos vasculham e desvendam. Lá eles se fantasiam e fazem parte de histórias que, à noite, se tornam muito reais. Este é o momento em que seres mágicos assumem o auditório, jovens cavaleiros almejam belas princesas, lobisomens uivam e senhoras insensíveis movem suas pesadas saias de seda. Lá, existem cidades de ouro e florestas tão densas que ninguém encontra o caminho de volta. É um universo mágico, permeado por ondas de harmonia, onde coros celestiais competem com o ruído surdo de tambores mágicos. Em noites como estas, o mal pode desencadear grande infortúnio. Participou da competição oficial do Festival de Berlim.

    Dia 14/04/2014 às 21:30

    Dia 20/04/2014 às 14:30

  • Pais e Filhos
    Ryota é um arquiteto obcecado com o sucesso profissional. Tudo o que tem, conseguiu através do seu trabalho e acredita que nada pode impedi-lo de seguir a sua vida como um perfeito vencedor. Até que um dia, ele e sua esposa, Midori, recebem um inesperado telefonema do hospital. Keita, seu filho de 6 anos, não é seu filho de verdade – o hospital lhes deu o bebê errado. Ryota será obrigado a tomar uma decisão que poderá mudar sua vida: escolher entre "natureza" e "criação". Vendo a devoção de Midori com Keita, mesmo depois de saber a sua origem, e ao entrar em contato com a família rude, porém carinhosa, que cuidou de seu filho natural todos esses anos, Ryota começa a se questionar: será que ele realmente foi um "pai" todos esses anos? Vencedor do prêmio do júri no Festival de Cannes.

    Dia 16/04/2014 às 21:30

    Dia 22/04/2014 às 19:00

  • Pixote, a Lei do Mais Fraco
    Pixote (Fernando Ramos da Silva) foi abandonado por seus pais e é um pequeno contraventor de 11 anos. Encarcerado na Febem, em São Paulo, faz amizades e presencia violência, tráfico de drogas e todo tipo de corrupção. Aproveitando-se da visita de um juiz de menores, o garoto foge da instituição. Ele acaba indo para o Rio de Janeiro junto com outros ladrões para vender cocaína. Uma dançarina usuária de drogas tenta enganá-los e é morta por Pixote. Eleito Melhor Filme pela crítica em 1980.

    Dia 11/04/2014 às 19:00

    Dia 26/04/2014 às 17:00

  • Repare Bem
    Durante a ditadura militar no Brasil, Denise Crispim, filha de pais militantes, envolveu-se com o guerrilheiro Eduardo Leite, conhecido como Bacuri. A relação deu origem a uma gravidez, no mesmo período em que o regime começava a perseguir a família de Denise. Em pouco tempo, seu irmão foi assassinado e sua mãe foi presa. Quanto à Bacuri, foi torturado durante mais de três meses, e depois assassinado. Com o nascimento da pequena Eduarda, Denise conseguiu asilo político no Chile, mas o golpe de Pinochet forçou mãe e filha a se mudarem para a Itália. Mais de 40 anos depois, as duas recebem anistia do governo brasileiro e decidem contar a sua história.

    Dia 07/04/2014 às 14:30

    Dia 17/04/2014 às 17:00

  • Sammy: A Grande Fuga
    Sammy e Ray, duas tartarugas-de-couro, são melhores amigos desde pequenos. Um dia, eles decidem apresentar um belo atol a dois filhotes, Ricky e Ella, aproveitando para desfrutar do mar e da areia paradisíacos. De repente, um caçador aparece e os leva em seu navio para fazer parte de um show no aquário turístico de Dubai. O chefão do lugar, o cavalo-marinho Big D, decide alistá-los em seus planos para uma grande fuga. Mas, ao lado de seus novos amigos Jimbo, o peixe bola de olhos esbugalhados, Lulu ,a lagosta arrogante, e Annabel, o doce polvo, Sammy e Ray querem levar a frente seu próprio plano para escapar. É quando Ricky e Ella chegam, determinados a se infiltrar e resgatá-los. Após uma série de emocionantes aventuras, nossos heróis vão em direção ao sul para encontrar Shelly, o primeiro amor de Sammy.

    Dia 20/04/2014 às 11:00

  • São Silvestre
    São Silvestre é a mais famosa corrida de rua do Brasil, realizada anualmente em São Paulo no dia 31 de dezembro. Partindo de uma proposta sensorial, este longa acompanha os 15 quilômetros da maratona, que percorre alguns dos pontos mais importantes da cidade de São Paulo. Sob o ponto de vista do desafio dos corredores, o documentário propõe transportar o espectador para as ruas da cidade na tentativa de provocar as sensações físicas e psicológicas que impactam os participantes da corrida. Com esse ponto de partida, o filme constrói de maneira sensorial o "corpo-a-corpo" entre homem e cidade.

    Dia 14/04/2014 às 17:00

    Dia 22/04/2014 às 14:30

  • Tabu
    O filme se divide em dois momentos distintos da vida de Aurora. Em Paraíso Perdido, ela é uma idosa temperamental que divide o apartamento onde mora em Lisboa com sua empregada cabo-verdiana. Ela é vizinha de porta de uma mulher dedicada a causas sociais. Quando Aurora morre, as outras duas passam a conhecer um episódio oculto de seu passado. Em Paraíso, conhecemos uma história de amor e crime vivida numa África de filme de aventuras, que conta também a história do início do fim do império de Portugal no continente africano. Nesse cenário, a jovem Aurora vive um romance impossível. Selecionado para a competição oficial do Festival de Berlim, onde ganhou o Prêmio da Crítica.

    Dia 12/04/2014 às 21:30

    Dia 21/04/2014 às 19:00

  • Tatuagem
    Brasil, 1978. A ditadura militar, ainda atuante, mostra sinais de esgotamento. Em um teatro/cabaré, localizado na periferia entre duas cidades do Nordeste do Brasil, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências públicas. Liderado por Clécio Wanderley, a trupe conhecida como Chão de Estrelas, juntamente com intelectuais e artistas, além de seu tradicional público de homossexuais, ensaia resistência política a partir do deboche e da anarquia. A vida de Clécio muda ao conhecer Fininha, apelido do soldado Arlindo Araújo, 18 anos, um garoto do interior que presta serviço militar na capital. Vencedor de três prêmios no Festival de Gramado , incluindo melhor filme; e cinco no Festival do Rio, incluindo melhor filme pelo público e pela crítica.

    Dia 04/04/2014 às 23:00

    Dia 19/04/2014 às 17:00

  • Turbo
    Theo é um caracol de jardim que passa os dias com seus amigos colhendo tomates e fugindo do ataque de aves predadoras. Apesar da vida pacata, este jovem animal sonha em se tornar veloz, como seu ídolo, o corredor campeão de Indianápolis Guy Gagné. Um dia, Theo cai acidentalmente dentro do motor de um grande carro de corrida e um efeito inesperado acontece em seu corpo, fazendo com que se torne extremamente veloz. Rebatizado Turbo, o caracol encontra abrigo na casa de Tito, um vendedor de comida mexicana conhecido pelos planos inusitados e que quase sempre dão errado. Surpreso com a velocidade de Turbo, Tito decide levá-lo à corrida de Indianápolis, para competir com Guy Gagné.

    Dia 06/04/2014 às 11:00

  • Um Estranho no Lago
    É verão. Estamos à beira de um lago isolado, cercado por montanhas e florestas. Este é o cenário para encontros sexuais entre homens desconhecidos. O jovem Frank é um dos frequentadores do local, onde faz amizade com o solitário Henri. É lá também que ele conhece Michel, homem misterioso por quem se apaixona. Michel é belo, charmoso e mortalmente perigoso. Franck sabe disso, mas decide viver essa paixão mesmo assim. Até que ele começa a ser questionado por um inspetor de polícia que ronda o local. Selecionado para a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes, o filme venceu o prêmio de melhor direção e a Queer Palm, dedicada a filmes de temática homossexual.

    Dia 15/04/2014 às 19:00

    Dia 20/04/2014 às 21:30

  • Um Toque de Pecado
    Quatro histórias se entrelaçam, todas terminando em impetuosos atos de violência: um minerador furioso se revolta contra a corrupção dos líderes de seu povoado; um trabalhador migrante volta para casa no Ano Novo e descobre as infinitas possibilidades de uma arma de fogo; a bela recepcionista de uma sauna perde o controle quando um cliente rico a assedia; e um jovem operário troca de trabalho o tempo todo na tentativa de melhorar sua sorte na vida. Quatro pessoas, quatro províncias distintas. Uma reflexão sobre a vida contemporânea na China, inspirada em histórias reais que chocaram o país. Vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes.

    Dia 08/04/2014 às 19:00

    Dia 23/04/2014 às 19:00

  • Uma História de Amor e Fúria
    O filme retrata o amor entre Janaína e um herói imortal que, quando morrer, terá a forma de um pássaro. O romance entre os dois existe há 600 anos e tem como pano de fundo quatro fases da história do Brasil: 1500, quando o guerreiro enfrenta as batalhas entre tupinambás e tupiniquins, logo antes de o país ser descoberto por exploradores portugueses; 1800, participando da Balaiada, revolta que tomou conta do Maranhão; 1970, durante o ponto alto da ditadura militar, quando luta ao lado dos movimentos de resistência; e no futuro, em 2096, quando haverá uma guerra pela água. O filme é destinado ao público jovem e adulto, com traço e linguagem de HQ.

    Dia 08/04/2014 às 14:30

    Dia 18/04/2014 às 17:00

  • Xica da Silva
    Na segunda metade do século XVIII, a escrava Xica da Silva (Zezé Motta) torna-se o centro das atenções no Distrito Diamantino, onde estão as minas mais ricas do país. João Fernandes (Walmor Chagas), representante da Coroa Portuguesa, apaixona-se por Xica e a transforma na Rainha do Diamante, satisfazendo todos os seus desejos extravagantes. Alertado pelos inimigos do casal, o rei de Portugal manda um emissário a fim de impedir que cresça o poder de Xica na Colônia. Baseado no livro homônimo de João Felício dos Santos. Eleito Melhor Filme pela crítica em 1976.

    Dia 12/04/2014 às 19:00

    Dia 30/04/2014 às 17:00

  • Zarafa
    Século XIX, num país do continente africano. O jovem Maki é capturado para ser vendido como escravo. Ele consegue fugir e faz amizade com uma girafa, que é morta por um mercador, deixando seu filhote, Zarafa. O garoto e o pequeno animal criam um laço de amizade, até que Zarafa é capturado por Hassan, um egípcio a caminho de Alexandria. Maki decide ir junto, mas, ao chegar à cidade, descobre que ela foi dominada pelos turcos. Hassan é enviado pelo paxá local para pedir ajuda ao rei da França, Carlos X, e, para isso, levará a pequena girafa como presente. A viagem de balão se transforma em uma grande aventura. Na França, no entanto, os viajantes não encontram o que esperavam: as pessoas são corruptas, exploradoras e mal-educadas, a começar pelo rei e sua corte.

    Dia 27/04/2014 às 11:00

Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo


Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo