UFSCar promove seu primeiro Curso de Introdução a audiodescrição

O Núcleo de Divulgação Científica do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para o primeiro Curso de Introdução A Audiodescrição. Os objetivos são qualificar audiodescritores para a realização da tradução de imagens estáticas e dinâmicas, qualificar pessoas cegas e com baixa visão a fim de se tornarem consultores em audiodescrição e promover a acessibilidade.

Curso de Introdução A Audiodescrição na UFSCar: fachada - campus São Carlos

A coordenadora do Núcleo de Divulgação Científica (Ouroboros), Karina Omuro Lupetti, explica que o Núcleo desenvolve várias ações relacionadas à audiodescrição. "Em 2009, o Ouroboros criou o Grupo Olhares e, desde então, realiza atividades inclusivas com pessoas com deficiência visual", explica. Além disso, Lupetti utiliza o recurso da audiodescrição na Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) “Ciência Gourmet”, na qual os filmes apresentados são audiodescritos às pessoas com deficiência visual. “Para auxiliar na condução da atividade e certificar outras pessoas que queiram utilizar a técnica, o Ouroboros está oferecendo o Curso de Introdução a audiodescrição ao público interessado".

Curso de Introdução A Audiodescrição: Programa

Os encontros acontecem das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas nos dias 26 e 27 de fevereiro e das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas no dia 28, no Auditório Mário Tolentino, no Departamento de Química, localizado na área Norte do Campus São Carlos da Universidade. O curso terá 80% de atividades práticas.

Curso de Introdução A Audiodescrição: Pré-Requisitos

São pré-requisitos para participar do Curso de Introdução a audiodescrição ter Ensino Médio completo e bom conhecimento da Língua Portuguesa e da nova ortografia.

Curso de Introdução A Audiodescrição: O Que É Audiodescrição

A audiodescrição é uma técnica que consiste em descrever uma imagem com palavras, de modo a ser entendida por quem não a vê. O recurso pode ser utilizado em diversas situações como, por exemplo, filmes, fotos e redes sociais que tenham imagens, de modo a tornar a imagem acessível a todos que queiram visualizá-la.

Curso de Introdução A Audiodescrição: Valor do Curso

O valor das inscrições, que podem ser feitas até o dia 24 de fevereiro, é R$ 50. As vagas são limitadas e os certificados de participação serão emitidos pelo Projeto Um Novo Jeito de Olhar. Para se inscrever é preciso enviar um email para teatroolhares@gmail.com, com o assunto “Inscrição para o curso de AD – fevereiro/2016″, e com os dados: nome completo, formação, número de telefone fixo, número de celular e endereço de email.

Curso de Introdução A Audiodescrição: Ministrante

Sobre a ministrante: Rosa Matsushita é jornalista e audiodescritora especializada em tradução visual para cinema, seminários, shows, missas, livros didáticos e paradidáticos, museus, exposições e fotos.

Outras iniciativas da UFSCar com respeito a audiodescrição:

São Carlos Oficial é um portal de acesso gratuito, direcionado ao público em geral, visando atender às expectativas em todos os âmbitos que a tecnologia atual pode oferecer. Funciona como uma revista on line, com atualizações diárias e semanais, dos eventos que acontecem na cidade de São Carlos e região incluindo as programações culturais, lazer, dicas de cds, livros, dvds, vídeos, cinemas, beleza, moda, saúde, educação, curiosidades, chat e muito mais.

Fonte: São Carlos Oficial

Mais sobre audiodescrição
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecem cursos
O Itaú Cultural promove em dezembro a segunda edição do "Entre Arte e Acesso", evento
Objetivos: o curso de audiodescrição Da Imagem Estática a Palavra Falada tem por objetivo fornecer


Mais sobre audiodescrição
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecem cursos
O Itaú Cultural promove em dezembro a segunda edição do "Entre Arte e Acesso", evento
Objetivos: o curso de audiodescrição Da Imagem Estática a Palavra Falada tem por objetivo fornecer