Festival de Gramado: A Despedida estará na abertura, com audiodescrição

Na noite de abertura do 42º Festival de Gramado, o longa-metragem "A Despedida", de Marcelo Galvão, será exibido com audiodescrição, às 21h30min, no Palácio dos Festivais. A apresentação contará com aparelhos de tradução simultânea preferenciais para o público com deficiência visual. Com isso, pessoas cegas ou com baixa visão terão acesso a informações sobre personagens, cenários, figurinos e ações relevantes para a compreensão da obra. O trabalho da Tagarellas Audiodescrição, que produz recursos de acessibilidade, conta com o apoio da Faders e da Acergs. Pelo menos 55 pessoas participarão da exibição do filme em Gramado, oriundas de Porto Alegre, Parobé e Taquara. Um ônibus cedido pela Faders fará o transporte Porto Alegre-Gramado-Porto Alegre no dia da exibição.

Isolados, de Tomas Portella

"Isolados", de Tomas Portella, último trabalho do ator e diretor José Wilker, foi o escolhido para abrir a 42ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que se realiza de 8 a 16 de agosto, na serra gaúcha. Sobre a condição de seu filme abrir o evento como uma homenagem a Wilker, que morreu neste ano, Portella diz que ter dirigido o último trabalho do ator é uma tristeza e ao mesmo tempo uma alegria. "É uma recordação incrível e uma honra. Fui assistente de direção do Wilker em “Giovanni Improtta”, e criamos uma relação muito bacana", conta o cineasta.

Na história, com roteiro de Mariana Vielmond, filha de Wilker, Portella aposta em um gênero ainda pouco explorado no cinema brasileiro, o suspense. No filme, Lauro (Bruno Gagliasso) é um jovem psiquiatra que se apaixonou por sua ex-paciente Renata (Regiane Alves). Um dia, decidem viajar para as montanhas em busca de tranquilidade, sem saber que no local estão acontecendo assassinatos em série, que vêm vitimando mulheres da região. "Isolados" será exibido no dia 8 de agosto, às 19h, no Palácio dos Festivais.

"Minha responsabilidade só aumenta", diz Walter Carvalho sobre homenagem no 42º Festival de Cinema de Gramado Ainda surpreso com a indicação para receber o Troféu Eduardo Abelin, o diretor Walter Carvalho se diz honrado com a homenagem, mas também revela que sua responsabilidade como cineasta só aumenta depois da notícia.

"Eduardo Abelin é pioneiro da história mundial do cinema. Só vou saber o que vai acontecer dentro de mim quando chegar a hora da homenagem, pois tudo isso é muito importante para uma pessoa que abraçou o trabalho no cinema ainda muito cedo e ainda tem muito trabalho pela frente. O filme apenas começou", conta o homenageado. A entrega do prêmio será no dia 15 de agosto, às 21h30min, no Palácio dos Festivais.

O 42º Festival de Cinema de Gramado é uma realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Gramadotur e uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado. Conta com Patrocínio Master da Petrobras, patrocínio de Oi e Stella Artois, copatrocínio do BNDES e do Banrisul e apoio especial da DUOCASA e Corsan. Apoio: Oi Futuro, Laghetto Hotéis, Nikon, Brocker, Stemac, CiaRio, O2, Caracol, Canal Brasil, TV Com, RBS TV, Revista de Cinema e TVE. Planejamento cultural e produção da Um Cultural. Financiamento do Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: FlashTOP

Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo


Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo