Semana da Pessoa com Deficiência discutiu a importância da audiodescrição

A 21ª Semana da Pessoa com Deficiência do Estado do Rio Grande do Sul abordou nessa quarta-feira (26) o debate sobre o eixo Comunicação. Com a participação de jornalistas e técnicos de informática dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o encontro promoveu a discussão sobre audiodescrição nas assessorias e veículos de comunicação, softwares livres e web acessibilidade. O evento ocorreu no auditório do Palácio da Justiça.

21ª Semana da Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Sul

Segundo o diretor presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no RS (Faders), Roque Bakof, a intenção do evento é mostrar exemplos de participação das pessoas com deficiência sobre a ética de algumas temáticas. “Dentre elas a capacidade de se comunicar. Trazemos hoje jornalistas porque são disseminadores de conteúdos e de conhecimento para todos os órgãos, para que o assunto possa ser repassado e assimilado pela sociedade”, destaca. Bakof disse ainda que “a comunicação é determinante e a finalidade ao colocar o tema em discussão é, com certeza, sairmos mais fortalecidos. Sintam-se cada vez mais ‘pedreiros’ desse ideal, não só nosso, mas de toda a sociedade”.

Jorge Amaro, técnico da Faders, falou da audiodescrição com base na construção política e social e na acessibilidade de comunicação que significa não haver barreiras interpessoais, escritas e virtuais. Além disso, apontou a invisibilidade na mídia da pessoa com deficiência, dados sobre a legislação brasileira e sua história, que somente a partir dos anos 1990 começou a discutir a inclusão na sociedade. “Todos devem ter o direito mínimo de qualidade de vida, acessibilidade, acesso à educação, ao trabalho e ao esporte e lazer”, afirma.

Segundo o técnico, a acessibilidade parte de princípios como autonomia e segurança. “Audiodescrição entra nesse processo quando o assunto é acessibilidade de comunicação. Audiodescrição é transformar imagens em palavras. É a arte de transformar aquilo que é visto no que é ouvido. É o visual transformado em verbal”, assegura.

Aproximadamente 350 mil pessoas cegas ou com baixa visão se utilizam desse recurso, mas disléxicos, pessoas com deficiência intelectual e pessoas com dificuldade de aprendizagem também são favorecidos. Amaro afirmou que a audiodescrição é algo que está em elaboração no Brasil, mas são desafios a serem enfrentados.

No final do evento, o consultor em Tecnologias Assistivas da Faders, Emanuel Noimann, apresentou alguns softwares que podem ser utilizados, tais como leitores de tela, dando acesso à comunicação a todas as pessoas, que é um direito humano fundamental.

Promotores

A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência conta com apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede), SJDH, Secretaria Estadual de Saúde e equipe Proser, Secretaria Estadual da Educação, Secretaria da Cultura e Casa de Cultura Mario Quintana, Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, juntamente com a Fundergs, Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado (SRTE/MTE), Grupo CEEE, Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) e demais colaboradores.

Texto: Cassiane Osório
Edição: Léa Aragón/CCom

Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Mais sobre audiodescrição
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017


Mais sobre audiodescrição
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017