Experimentando o MovieReading

Tive o prazer de experimentar o MovieReading, novo aplicativo de audiodescrição para smartphones, na última terça-feira (28/10). Na verdade, já havia experimentado em casa, assistindo o filme "A Valsa do Pódio" que a Iguale disponibilizou em seu canal no Youtube, mas estava ansioso para saber como seria a performance do aplicativo em uma sala de cinema. Fomos eu e o Laercio Sant’Anna, companheiro de todos os grandes momentos da audiodescrição brasileira.

Saímos um pouco atrasados, por isso resolvemos pegar um taxi. Por sorte o motorista conhecia todas as quebradas da cidade pois o trânsito estava infernal naquele dia, Chegamos no Shopping Frei Caneca menos de 5 minutos antes do horário marcado para a sessão. Não era uma sessão comum, tratava-se de uma sessão especial da Mostra de Cinema de São Paulo que exibiria o filme "A Despedida", ganhador de vários prêmios no Festival de Gramado deste ano.

A sala nº 2 do Cine Espaço Itaú estava lotada, presentes o diretor do filme, o produtor, alguns artistas que participaram do filme, vários jornalistas, várias pessoas cegas e algumas pessoas surdas, além de muitas outras pessoas que apenas queriam ser os primeiros a assistir um filme que avalio como simplesmente maravilhoso.

Recepção

A recepção, tanto de funcionários do shopping quanto do Espaço Itaú, me impressionaram, bem melhor que alguns meses atrás quando fui ao mesmo local assistir outro filme. Na porta do shopping um segurança veio ao nosso encontro, imediatamente chamou pelo rádio outra pessoa que nos acompanhou até a bilheteria do cinema, e de lá uma funcionária do cinema nos conduziu até a sala de exibição. Neste ponto vale um destaque, pois pudemos sentar no lugar que escolhemos, diferente de outra oportunidade em que solicitaram que eu sentasse na última fila.

Instalando e configurando o MovieReading

A instalação e configuração do aplicativo é muito simples, nada de diferente de qualquer outro APP. Basta procurar pelo MovieReading na Apple Store ou no Google Play, mas para facilitar a localização do programa preste atenção na forma como escreve o nome do aplicativo: tudo junto, com o "M" e o "R" maiúsculos.

Baixando a trilha da audiodescrição ou das legendas para seu smartphone

Recomendo que antes de sair para o cinema você já faça o download da trilha da audiodescrição ou das legendas para seu smartphone, assim você garante maior velocidade na transferência pois nem todos os cinemas disponibilizam uma conexão WIFI aberta. Levei menos de 5 minutos para fazer esse download em casa. Para isso, ative a guia "Market" no menu do aplicativo. Será apresentada uma lista de todos os filmes disponíveis, basta escolher se deseja baixar a trilha de audiodescrição ou a trilha de legendas, então clique no filme desejado para que o download inicie imediatamente.

Sincronizando o aplicativo com o filme

Logo que começou a projeção, ainda de comerciais e trailers de outros filmes, cliquei na guia "Meus Filmes" do aplicativo, depois cliquei no nome do filme. Na página seguinte, o aplicativo pediu para não esquecer de colocar o smartphone em modo avião e baixar o brilho da tela para não incomodar outras pessoas sentadas próximas. Também é necessário não esquecer de plugar o fone de ouvido pois, a partir deste ponto, o aplicativo desligará os alto falantes do aparelho, também visando evitar incômodo para outras pessoas. Feito isso, clique no botão "OK", então é só esperar o início do filme que o aplicativo ficará "escutando" o áudio da sala e reconhecerá o início do filme e fará a sincronização automaticamente.

No caso de "A Despedida", foi necessário incluirem a seguinte locução: olá, sincronize seu aparelho agora e boa diversão. Isso porque os primeiros 15 minutos do filme são de silêncio quase absoluto, o que poderia dificultar a sincronização do aplicativo e poderíamos perder descrições importantes durante esse tempo. Fiquei impressionado com a velocidade com que o aplicativo fez a sincronização com o áudio do filme, mesmo tendo como base uma frase tão curta. Daí em diante, a sincronização das trilhas de áudio do filme e das descrições foi impressionante, nem parecia tratar-se de duas trilhas distintas! Vale a pena destacar que essa providência não foi necessária no caso de "A Valsa do Pódio", o aplicativo sincronizou com o áudio do filme logo na primeira frase dos atores.

Qualidade do áudio das descrições

Gostei bastante da qualidade do áudio das descrições. Entendo muito pouco disso, mas segundo o Laercio, músico que tem ouvido absoluto, a qualidade era semelhante a de um MP3 gravado com taxa de compressão de 64 bits em mono. Segundo o pessoal da Iguale, representante do MovieReading no Brasil, que também estavam presentes na sessão, o aplicativo permite a gravação da trilha de audiodescrição com qualidade ainda maior, o único prejuízo seria maior tempo de download de um arquivo mais pesado.

A audiodescrição de "A Despedida"

O roteiro da audiodescrição de "A Despedida" foi produzido pelas gaúchas Mimi Aragón e Kemi Oshiro para a exibição do filme em Gramado. No aplicativo, a narração das descrições é feita na voz do Leo Rossi, diretor da Iguale. E aqui não posso deixar de destacar o quanto me deixou feliz essa parceria, demonstrando o espírito de união existente entre nossos audiodescritores que, despojados de vaidade e ambição, compartilharam uma audiodescrição perfeita e uma locução primorosa a um filme maravilhoso, criando uma verdadeira obra prima para os olhos de quem vê ouvindo!

Paulo Romeu

Fonte: Blog da Audiodescrição

Mais sobre audiodescrição
Criado para proporcionar acessibilidade e levar cultura a um maior número de pessoas, o aplicativo
Quem disse que arte e tecnologia não podem andar de mãos dadas? Para provar que
O terceiro dia da CinemaCon 2017 contou com a primeira palestra sobre acessibilidade em salas


Mais sobre audiodescrição
Criado para proporcionar acessibilidade e levar cultura a um maior número de pessoas, o aplicativo
Quem disse que arte e tecnologia não podem andar de mãos dadas? Para provar que
O terceiro dia da CinemaCon 2017 contou com a primeira palestra sobre acessibilidade em salas