Itaú, Mais Diferenças e Vitrine lançam aplicativo de cinema para cegos e surdos

Em parceria com a OSCIP Mais Diferenças, o Espaço Itaú de Cinema e a Vitrine Filmes lançam no cinema o Whatscine: aplicativo que transmite recursos de audiodescrição, interpretação em LIBRAS e subtitulação a smartphones e tablets, permitindo a inclusão de pessoas com deficiência. O programa tem estreia exclusiva no cinema brasileiro com o filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, do diretor Daniel Ribeiro. O aplicativo estará disponível gratuitamente , a partir da próxima quinta-feira, 10 de abril, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, em São Paulo.

O Whatscine, tecnologia desenvolvida pela Universidad Carlos III, de Madri, oferece acessibilidade a pessoas com deficiência em smartphones e tablets. Isso é possível graças aos recursos de:

(a) audiodescrição via fones de ouvidos;

(b) imagens nas telas dos dispositivos de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);

(c) subtítulos também nos visores.

Sua utilização não gera desconforto aos espectadores sem deficiência, pois possui baixa luminosidade e o áudio não é transmitido por alto falante. O aplicativo oferece ainda opções de interatividade e publicidade aos espectadores, trazendo novas opções de entretenimento.

O objetivo do Espaço Itaú de Cinema e do Whatscine é promover a inclusão, o lazer compartilhado e o acesso à cultura para todos, equiparando oportunidades e incorporando novo público ao cinema. "O Whatscine foi lançado recentemente na Europa,e sua introdução no Brasil mostra a importância do nosso país no cenário de inclusão das pessoas com deficiência", comenta Luis Mauch, um dos idealizadores da iniciativa.

Sobre Recursos de Acessibilidade

Audiodescrição: A audiodescrição, informação falada de imagens, é um recurso de acessibilidade que possibilita ao cego captar o que é visual numa cena. É um detalhamento do que está na imagem. A audiodescrição consiste em descrever cenários, personagens, posições, formas, cores, situações e detalhes para que as pessoas com deficiência visual tenham acesso aos bens e produtos culturais.

Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): Tradução do conteúdo e do contexto do texto falado. É um recurso de acessibilidade que possibilita que as pessoas com deficiência auditiva ou surdas tenham acesso às informações sonoras através da interpretação na Língua Brasileira de Sinais.

Subtitulação: Legendas escritas que apresentam, além dos diálogos, os elementos narrativos não verbais, como sons, músicas, efeitos sonoros e indicação de personagens. Este recurso de acessibilidade é destinado aos espectadores com deficiência auditiva ou surdez, promovendo o acesso a informações que auxiliam no entendimento da obra.

Sobre o filme:

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO

Brasil, 2013, 96 min, 12 anos

Direção:Daniel Ribeiro

Elenco:Ghilherme Lobo, Tess Amorim, Fabio Audi

Sinopse:Leonardo é um adolescente cego em busca de sua independência. Seu cotidiano, a relação com a melhor amiga, Giovana e a sua forma de ver o mundo ganham novos contornos com a chegada de Gabriel um menino que vai fazê-lo descobrir coisas que ele nem imagina.

Distribuição: Vitrine

Sobre a Mais Diferenças

A Mais Diferenças desenvolve projetos para inclusão de pessoas com deficiência, com foco em educação e cultura. Fundada em 2005, a Mais Diferenças acredita que a construção de uma sociedade justa e inclusiva passa necessariamente pela garantia do direito fundamental de acesso à educação e cultura.

Sobre o ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA

O Espaço Itaú de Cinema foi inaugurado há 20 anos em S.Paulo. Hoje, o circuito também está no Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Porto Alegre e Brasília. São 56 salas no país. O Espaço Itaú de Cinema têm programação diversificada, com foco nos filmes brasileiros e independentes. Os oitos complexos da rede possuem equipamentos de última geração, bilheteria informatizada e poltronas de couro ecológico.  Anualmente, o circuito vende 3.5 milhões de ingressos. A área de convivência do Espaço Itaú de Cinema é um verdadeiro ponto de encontro cultural, com layout voltado para a diversão e o convívio. Mesa comunitária, acesso à internet, bombonière e cafeteria estão disponíveis para o convívio entre seus clientes.

Serviço:

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca

Data: a partir do dia 10 de abril.

Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação

Tel.(11) 3472-2368

Mais sobre audiodescrição
Aplicativo de audiodescrição e tradução simultânea para espetáculos ao vivo e um sistema que dá
Criado para proporcionar acessibilidade e levar cultura a um maior número de pessoas, o aplicativo
Quem disse que arte e tecnologia não podem andar de mãos dadas? Para provar que


Mais sobre audiodescrição
Aplicativo de audiodescrição e tradução simultânea para espetáculos ao vivo e um sistema que dá
Criado para proporcionar acessibilidade e levar cultura a um maior número de pessoas, o aplicativo
Quem disse que arte e tecnologia não podem andar de mãos dadas? Para provar que