VouVer promove o II Encontro de Acessibilidade de Pernambuco

Evento promovido pela VouVer Acessibilidade marca o dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência e reunirá profissionais  de destaque  para uma semana repleta de atividades no Recife Um encontro para vivenciar, discutir, experimentar e refletir sobre a aplicabilidade dos recursos de acessibilidade comunicacional; um encontro entre o espectador, o objeto artístico, os artistas, os produtores, os educadores, os seres humanos e a vontade de se ter uma sociedade mais inclusiva.

Encontro de Acessibilidade de Pernambuco

Em comemoração ao dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, dia 21 de setembro, a VouVer Acessibilidade promove o “II Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco” com o tema “O Espectador em Questão”, de 18 a 26 de setembro, na Caixa Cultural Recife.

Palestras, mesas-redondas, exposição de artes visuais, apresentações de dança e de teatro, desfile de figurinos teatrais, visitas guiadas e exibição de curta-metragem erótico farão parte da intensa programação preparada para a 2ª edição do evento. Todas as atividades artísticas serão seguidas de um "Encontro/debate" (que consistirá na abertura de um bate-papo entre os espectadores e os envolvidos nas ações de acessibilidade), e contarão com o recurso da audiodescrição e intérprete de Libras. Além disso, serão ministradas duas oficinas e um curso introdutório de audiodescrição.

Os grandes destaques desta edição são os nossos convidados externos.  No dia 18/09, contaremos com a presença do professor Dr. Flávio Desgranges, do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo, que proferirá a palestra de abertura intitulada "A questão do Espectador". Flávio é coordenador do iNerTE "Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral" e realizou estágio investigativo acerca da formação de espectadores no Departamento de Sociologia do Teatro da Universidade Livre de Bruxelas (1999/2000). Na ocasião, teremos ainda a presença do professor Dr. Jefferson Fernandes (UFRN), do Rio Grande do Norte, orientador de trabalhos que versam sobre o tema da audiodescrição e da inclusão, para mediar o debate.

Para potencializar o nosso ciclo formativo, receberemos a pesquisadoraMs Bruna Alves Leão, do Ceará, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, Mestre em Linguística Aplicada com ênfase em Tradução Audiovisual Acessível pela UECE que ministrará a oficina de Introdução à Legendagem para surdos nos dia 19 e 20 de setembro. Teremos ainda um dos precursores da audiodescrição no Brasil e gestor da Iguale Comunicação de Acessibilidade, Maurício Santana, de São Paulo,  que ministrará a oficina “Produção e recursos técnicos para a audiodescrição gravada”, no dia 26 de setembro.

Descrição da imagem: flyer colorido do Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco. Sobre fundo retangular azul claro, no topo a logo da VouVer Acessibilidade, abaixo e ao centro, um quebra-cabeça com peças em tons de azul e vermelho, que formam uma cabeça de perfil para direita.No entorno da cabeça, algumas peças estão soltas. Abaixo, em azul:“Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco: O espectador em questão, de 18 a 26 de setembro na Caixa Cultural Recife”.

VouVer Acessibilidade
Andreza Nóbrega
Gestora

Mais sobre audiodescrição
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017


Mais sobre audiodescrição
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017