Audiodescrição no programa Educar para Ser Grande

A audiodescrição está entre as melhores formas de inclusão da pessoa com deficiência visual. Além disso, oferece novo campo de trabalho para educadores, jornalistas e vários outros profissionais. Confira os detalhes sobre o tema com as audiodescritoras Marisa Pretti (atriz e jornalista) e Márcia Oshiro, sócias da empresa As Meninas dos Olhos . Reportagem do programa Educar Para Ser Grande, gravado na Biblioteca Braille do Centro Cultural São Paulo. Mais detalhes? Email para: educarparasergrande@gmail.com.

Curso na PUC-RJ: Da Imagem à Palavra – Produzindo Roteiro de Audiodescrição

O curso Da Imagem à Palavra Produzindo Roteiro de Audiodescrição é introdutório para a formação em audiodescrição e será composto por aulas teóricas e práticas e abordará as diferentes técnicas e etapas para a produção da audiodescrição de produtos audiovisuais, com ênfase em filmes e tem por finalidade formar profissionais, audiodescritores roteiristas e consultores em audiodescrição, que contribuam para a promoção da acessibilidade comunicacional.

UFSCar promove seu primeiro Curso de Introdução a audiodescrição

O Núcleo de Divulgação Científica do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para o primeiro Curso de Introdução A Audiodescrição. Os objetivos são qualificar audiodescritores para a realização da tradução de imagens estáticas e dinâmicas, qualificar pessoas cegas e com baixa visão a fim de se tornarem consultores em audiodescrição e promover a acessibilidade.

Camarote da Acessibilidade no carnaval 2016

O Camarote da Acessibilidade já se tornou tradição no carnaval de Pernambuco, e não será diferente este ano. A folia acessível está garantida no Galo da Madrugada Recife e durante os carnavais de Olinda, Bezerros e Salgueiro.

Ministério da Cultura promove curso de Acessibilidade em Ambientes Culturais

Estão abertas até 15 de fevereiro as inscrições para o Curso de Acessibilidade em Ambientes Culturais, promovido de forma on-line pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Rio Grande do Sul (UFRGS). Serão oferecidas 420 vagas para representantes de Pontos de Cultura, gestores públicos, professores e sociedade civil. O curso terá duração de cinco semanas – de 22 de fevereiro a 24 de março.

Sapucaí terá audiodescrição no Carnaval 2016

Audiodescrição no carnaval 2016: o desfile das escolas de samba no Sambódromo da capital fluminense terá este ano sistema de audiodescrição para deficientes visuais. Na frisa do Setor 13, serão disponibilizados 50 fones de ouvido. Um narrador profissional, que ficará numa cabine, passará os detalhes dos desfiles aos participantes. O serviço estará disponível em todos os dias de desfile do Grupo de Acesso e do Grupo Especial, entre 5 e 8 de fevereiro, e no Desfile das Campeãs, programado para o dia 13.

GloboNews larga na frente e estreia audiodescrição

O documentário "Boa noite, Solidão" será exibido pela GloboNews neste sábado, dia 16, às 21h05 e será o primeiro programa da emissora a contar com o recurso da audiodescrição. Atualmente, as operadoras de TV por Assinatura já são obrigadas a transmitir os recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva veiculados pela TV Aberta, mas não existe a obrigatoriedade para as emissoras exclusivas da TV a cabo, como a GloboNews. A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que serve não só para pessoas com deficiência visual, mas também para terceira idade, pessoas com baixo letramento e com alguns tipos de deficiência intelectual.

Webnar: O que é e qual a importância da audiodescrição

A Maxximiza Consultoria em Inclusão e Acessibilidade promoveu um Webnar com o título "Audiodescrição: O que é e qual sua importância para as pessoas com deficiência". A palestrante foi a jornalista, legendista e audiodescritora Talita Escobar.

Ancine: Instruções Normativas 124 e 125

A ANCINE publicou na quinta-feira, 31 de dezembro de 2015, duas novas instruções normativas que simplificam os procedimentos de apresentação, acompanhamento e prestação de contas de projetos audiovisuais para fins de fomento direto e indireto. Após discussão interna na Agência, os documentos foram amplamente debatidos com a sociedade por meio de consulta pública, aberta por 30 dias, e da realização de duas concorridas audiências públicas, no Rio de Janeiro e em São Paulo, nos dias 13 e 14 de outubro. As exigências para inclusão de recursos de acessibilidade em projetos audiovisuais destinadas a pessoas com deficiência também foram contempladas e aperfeiçoadas.

Os bastidores da audiodescrição nas emissoras de televisão

Já teve curiosidade de saber como são feitos os recursos de acessibilidade hoje presentes em parte da programação das emissoras de TV aberta? Pelo menos duas emissoras (TV Gazeta e TV Aparecida) produziram reportagens que mostram como funcionam os bastidores de suas equipes responsáveis pela audiodescrição e legendas.