Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação

Em face das dificuldades de acesso das pessoas com deficiência visual aos diversos produtos culturais audiovisuais, este trabalho, intitulado Inclusão na TV : audiodescrição de filmes publicitários e a relevância da informação, visa propor audiodescrições de filmes publicitários baseadas nos fundamentos da Teoria da Relevância, de Sperber & Wilson (1986; 1995), para que sejam acessíveis a este público.

Tal modelo de comunicação e cognição humanas explicita que a atenção e o pensamento estão direcionados às informações que parecem ser relevantes e ao processarem tais informações nas trocas comunicativas cotidianas os indivíduos recorrem à elaboração de inferências. Neste sentido, os roteiros das audiodescrições foram baseados na análise das possíveis inferências internas e externas aos filmes, considerando que um comercial de televisão precisa combinar estímulos verbais e não verbais, os quais manipulam o processo de compreensão de um comercial pelo público-alvo.

Os principais conceitos da Teoria da Relevância da informação usados neste trabalho são: comunicação ostensivo-inferencial, ambiente cognitivo e formação do contexto, processos inferenciais, esforço de processamento e efeitos cognitivos.

Foram selecionados três filmes publicitários a partir de sua interação entre as personagens para que fosse possível a análise do processo inferencial humano e a posterior elaboração das audiodescrições tendo em vista as informações verbais e não verbais tidas como relevantes para a interpretação dos filmes pelo público com deficiência visual.

Leia a dissertação completa de Gabriela Del Rio de Rezende.

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