Workshop de Audiodescrição para Teatro no Centro Cultural CEEE – Erico Verissimo

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo em parceria com o Grupo de Pesquisa de Linguagem Cênica Acessível, constituído em setembro de 2014 pela Las Brujas Cia de Teatro e feitiços e pelas audiodescritoras da OVNI Acessibilidade Universal, irá realizar um Workshop de Audiodescrição para Teatro no dia 30 de Abril, às 14h, na Sala Noé de Mello Freitas do CCCEV, com entrada franca. O evento marca o início do segundo ano da pesquisa do Grupo.

O Workshop de Audiodescrição para Teatro abordará conceito e tipos de audiodescrição, seu público-alvo, técnicas de roteirização e narração, entre outros aspectos da aplicação do recurso nas artes cênicas. A proposta é também partilhar o conhecimento e as experiências produzidas ao longo do percurso de pesquisa e prática do Grupo, que no primeiro ano teve seu trabalho voltado para a audiodescrição aberta, buscando pesquisar as diferentes formas de utilizar o recurso no teatro, compreendendo improviso de cenas, criação de roteiro de audiodescrição e narração.

A parceria entre a Las Brujas Cia de Teatro e feitiços e as audiodescritoras da OVNI Acessibilidade Universal (então na Tagarellas Audiodescrição, iniciou-se em 2013, com a montagem do espetáculo de teatro infantil A Menina do Cabelo Vermelho, e consolidou-se com a iniciativa de realizar a primeira temporada de teatro infantil na Região Sul com o recurso de audiodescrição aberta em todas as sessões. A iniciativa pioneira resultou no convite para integrarem a programação da II Conferência Internacional para a Inclusão em Leiria, Portugal, em julho de 2014. Além da participação em palestras e debates, foi apresentado na Praça Rodrigues Lobo o espetáculo Filó de Bolso – A Menina do Cabelo Vermelho com audiodescrição aberta.

Serviço: Workshop de Audiodescrição para Teatro – Grupo de Pesquisa de Linguagem Cênica Acessível
Realização: Las Brujas Cia de Teatro e feitiços e OVNI Acessibilidade Universal
Quando: 30 de Abril de 2015, das 14h as 17h
Onde: Sala Noé de Mello Freitas, 2° do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Quanto: Entrada franca
Público-alvo: Artistas, produtores e demais interessados no tema da acessibilidade.
Ministrantes: Mimi Aragón e Kemi Oshiro, Lolita Goldschmidt, Diana Manenti e Dani Dutra
Dias e horários Local Sala Noé de Mello Freitas, 2º andar

Fonte: Centro Cultural CEEE – Erico Verissimo

Mais sobre audiodescrição
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecem cursos
O Itaú Cultural promove em dezembro a segunda edição do "Entre Arte e Acesso", evento
Objetivos: o curso de audiodescrição Da Imagem Estática a Palavra Falada tem por objetivo fornecer


Mais sobre audiodescrição
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecem cursos
O Itaú Cultural promove em dezembro a segunda edição do "Entre Arte e Acesso", evento
Objetivos: o curso de audiodescrição Da Imagem Estática a Palavra Falada tem por objetivo fornecer