Encarte na Faixa: movimento dissemina ideia de criar faixa bônus de audiodescrição em CDs e DVDs

Músicos, pessoas com deficiência visual, instituições representativas e formadores de opinião, entre outros atores da sociedade civil, lançam no dia 13 de dezembro, em Curitiba, o Movimento Encarte na Faixa. A ação tem o objetivo de garantir o acesso de pessoas com deficiência visual ao conteúdo dos encartes de CDs e DVDs, por meio de faixa bônus com a gravação em áudio da ficha técnica das músicas, textos de apresentação e audiodescrições das imagens do álbum.

Encarte na Faixa

Sábado, 13 de dezembro, é o Dia Nacional dos Cegos, por isso a data foi escolhida para lançar o movimento. Uma série de atividades será realizada no dia, entre elas uma roda de choro e samba, em local e horário a ser definido.

Ações

No dia 13 de dezembro vai ao ar uma funpage no Facebook, onde serão divulgadas as ações do Encarte na Faixa, assim como o nome das pessoas que aderirem ao movimento. No espaço virtual serão divulgados vídeos, depoimentos, informações, imagens entre outras peças para disseminar a iniciativa. "A ideia é construir um movimento horizontal, no qual todos participem, contribuam e se tornem protagonistas do Encarte na Faixa. É um movimento que está sendo construído por todos, onde qualquer pessoa pode participar, dar ideias, promover ações, gravar o encarte dos CDs e DVDs e disseminar a causa", explica o cientista social Manoel Negraes, que tem baixa visão e é o idealizador do Encarte na Faixa.

Adesões

O Encarte na Faixa já conta com o apoio de pessoas de Curitiba e outras cidades do Brasil. Entre os nomes estão: os jornalistas Álvaro Borba, Cinthia Gomes, Fernanda Felicioni e Rodrigo Browne; os músicos Estrela Leminski, Jô Nunes, João Egashira, Troy Rossilho, Roberta Valente e Ariel Mujica; os radialistas Lais Mann, Noemi Osna e Gustavo Simão; Diele Pedrozo Santo, Amanda Nicolau e Lilian Merege Biglia, que atuam no Instituto Paranaense de Cegos; Livia Motta e Felipe Leão Mianes, especialistas em audiodescrição, entre outras pessoas. Também estão sendo pensadas a identidade visual do movimento, pelo designer curitibano Rafael Camargo, e a criação de um jingle pelo produtor musical e compositor paulista Eduardo Maranhão.

Informações

Manoel Negraes – (41) 9201-2711 / manoel.mid@gmail.com

Mais sobre audiodescrição
Em um cantinho ao lado do palco, Rafaella Sessenta, 32, alonga braços e pernas. Posiciona-se
Ministério da Cultura apresenta todo o carisma dos personagens animados da série de TV em
A cantora e compositora Luiza Caspary apresenta no dia 25 de abril, na Livraria da


Mais sobre audiodescrição
Em um cantinho ao lado do palco, Rafaella Sessenta, 32, alonga braços e pernas. Posiciona-se
Ministério da Cultura apresenta todo o carisma dos personagens animados da série de TV em
A cantora e compositora Luiza Caspary apresenta no dia 25 de abril, na Livraria da