Stop Motion para todos os públicos, inclusive aqueles com deficiência

A partir desta terça-feira (24), o Cinema São Luiz e o Cinema do Museu, no Recife, recebem a 5ª edição do Festival Internacional Brasil Stop Motion. Durante o evento, haverá exibição de filmes, mostra competitiva, mostra com audiodescrição, oficinas e masterclass com o animador, roteirista e diretor tcheco Jan Balej, homenageado desta edição. Ao todo, serão exibidos 61 filmes de 26 países. O festival segue até o sábado (28).

Stop Motion: oficina de audiodescrição

PraCegoVer: Festival Internacional Brasil Stop Motion terá Oficina de animação de personagem será ministrada por Michael Carrington e tem foco na coreografia e interação dos bonecos

A mostra competitiva de Stop Motion será realizada de terça a sexta-feira, com produções nacionais e de países como Holanda, Austrália, Argentina, Canadá, Itália, Uruguai, Índia, Inglaterra, Espanha, entre outros.

De acordo com a organização do Brasil Stop Motion, 275 animações de 46 países passaram por um longo processo de seleção, resultando na escolha de 51 filmes de 23 países. Todas as sessões são gratuitas.

Entre as produções brasileiras estão os curtas “Bem me Quer”, de Levi Magalhães (CE), “The Old Lady”, de Eve Ferretti (PR), “O quebra-cabeça de Tarik”, de Maria Leite (MG) e “Òrun Àiyé – A criação do mundo”, de Jamile Coelho e Cintia Maria (BA).

Jan Balej

PraCegoVer: Jan Balej é o homenageado desta edição do Festival Internacional Brasil Stop Motion

Na abertura do Brasil Stop Motion (24), no Cinema São Luiz, haverá o lançamento do filme Malá z rybárny (Little from the fish shop), a partir das 19h30. Além da exibição do longa – pela primeira vez na América do Sul -, será ministrada a masterclass do cineasta Balej, com tradução simultânea para o público. A aula será apresentada novamente na quarta (25), das 14h às 17h, na Universidade Católica de Pernambuco, mas as vagas já estão esgotadas.

Além da masterclass, a programação durante a semana também inclui oficinas de animação de personagem com Michael Carrington, animação em Stop Motion com Camila Kauling, Stop Motion para surdos com Tatiana Martins e André Luiz e Stop Motion Infantil com Nathália Vieira. As vagas, no entanto, também estão esgotadas.

Para dar mais conforto ao público, o festival oferece, pela terceira vez, a Mostra com Audiodescrição, a partir das 15h da quinta (25), no Cinema do Museu, em Casa Forte. Ao todo, serão exibidos nove filmes que foram destaque em 2014. As produções são nacionais e internacionais.

Serviço

V Festival Internacional Brasil Stop Motion
De terça (24) as sábado (28)
Cinema São Luiz – R. da Aurora, 175, Boa Vista, Recife
Cinema do Museu – Avenida Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife
Sessões gratuitas

Fonte: G1 – Pernambuco

Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo


Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo