Lara Pozzobom fala sobre seus projetos de acessibilidade

Dar acesso a pessoas com deficiência transformou-se numa constante da carreira da produtora Lara Pozzobom, também diretora da Lavoro Produções. Ela é uma das responsáveis pelo projeto Teatro Acessível, que chegou a Belo Horizonte, no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, e permitiu que um público diferente pudesse frequentar peças teatrais sem restrições. Nessa entrevista, ela fala sobre sua trajetória, seus projetos de acessibilidade e o futuro.

Fundação produz audiodescrição para Cine Gibi 7 – Bagunça Animal

A parceria firmada entre a área de Soluções em Acessibilidade da Fundação Dorina Nowil e a Maurício de Sousa Produções tem rendido bons frutos. Estamos produzindo, por meio da equipe de Produtos Radiofônicos, a audiodescrição de mais uma série da Turma da Mônica, o Cine Gibi 7 – Bagunça Animal! Um belo trabalho desenvolvido em prol da acessibilidade e inclusão.

TVs por assinatura passam a transmitir programas com audiodescrição

Uma demanda da comunidade cega e das pessoas com deficiência visual consumidoras de televisão por assinatura começa a ser atendida pelas empresas operadoras do setor. Vários programas que já eram transmitidos com audiodescrição (AD) pelo sinal aberto também o estão sendo transmitidos pelas prestadoras de Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), como são chamadas tecnicamente as TVs pagas (a cabo ou via satélite).

Televisão discutirá recursos de acessibilidade na feira e congresso da SET-EXPO 2014

No painel serão abordados os temas relacionados aos Direitos e Deveres das emissoras de acordo com as portarias 310 e 188 do Ministério das Comunicações; as soluções disponíveis para que as emissoras se adequem a legislação atual para a geração de Closed Caption; o trabalho desenvolvido pela TV Aparecida que optou por criar seu setor de Acessibilidade para atender a demanda de produção de closed caption e audiodescrição em sua programação; Os Principais desafios na geração de conteúdo com CC e audiodescrição bem como as novas tendências e técnicas na geração de conteúdos com acessibilidade e a necessidade de se pensar em tecnologias para facilitar os processos, tanto para quem oferece, quanto para quem é considerado usuário. Nesse sentido, as palestras apresentarão um breve panorama das tecnologias mais utilizadas para recursos acessíveis e o aplicativo mobile MovieReading, uma nova forma de disponibilizar Audiodescrição e Legendas para produtos audiovisuais, com sincronismo por reconhecimento de áudio.

Iniciam os trabalhos do grupo interministerial de acessibilidade na cultura

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e o Ministério da Cultura (MinC) iniciaram, nesta sexta-feira (15), as atividades do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) de Acessibilidade. O colegiado tem como objetivo a construção conjunta das bases de uma política nacional de acessibilidade na cultura, reuniu seus 22 membros pela primeira vez na sala de reuniões II, no 12º andar, na sede do Minc.

Empresa aérea oferece audiodescrição no serviço de entretenimento de bordo

A Emirates Airlines torna-se a primeira empresa aérea a oferecer audiodescrição em filmes para passageiros com deficiência visual no sistema de entretenimento de bordo “ice Digital Widescreen”. O “ice” (informação, comunicação e entretenimento) recebeu recentemente o prêmio de melhor sistema de entretenimento de bordo do mundo pelo 10º ano consecutivo pela Skytrax World Airline Awards e passa a oferecer audiodescrição em 16 filmes dos estúdios Walt Disney incluindo Frozen; Walt nos bastidores de Mary Poppins; Carros 2; Universidade dos Monstros; Os Vingadores; Toy Story 3 e todos os quatro filmes da série Piratas do Caribe. A áudio descrição, cada vez mais comum em cinemas e na TV, é uma narração que explica a cena durante os espaços entre os diálogos, enquanto a trilha do filme continua normalmente.

A Construção Da Sociedade Inclusiva: Reflexões sobre a implantação da Audiodescrição no Brasil

O presente estudo procura realizar uma reflexão compreendendo a evolução da audiodescrição e fortalecendo a luta pela implantação da mesma como direito humano. Sabemos que a audiodescrição está intimamente ligada ao direito à informação e comunicação e, uma vez que não se oferte este recurso se impõe uma barreira violando o ordenamento jurídico que garante o direito à informação.