Supletivo do Céu

A TV Aparecida estreou mais uma grande atração, o seriado Supletivo do Céu. A TV que já realizou a série “Família Rocha” e o filme “A travessia da Serra que chora” quer com esse novo projeto investir em um público que gosta de teledramaturgia e humor, ganhando assim mais espaço no meio televisivo.

Supletivo do Céu

Inspirado no formato humorístico consagrado por Chico Anysio na Escolinha do Professor Raimundo, Supletivo do Céu se passa dentro de uma sala de aula improvisada no sótão de uma igreja onde o Padre Divino, interpretado pelo ator Gilberto Salvio, tem a missão de ensinar a uma turma de paroquianos “esquecidos” os ensinamentos bíblicos. Para isso, ele contará com a ajuda do Frei Josias (Phil Miler), um sábio, entendedor das coisas celestiais, que ajudará todos aqueles que precisam de reforço nas coisas da fé.

Os criadores de Supletivo do Céu, padre Josafá Moraes e Romulo Barros, inspiraram-se também nas catequeses, nas escolas dominicais, nas aulas de reforço de ensino adulto para, junto com os roteiristas Celso Garcia e João Dias Jr., prepararem um programa que reúna toda a família para assistir.

A turma de alunos de Supletivo do Céu é formada por 14 personagens, interpretados por grandes atores, entre eles: Phil Miler, Dennis Derkian, Marlene Silva, Vida Vlatt e Adriano Prado, já conhecido pelos telespectadores da emissora com o personagem Tonho Prado do programa Terra da Padroeira.

Para o diretor geral da TV Aparecida, padre Josafá Moraes, esse projeto vai ao encontro da maturidade que a emissora está vivendo: "O Supletivo do Céu tem a maturidade da TV Aparecida neste momento, prestes a completar 10 anos. Com profissionais de alto gabarito, são atores de renome que já fizeram Viva o Gordo, novelas, teatro e cinemas".

Sobre o formato, que mistura dramaturgia e humor, padre Josafá Moraes, afirmou: "Conhecemos bem o público da TV Aparecida, sabemos que não se pode criar um novo formato que não siga as boas tradições. Supletivo do Céu, criada a partir do resultado de pesquisas, oferece um formato diferenciado", justificou.

Para o diretor, o projeto também é ousado e desafiador: "É uma retradução para uma TV católica, com uma linguagem que favoreça a nossa orientação e ao mesmo tempo seja inovador. Somos a TV católica mais nova do mercado e nós somos os primeiros a acreditar nesse formato, e a direção da TV entende que requer investimento", conclui.

Pensando na acessibilidade dos telespectadores, todos podem acompanhar Supletivo do Céu com audiodescrição e closed caption. Esses recursos possibilitam que pessoas com deficiência auditiva e ou com deficiência visual possam acompanhar, entender e compreender melhor a programação da TV Aparecida. O closed caption, ou legenda oculta, consiste na transcrição das falas e de informações sonoras contidas em programas televisivos para o formato de legendas. A audiodescrição é uma narração que descreve elementos visuais e sonoros (cenários, figurinos, expressões faciais, movimentação de personagens, etc) de programas de TV, filmes e desenhos animados. As descrições são inseridas nos intervalos das falas. A audiodescrição também é um recurso que beneficia pessoas com dislexia, pessoas com autismo, pessoas com deficiência intelectual e idosos com baixa acuidade visual. Sabendo da importância da inclusão da acessibilidade na programação, a TV Aparecida criou um setor exclusivo para a produção desses recursos de acessibilidade: Setor de Acessibilidade e Multimídia.

Supletivo do Céu:

19 de julho, domingo, às 12h15 – Com horários alternativos nas terças-feiras, às 19h50, e sextas-feiras, às 23h!

Mais sobre audiodescrição
Para responder a pergunta como se produz audiodescrição na televisão, te convido a percorrer uma
Desde a segunda-feira (18/04), os telespectadores da TV Aparecida que acompanham diariamente a programação da
Durante todo o mês de setembro, a TV Aparecida está exibindo no “Super Quarta, às


Mais sobre audiodescrição
Para responder a pergunta como se produz audiodescrição na televisão, te convido a percorrer uma
Desde a segunda-feira (18/04), os telespectadores da TV Aparecida que acompanham diariamente a programação da
Durante todo o mês de setembro, a TV Aparecida está exibindo no “Super Quarta, às