Televisão discutirá recursos de acessibilidade na feira e congresso da SET-EXPO 2014

No painel serão abordados os temas relacionados aos Direitos e Deveres das emissoras de acordo com as portarias 310 e 188 do Ministério das Comunicações; as soluções disponíveis para que as emissoras se adequem a legislação atual para a geração de Closed Caption; o trabalho desenvolvido pela TV Aparecida que optou por criar seu setor de Acessibilidade para atender a demanda de produção de closed caption e audiodescrição em sua programação; Os Principais desafios na geração de conteúdo com CC e audiodescrição bem como as novas tendências e técnicas na geração de conteúdos com acessibilidade e a necessidade de se pensar em tecnologias para facilitar os processos, tanto para quem oferece, quanto para quem é considerado usuário. Nesse sentido, as palestras apresentarão um breve panorama das tecnologias mais utilizadas para recursos acessíveis e o aplicativo mobile MovieReading, uma nova forma de disponibilizar Audiodescrição e Legendas para produtos audiovisuais, com sincronismo por reconhecimento de áudio.

Palestrante: Mauricio Santana -Iguale Comunicação de Acessibilidade

Com a nova demanda para atender as necessidades de acessibilidade em diferentes áreas, como no campo da radiodifusão, da cultura e da educação, se faz necessário e oportuno pensar em tecnologias para facilitar os processos, tanto para quem oferece, quanto para quem é considerado usuário. Nesse sentido, a palestra irá apresentar um breve panorama das tecnologias mais utilizadas para recursos acessíveis e o aplicativo mobile MovieReading, uma nova forma de disponibilizar Audiodescrição e Legendas para produtos audiovisuais, com sincronismo por reconhecimento de áudio.

Palestrante: Flavia Machado -TV APARECIDA

Nas últimas décadas, os órgãos legislativos brasileiros têm atuado na criação de leis e regulamentos com diretrizes que definem como os meios de comunicação devem utilizar ferramentas para tornar a programação acessível aos deficientes. A apresentação tem como objetivo explanar esse tópico, mostrando os prazos e a quantidade de horas de programação que devem estar adequadas. Também falaremos sobre as soluções disponíveis para que as emissoras se adequem a legislação atual, na geração de Closed Caption. Os avanços tecnológicos têm permitido o aumento do consumo de conteúdos audiovisuais por telespectadores com deficiência visual e com deficiência auditiva. Em 2005, o Brasil se juntou ao grupo de países que possuem regulamentação sobre acessibilidade na comunicação televisiva. Em 2012, a TV Aparecida optou por criar seu setor de Acessibilidade para atender a demanda de produção de closed caption e audiodescrição da sua programação. Os trabalhos iniciaram no início de 2012 com o aumento gradual de programação com esses dois recursos de acessibilidade e em 2013 fez a primeira audiodescrição ao vivo da televisão brasileira. A palestra irá abordar práticas de treinamento e fluxos de trabalho bem como tendências sobre acessibilidade audiovisual em outros países.

Palestrante: Cristiano Reis Lobato Flores- ABERT

Quanto à exposição, a ideia é abordar, sinteticamente:

 A legislação que regulamenta a matéria (Lei, Decreto, Portarias MC);

 Compromissos legais atuais das emissoras (tempos, índices de qualidade, etc.) e respectivas penalizações;

 Processos judiciais que buscam a alteração das regras de aplicação do recurso de audiodescrição.

Palestrante: Ricardo Fontenelle -TV GLOBO

Os principais desafios operacionais do Closed Caption. As novas tendências e técnicas na geração de conteúdo com CC e audiodescrição. Normas & Regulamentações. Switch off: a realidade do desligamento analógico – do planejamento e perspectiva até a recepção

Mais informações:

SET | EXPO 2014

24 a 27 de Agosto de 2014

Expo Center Norte | Pavilhão Azul

São Paulo – SP – Brasil

Fonte: Sociedade de Engenharia de Televisão

Mais sobre audiodescrição
Para responder a pergunta como se produz audiodescrição na televisão, te convido a percorrer uma
Tendo como moderador Edson Moura, a seção das 15h30 da sala 17 do Congresso da
Desde 1º de julho de 2015, as emissoras de TV têm a obrigação de cumprir,


Mais sobre audiodescrição
Para responder a pergunta como se produz audiodescrição na televisão, te convido a percorrer uma
Tendo como moderador Edson Moura, a seção das 15h30 da sala 17 do Congresso da
Desde 1º de julho de 2015, as emissoras de TV têm a obrigação de cumprir,