O ENADES e as crianças

“…Quando cheguei ao local marcado , sala de audiovisual do Colégio Marista, todos já estavam me esperando, 23 crianças de uma escola da rede municipal, chamada Maria da Luz Gotti entre elas uma garotinha cega , todos entre 6 e 7 anos , e três crianças com baixa visão que têm atendimento especializado na ACDV . Também estavam lá professora, supervisora e diretora da escola municipal , representantes da ACDV e secretaria de educação .

Ancine publica a Instrução Normativa 116 DE 18/12/2014

Com o objetivo de estimular a universalização do acesso às obras audiovisuais, em especial as nacionais, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) publicou a Instrução Normativa nº 116, que dispõe sobre as normas gerais e critérios básicos de acessibilidade a serem observados por projetos audiovisuais financiados com recursos públicos federais geridos pela Agência.

America Acessivel: Informação e Comunicação para TODOS

Nós, os participantes do foro regional “América acessível: Informação e Comunicação para TODOS”, realizado em São Paulo, Brasil, de 12 a 14 de novembro de 2014, gostaríamos de agradecer aos anfitriões, à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, aos organizadores do “América acessível: Informação e Comunicação para TODOS”, a União Internacional de Telecommunicações (UIT), à representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e à Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil (SDH) e aos patrocinadores.

Encarte na Faixa: movimento dissemina ideia de criar faixa bônus de audiodescrição em CDs e DVDs

Músicos, pessoas com deficiência visual, instituições representativas e formadores de opinião, entre outros atores da sociedade civil, lançam no dia 13 de dezembro, em Curitiba, o Movimento Encarte na Faixa. A ação tem o objetivo de garantir o acesso de pessoas com deficiência visual ao conteúdo dos encartes de CDs e DVDs, por meio de faixa bônus com a gravação em áudio da ficha técnica das músicas, textos de apresentação e audiodescrições das imagens do álbum.

Encontro presencial dos pós-graduandos em audiodescrição da UFJF

Ampliar as perspectivas da audiodescrição, esse foi o enfoque das aulas promovidas pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF durante o 3º encontro presencial de Audiodescrição, realizado entre os dias 27 a 29 de novembro na UFJF.