Experimente o MovieReading nas sessões de A Despedida

Inclusão no Cinema – "A Despedida" será exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com novo recurso de acessibilidade. O filme, dirigido por Marcelo Galvão e protagonizado por Nelson Xavier e Juliana Paes, contará com o MovieReading, exclusivo aplicativo para pessoas com deficiência visual e auditiva

A Despedida

Legenda foto divulgação: Almirante e Morena estão em um quarto com iluminação avermelhada. Ela está deitada na cama, com o corpo coberto apenas por um lençol. Ele está sentado no colchão, vestido com paletó e calça social. Os dois se olham profundamente, enquanto o idoso toca os pés da jovem amante. Ao fundo a luz do dia brilha na janela, que é recoberta por uma cortina translúcida. No canto do quarto, ao lado da cama, há um abajur apagado.

O longa-metragem "A Despedida", vencedor de quatro Kikitos no Festival de Gramado, foi selecionado para competir na 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece na cidade de 16 a 29 de outubro. O filme será exibido durante o festival de cinema com recursos de acessibilidade através do MovieReading, novo aplicativo (disponível em smartphones e tablets) que permite sincronização em tempo real com o longa.

Recentemente, "A Despedida" foi o longa-metragem brasileiro mais premiado na 42ª edição do Festival de Gramado. Elogiado pela crítica e público, conquistou os Kikitos de “Melhor Diretor” para Marcelo Galvão, “Melhor Ator” para Nelson Xavier, “Melhor Atriz” para Juliana Paes e “Melhor Fotografia” para Eduardo Makino.

Este é o sexto longa-metragem da Gatacine e o primeiro no qual Galvão – que também é o roteirista – pode explorar um novo gênero, o romance. Bem diferente de tudo o que o cineasta já fez, "A Despedida" mostra que não existe idade para sonhar e amar. Inspirado em fatos reais e referências autobiográficas, o filme conta a história de Almirante, um homem de 92 anos que decide rever o maior amor de sua vida, sua amante, uma mulher apaixonada por ele e 55 anos mais nova.

"A Despedida" fala sobre um amor verdadeiro, sem limites e sem preconceito. Um filme único que, através da montagem e das interpretações dos protagonistas, nos coloca sob uma nova perspectiva, fazendo com que deixemos de ser meros espectadores para nos tornarmos também personagem, destaca Galvão.

Sobre o MovieReading

MovieReading

Descrição da foto: Sobre uma superfície clara e reflexiva estão dispostos um celular, um óculos eletrônico e sua central de comando. Os óculos estão à direita. Sua haste é bem grossa e preta, assim como o visor. Esta conectado por um fio a central de comando, uma caixinha preta à esquerda da imagem. Um pouco à frente e entre dois equipamentos, tem um celular Apple, com o display mostrando uma das telas do aplicativo MovieReading.

O aplicativo MovieReading possibilita baixar tanto legendas quanto audiodescrição em Língua Portuguesa (PTBR), para que sejam sincronizadas, em tempo real, com o filme. Desta forma, o longa "A Despedida" poderá ser assistido com autonomia e riqueza de detalhes por quem tem deficiência visual (ou certos tipos de deficiência intelectual), já que a audiodescrição – descrição em áudio de todo conteúdo visual, das ações, expressões dos atores aos cenários e figurinos – permite melhor compreensão do conjunto da obra.

O MovieReading também beneficiará usuários de legendas convencionais ou de legendas Open Caption que, além das falas, indicam em forma de texto todo o conteúdo sonoro, como as músicas, efeitos e ruídos. Este tipo de recurso é direcionado a pessoas com deficiência auditiva.

A tecnologia foi trazida ao Brasil pela Iguale Comunicação de Acessibilidade, após uma parceria com a empresa italiana Universal Multimedia Access.

Sobre as sessões de A Despedida na Mostra

Espaço Itaú De Cinema – Frei Caneca 1

18/10/2014 – 21:00 – Sábado

Cinecaixa Belas Artes – Sala Spcine

21/10/2014 – 21:45 – Terça

Espaço Itaú De Cinema – Frei Caneca 3

28/10/2014 – 17:15 – Terça

Para mais informações, contate:

Aleksandra Zakartchouk

Diretora de Comunicação do Filme A DESPEDIDA

alek@gatacine.com.br

(11) 99889 1454

Liliana Liberato

Assessora de Imprensa Iguale Comunicação de Acessibilidade

imprensa@iguale.com.br

(11) 9 7999-2802

Mais sobre audiodescrição
Criado para proporcionar acessibilidade e levar cultura a um maior número de pessoas, o aplicativo
Quem disse que arte e tecnologia não podem andar de mãos dadas? Para provar que
O terceiro dia da CinemaCon 2017 contou com a primeira palestra sobre acessibilidade em salas


Mais sobre audiodescrição
Criado para proporcionar acessibilidade e levar cultura a um maior número de pessoas, o aplicativo
Quem disse que arte e tecnologia não podem andar de mãos dadas? Para provar que
O terceiro dia da CinemaCon 2017 contou com a primeira palestra sobre acessibilidade em salas