Inscrições para a segunda turma de Especialização em Audiodescrição da UFJF

O curso de Especialização em Audiodescrição promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), abrirá uma segunda turma ainda este ano. Estão previstas 100 vagas a partir do segundo semestre. O curso tem o objetivo de capacitar profissionais para promover a acessibilidade de pessoas com deficiência visual a partir da narração de informações exclusivamente visuais, como imagens, cenários e ações, que são necessárias para a compreensão total de conteúdos multimídia e apresentações culturais.

Novas e antigas profissões

Com o avanço tecnológico e a mudança de hábitos, atividades tradicionais desaparecem e cedem lugar a novas formas de trabalho, muitas delas inimagináveis há poucos anos. O sapateiro, o alfaiate e o ascensorista são profissionais cada vez mais escassos. Enquanto isso, novos campos de atuação ganham espaço no mercado como o audiodescritor, por exemplo.

Ministério da Cultura cria comissão para elaborar guia de acessibilidade em produções audiovisuais

Professores universitários, legendistas, tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescritores – alguns deles com deficiência sensorial – reuniram-se na semana passada e formaram uma comissão que vai elaborar um guia sobre a acessibilidade em produções audiovisuais. O encontro, realizado durante o Seminário de Tradução Audiovisual (TAV) e Acessibilidade, na Universidade de Brasília (UnB), contou com apoio do Instituto de Letras da instituição.

Formatura dos primeiros especialistas brasileiros em audiodescrição

Está chegando ao fim o primeiro curso brasileiro de formação de especialistas em audiodescrição. Promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD). Em iniciativa inédita, foi possível viabilizar o primeiro curso sobre esta temática a nível de especialização no Brasil, com o principal objetivo de capacitar profissionais para promover a acessibilidade de pessoas com deficiência visual em apresentações culturais, com a descrição falada de imagens. O edital para a próxima turma está sendo elaborado e vai ser lançado pela UFJF a partir do 2º semestre, com abertura de cem novas vagas.

TecnoMultimedia Infocomm Brasil 2015 apresenta os aplicativos MovieRio BT-200 e MovieReading

a Epson e a Iguale apresentarão muitas novidades na TecnoMultimedia Infocomm Brasil, e uma delas serão os óculos inteligentes Moverio BT-200, o mais recente lançamento da empresa no mercado de "wearables", equipados com tecnologia capaz de aproveitar o máximo da Realidade Aumentada (RA). Com aplicações para diversos mercados, como a versão voltada para acessibilidade em cinemas, possui câmara, giroscópio, GPS e outros sensores inseridos no produto, que permitem que o software perceba os movimentos do usuário e de seu entorno, para proporcionar experiências úteis e inovadoras.

O encantamento de um cinéfilo com a audiodescrição

Um mundo sem imagem, mas não sem poesia! Estou sentado, sozinho, na sala escura. Uma voz de homem, muito calma, fala em meu ouvido: “Fundo preto, letras brancas, sobem os créditos”. Uma hora e meia mais tarde, a voz do homem, calma, mas com um tom levemente embargado, diz: "A cova de May está rodeada de pessoas do álbum de fotografias".

Mil E Uma Noites é a primeira novela com audiodescrição na televisão brasileira

Depois de alguns anos de jejum, a Band reativou sua faixa de novelas no horário nobre. Desta vez, porém, não foi com uma produção nacional, tampouco com uma importada em língua espanhola – mas sim com uma telenovela produzida na Turquia. A trama em questão chama-se Mil e Uma Noites e já fez sucesso em diversos países vizinhos, como Colômbia e Chile. Mas a grande novidade é que a emissora está disponibilizando, pela primeira vez no Brasil, o recurso da audiodescrição nesse tipo de programa, o que era esperado com ansiedade pelos expectadores com deficiência visual.