Prefeitura de Santos adere a Campanha #PraCegoVer

Descrição de imagens é uma das novidades que a Secretaria de Comunicação e Resultados (Secor) da Prefeitura de Santos (SP) passou a adotar desde o último dia 17 nos seus canais oficiais de comunicação. No site (www.santos.sp.gov.br), a explicação da foto aparece quando o cursor do mouse passa sobre a fotografia. Já no Facebook, o texto descritivo pode ser acessado pela hashtag pracegover (#pracegover).

Baile Perfumado é destaque na programação do Festival VerOuvindo

O filme Baile Perfumado, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, marco da retomada do cinema pernambucano, capturou, em 1997, pela primeira vez, olhares curiosos e ouvidos atentos no Cinema São Luiz. Quase vinte anos depois do Primeiro Festival do Recife, o longa será exibido com audiodescrição e Libras, dentro da programação da terceira edição do Festival VerOuvindo, no sábado (23), às 17h. O local será o mesmo de duas décadas atrás, com uma diferença: a inclusão. "O que queremos é incluir todas as pessoas nos cinemas e servir de modelo para outras iniciativas", destaca a idealizadora e produtora do projeto, Liliana Tavares. Desta vez, todos poderão contemplar os cenários áridos e efeitos sonoros realistas da produção porque o festival conta com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência como audiodescrição e lingua de sinais.

Comunicação sem vendas e a inclusão das pessoas com deficiência visual

A comunicação inclusiva traz o conceito do empoderamento da pessoa com deficiência por meio do acesso à informação. Esse empoderamento implica ser capaz de decidir e de desempenhar tarefas rotineiras com autonomia. Conhecer é também impregnar de sentido, tornar comum uma ação e partilhar os significados obtidos na interação com o outro, dentro de um grupo social. Uma pessoa com deficiência visual, por exemplo, quando não consegue ter pleno acesso a uma imagem, precisa que outros recursos estejam disponíveis para que a informação seja desvendada pelos outros sentidos. Desvendada como o ato de retirar a venda, tornar visível um conhecimento até então oculto aos olhos de quem não vê.

CineSesc Melhores Filmes de 2015

O CineSesc realizou, em 6 de abril, a premiação dos escolhidos pela crítica e pelo público como os melhores longas de 2015 nas categorias de melhor filme, direção, fotografia, roteiro, atriz, ator e documentário para filmes brasileiros e melhor filme, direção, ator e atriz para os filmes estrangeiros. Esta cerimônia marcou a abertura do Festival CineSesc Melhores Filmes, que traz, de volta ao cinema, de 7 a 27 de abril, as produções mais votadas e, como sempre, com recursos de acessibilidade para os espectadores com algum tipo de deficiência.

ENADES 2016: II Encontro Nacional de Áudio-Descrição em Estudo

O ENADES 2016 – II Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo é um espaço acadêmico em que áudio-descritores palestram sobre suas práticas, partilham suas experiências e interagem com outros profissionais da tradução visual, com usuários da áudio-descrição e com interessados na acessibilidade comunicacional da pessoa com deficiência. De 02 a 07 de maio próximo, em Maceió (Alagoas).

Facebook agora tem ferramenta para audiodescrição de imagens

O Facebook lançou uma nova ferramenta para audiodescrição de imagens que permite aos deficientes visuais entenderem as fotos publicadas na rede social. O recurso "texto automático alternativo" é capaz de oferecer uma pequena descrição das fotos para aqueles que usam um software leitor de tela.

Oficina Fundamentos da Audiodescrição com Dr. Joel snyder

O Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP promove no dia 24/04/16 a Oficina Fundamentos da Audiodescrição, que será ministrada pelo Dr. Joel Snyder, mundialmente reconhecido na área e presidente da Associação dos audiodescritores americanos LLC .

Festival de Cinema Acessível

O Festival de Cinema Acessível acontecerá no dia 19 de abril, no Teatro Paschoal Carlos Magno, em Novo Hamburgo. A iniciativa é uma parceria da Universidade Corporativa do Banrisul e da empresa Som da Luz. Em Novo Hamburgo, será exibido o filme O Homem que Copiava, do cineasta gaúcho Jorge Furtado, com tecnologias assistivas (legendas, janelas de libras e audiodescrição). O festival Está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira (07.04) e podem ser feitas por meio do link: https://pt.surveymonkey.com/r/LTP6F5P .

Twitter agora tem recurso para descrições de imagens

O Twitter lançou um recurso para permitir que os usuários coloquem descrições de imagens nas fotos publicadas na rede social. O objetivo é tornar as fotos acessíveis para todos os usuários, incluindo as pessoas com deficiência visual, que utilizam o Twitter com a ajuda de softwares que "falam" as informações em texto apresentadas na tela de computadores, mas são incapazes de interpretar imagens.