Turismo e eventos: acessibilidade como diferencial competitivo

O Bento Convention Bureau em parceria com seus associados IGUALLA – Soluções em Acessibilidade, Grupo DCA e Hotel Vinocap promoveram um ciclo de palestras sobre a importância de promover a acessibilidade e todas as suas vantagens para o segmento de turismo e eventos. O evento aconteceu dia 24, na sala de eventos do Hotel Vinocap – centro de Bento Gonçalves. Hoje no Brasil existem mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência além do grande percentual de pessoas com mobilidade reduzida e de idosos.

Acessibilidade como diferencial competitivo em turismo e eventos

As adequações para que se atenda de forma correta essa parcela da população são cada vez mais necessárias para todos os segmentos de mercado. No que se refere ao turismo e eventos, investir em acessibilidade pode impactar de forma positiva para os negócios, aumentando público e consequentemente gerando mais receitas.

Saiba mais sobre turismo e eventos acessíveis: Posts com o assunto "Passeios turísticos"”>.

O evento teve como palestrantes:

Marta Rossi – CO CEO na empresa ROSSI & ZORZANELLO promotora do Festival Internacional de Turismo e Eventos de Gramado, que apresentou o CASE sobre o Salão de Acessibilidade dentro do FESTURIS.

Bruna Schatschineider – Coordenadora do núcleo de impressão em braille da ACERGS falou sobre turismo e eventos inclusivos.

Júlio Ortolan – CO CEO na empresa IGUALLA – Soluções em Acessibilidade discorreu sobre como a acessibilidade pode impactar nos negócios.

Após as palestras aconteceram depoimentos da medalista e atleta paraolímpica de Bento Gonçalves Rosangela Dalcin e de Paulo Roberto da Silva Tenutti – Esgrimista na equipe GNU/ASASEPODE.

O evento também proporcionou aos participantes interessados uma experiência com audiodescrição, um recurso que consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente, como espaços, paisagens, arquitetura, etc. A experiência foi mediada por Márcia Caspari responsável pela audiodescrição de roteiros turísticos e do festival de cinema de Gramado.

Fonte: Bento Convention Bureau

Foi uma experiência em que todos enxergaram. Na tarde deste sábado, pessoas com e sem
João, Sabrina e Maristela nunca viajaram de avião. Além desse traço em comum, eles são
Inclusão. Esta é a palavra-chave num novo segmento de roteiros rodoviários que a Fresp (Federação


Mais sobre audiodescrição
Foi uma experiência em que todos enxergaram. Na tarde deste sábado, pessoas com e sem
João, Sabrina e Maristela nunca viajaram de avião. Além desse traço em comum, eles são
Inclusão. Esta é a palavra-chave num novo segmento de roteiros rodoviários que a Fresp (Federação