Terceiro Olho: mostra de cinema para todos os sentidos

Nos dias 06, 07 e 08 de Junho de 2014, Salvador sediará a Mostra Terceiro Olho – cinema para todos os sentidos, mostra inclusiva de cinema que contempla a diversidade da produção contemporânea de curtas-metragens brasileiros. O evento é uma realização da Malta Cinema & Som. É gratuito, aberto a toda comunidade e com filmes para todas as idades.

Site discute Jornalismo em Audiodescrição

A estudante do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Daiana Stockey Carpes, percebeu a necessidade de adaptar o jornal impresso para um meio em áudio, afim de que as pessoas que possuem cegueira recebessem as mesmas informações visuais que os leitores. como resultado, está disponível o site "Jornalismo em Audiodescrição".

Viver Só: documentário retrata vida independente de pessoas com deficiência

Os recursos acessíveis de Audiodescrição, LIBRAS, legendas Closed Caption e Voice Over são a cereja do bolo do documentário "Viver Só", desenvolvido pela produtora franco-brasileira Uzumaki Filmes. A obra audiovisual acessível conta a história de Anouk, uma jovem de 22 anos que tem um sonho: viver sozinha. Mas as coisas não são tão simples como se imagina. Ela tem paralisia cerebral, é tetraplégica e precisa de ajuda para todos os atos da vida cotidiana.

Acessibilidade está bombando nos teatros do Rio de Janeiro

Nos dias 17 e 18 de maio, as peças "Pedro Malazarte e a Arara Gigante", e "Uma Vida Boa" contarão com acessibilidade no teatro do Oi Futuro Flamengo. Durante o espetáculo, o público com deficiência auditiva, visual (cegos e pessoas com baixa visão), intelectual, com síndrome de Down, autistas e disléxicos poderá assistir ao espetáculo com audiodescrição, legendas e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Até março de 2015, uma vez por mês, um dos espetáculos que cumprem temporada em cada um dos teatros do Oi Futuro será apresentado com os recursos de acessibilidade.

Virada Cultural 2014 terá 3 atrações com audiodescrição

A décima edição da Virada Cultural contará com audiodescrição para cegos em três apresentações do domingo. O recurso estará disponível na peça de teatro "Vida Sexual da Mulher Feia", em apresentações de Dança e de Circo, e possibilitará ao público com deficiência visual ter a compreensão integral dos espetáculos.

Praia do Futuro: com acessibilidade via Whatscine

A partir de 15 de maio, as pessoas com deficiência que residem em São Paulo poderão assistir a mais um filme com acessibilidade proporcionada pelo aplicativo Whatscine. Estreia na Sala 1 do Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca o filme Praia do Futuro, de KarimAïnouz, com recursos de audiodescrição, subtitulação e janela de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Festival Palco Giratório 2014 começa neste sábado

Recife será palco de grandes espetáculos de dança e teatro do Brasil, reunidos no Festival Palco Giratório. A 8ª edição do Festival Palco Giratório traz para a cidade, de 10 a 31 de maio, 36 espetáculos de 33 companhias vindas de 15 estados brasileiros, além de 13 atividades formativas, entre oficinas e Pensamentos Giratórios. As apresentações acontecem em seis teatros da cidade (Marco Camarotti, Capiba, Barreto Júnior, Luiz Mendonça, Santa Isabel e Espaço Fiandeiros).