Juiz de Fora e Viçosa oferecem minicurso e oficina de audiodescrição

Alunas da especialização em audiodescrição da Universidade de Juiz de Fora promovem minicurso e oficina de audiodescrição.

A luta pela acessibilidade ganhou mais duas guerreiras: Kelly Scoralick e Patrícia Almeida. A dupla se conheceu no primeiro curso de Especialização em Audiodescrição do Brasil, promovido pela Secretaria de Defesa da Pessoa com Deficiência e que teve o suporte da Universidade Federal de Juiz de Fora, através do NGIME (Núcleo do Grupo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância). Mestres e Doutores de todo o país ministraram as aulas, que trouxeram para a turma os conceitos do recurso da Audiodescrição assim como sua aplicabilidade. E não são apenas elas: Alunos do curso de Especialização em Audiodescrição já começam a fazer a diferença na sociedade.

Kelly Scoralick, com sua bagagem na produção jornalística e acadêmica, fortaleceu seus conhecimentos, adquiridos desde sua primeira formação, agora sendo finalizado pelo doutorado. Enquanto Patrícia Almeida, poeta, produtora na área de Educação para o Cinema, recorre a sua base iniciada no extinto curso de Rádio e Televisão da UFJF. Além de terem apresentado seus Trabalhos de Conclusão de Curso recentemente, as duas já começam a divulgar o recurso através de minicursos e oficinas de Audiodescrição (AD) na Zona da Mata.

A Audiodescrição vem para traduzir as imagens em palavras e assim, facilitar a compreensão e entendimento das informações visuais para pessoas com deficiência visual. Desta forma, o recurso promove o acesso de cegos aos cinemas, aos espetáculos teatrais e de dança, em musicais, palestras, museus e nos programas televisivos.

O primeiro minicurso e oficina das especialistas será ministrado na próxima semana, dentro da programação do Simpósio de Integração Acadêmica (SAI/2015) no Centro de Ensino e Extensão da Universidade Federal de Viçosa (CEE/UFV), nos dias 20 e 21. Quem não tiver como se inscrever nesta primeira oportunidade, ainda há tempo para a segunda, que acontece dentro da programação do Primeiro Plano Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades.

Minicurso e Oficina de Audiodescrição (SAI/2015)
Audiodescrição (descrição de imagens) para cinema, teatro, televisão e eventos
Dias 20 e 21 de outubro, das 14 às 18h na Sala 08 do CEE (Centro de Ensino e Extensão da UFV)
Oficina de Audiodescrição de curtas-metragens (Primeiro Plano)
Dias 29 e 30 de outubro, das 9 às 12h na Casa de Cultura da UFJF

Facilitadoras (minicurso e oficina de AD):

Kelly Scoralick
Atuou como editora, repórter e produtora. Atualmente professora substituta na Universidade Federal de Viçosa/ MG. Doutoranda em Comunicação pela UFRJ. Mestre em Comunicação pela UFJF, especialista em Audiodescrição e também em Mídia e Deficiência pela UFJF, graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social UFJF. Pesquisas em comunicação para cidadania, inclusão, pessoas com deficiência.

Patrícia Almeida
Graduada em Comunicação Social/UFJF com habilitação em Rádio e Televisão (1995), trabalhou em emissoras de rádio, produtoras de vídeo e produções culturais. Especialista em Arte, Cultura e Educação pelo Instituto de Artes e Design/UFJF (2008) e Especialista em Audiodescrição pela Faculdade de Educação Física e Desportos/UFJF (2015). Coordenadora da Sessão Escola do Primeiro Plano, autora do livro Vendo Pão & Água – poemas e canções (2010) e, mais recentemente, microempreendedora da marca Desnudez Declamada.

Fonte: E-mail enviado para o blog

Mais sobre audiodescrição
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecem cursos
O Itaú Cultural promove em dezembro a segunda edição do "Entre Arte e Acesso", evento
Objetivos: o curso de audiodescrição Da Imagem Estática a Palavra Falada tem por objetivo fornecer


Mais sobre audiodescrição
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecem cursos
O Itaú Cultural promove em dezembro a segunda edição do "Entre Arte e Acesso", evento
Objetivos: o curso de audiodescrição Da Imagem Estática a Palavra Falada tem por objetivo fornecer