ENADES 2016: II Encontro Nacional de Áudio-Descrição em Estudo

O ENADES 2016 – II Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo é um espaço acadêmico em que áudio-descritores palestram sobre suas práticas, partilham suas experiências e interagem com outros profissionais da tradução visual, com usuários da áudio-descrição e com interessados na acessibilidade comunicacional da pessoa com deficiência. De 02 a 07 de maio próximo, em Maceió (Alagoas).

ENADES 2016

PraCegoVer: No Centro de uma estrela preta de cinco pontas, há um retângulo branco, cujos lados direito e esquerdo são abaulados. Ao centro, com letras pretas maiúsculas: ENADES 2016.

ENADES 2016: Áudio-Descrição

• A Áudio-descrição é uma forma de tradução visual semiótica, a qual traduz em palavras escritas, sinalizadas ou oralizadas os eventos visuais inacessíveis às pessoas com deficiência, principalmente às pessoas cegas ou com baixa visão.
• A áudio-descrição surgiu em meados da década de setenta, nos Estados Unidos, objetivando o empoderamento das pessoas com deficiência ou que, de alguma forma, estejam temporária ou permanentemente impossibilitadas de ver uma dada imagem estática ou dinâmica, assistir a um filme, a uma peça teatral, a um espetáculo de dança ou de circo; que não possam ou não consigam enxergar uma exposição no museu ou à distância, na rua; que não possam ou não consigam ver uma paisagem, um quadro, uma fotografia, um gráfico, um mapa, um desenho ou figura na lousa ou no livro didático.

ENADES 2016: Divulgação

• Participe do Enades 2016 e desfrute de 5 dias de uma rica programação Cultural e Acadêmica, desenvolvida para você adquirir e consolidar muito conhecimento sobre a áudio-descrição;
• Venha conhecer esta nova profissão e descobrir como a Tradução Visual pode oferecer-lhe ferramentas intelectuais para sua atividade laboral.
• Aprenda com palestras, Comunicações Científicas e com a apresentação de pôsteres sobre áudio-descrição e a respeito de assuntos relacionados com a pessoa com deficiência visual;
• Descubra a Tradução Visual, assistindo à Mostras de vídeos com áudio-descrição e participando de debates sobre este importante recurso de tecnologia assistiva para as pessoas com deficiência;
• Traga seus filhos para participarem das atividades culturais disponíveis no Enades 2016: as crianças vão gostar de assistir aos filmes com áudio-descrição e de se envolver nos momentos de Contação de História.
• Garanta sua inscrição já! Vagas limitadas!

ENADES 2016: Objetivos

• Dar a conhecer o que é Áudio-descrição, divulgar sua aplicabilidade e sua potencialidade na educação, no trabalho e no lazer, como recurso de acessibilidade comunicacional para as pessoas com deficiência, principalmente para as pessoas cegas ou com baixa visão.
• propiciar um espaço de formação de e para áudio-descritores e um ambiente de estudo acadêmico dos assuntos concernentes à áudio-descrição e relativos à pessoa com deficiência visual.

ENADES 2016: Público Alvo

Considerando o caráter inclusivo do ENADES 2016 – II Encontro Nacional de Áudio-Descrição em Estudo, estão convidados a participar do II Enades todos os profissionais interessados na acessibilidade comunicacional de pessoas com deficiência visual e outras, visitantes de espaços culturais, tais como mostras de artes, feiras, exposições fotográficas e outras, em ambientes públicos ou privados, como galerias de artes, centro de convenções, feiras, parques museus etc. Em particular, o II Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo (Enades, 2016) se destina a:

• operadores da educação (professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola, gestores universitários e secretários de educação / professores e demais profissionais envolvidos com a educação a distância, com o ensino e estudo da tradução visual: com a formação de áudio-descritores e consultores em áudio-descrição);
• usuários da áudio-descrição, principalmente os que estão interessados na formação como consultores nesta técnica de tradução visual ou que querem compreender melhor as vantagens e benefícios desse recurso de acessibilidade comunicacional;
• operadores da cultura, do turismo e do lazer/entretenimento (mediadores/facilitadores, curadores, diretores de museus, promotores culturais, fotógrafos, artistas plásticos e outros);
• artistas e demais profissionais que atuam/se interessam por teatro, cinema, fotografia, televisão, dublagem, tradução e legendagem;
• operadores do direito (advogados, promotores, procuradores, juízes, servidores em ambientes judiciários e todos que se interessem pela promoção e garantia dos direitos humanos das pessoas com deficiência.);
• operadores da saúde (profissionais e estudantes da área de saúde em geral, psicólogos, médicos, enfermeiros, gestores hospitalares);
• Empregadores e profissionais que trabalham com a empregabilidade da pessoa com deficiência (profissionais envolvidos com a gestão de pessoal, psicólogo do trabalho, médicos do trabalho, profissionais da área de reabilitação, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, estudantes das áreas de RH e de administração);
• profissionais da comunicação que atuem com teatro, cinema, fotografia e televisão, no jornalismo e na produção/design de páginas web;
• E todos que/se interessem pelos assuntos concernentes à inclusão da pessoa com deficiência, no sentido mais lato dessa inclusão.

ENADES 2016: Programação

02 DE MAIO – SEGUNDA
16:00 – 19:00- Credenciamento
19:00 – 19:40 – Abertura
19:40- 20:00 – Apresentação de dança com áudio-descrição
20:00 – 21:30 – Conferência de Abertura- “The History of Audio Description in the United States and around the world” – Dr. Joel Snyder (Audio Description Associates, LLC)

03 DE MAIO – TERÇA
08:00 – 08:30 – Credenciamento
08:30 – 10:00 – Seção “Assim eu faço e coisas que já fiz” – Palestra a confirmar-
10:00 – 10:30- Intervalo
10:30 – 11:15- Palestra- “Áudio-descrição no foto jornalismo: técnicas para saber, efeitos que áudio-descrever”— Janaina Gomes (UFSM)
11:15 – 12:00- Mesa-redonda “O papel institucional na acessibilidade comunicacional: a áudio-descrição no lazer, na educação e na empregabilidade”- Rosângela Barqueiro (Laramara- Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual), Antônio Carlos Barqueiro (Laramara- Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual) e Ana Fátima Berquó (Instituto Benjamin Constant)
12:00 – 14:00- Intervalo para almoço
14:00 – 18:00 – OFICINAS
• 01- “Barreiras Atitudinais na Áudio-descrição: analisando e produzindo roteiros sem barreiras atitudinais” – Patrícia Pordeus (Faculdade Joaquim Nabuco) – 16 vagas
• 02 – “Técnicas de Redação requeridas na áudio-descrição” – Rosângela Ferreira Lima (UFPE)- 16 vagas
• 03 – EM BREVE
18:00 – 20:00 – Intervalo para jantar
20:00 – 22:00- Comunicações Orais
Curtas com áudio-descrição

04 DE MAIO – QUARTA
08:30 – 10:00 – Palestra – “Diretrizes para a áudio-descrição: erros não são escolhas tradutórias” – Francisco Lima (UFPE)
10:00 – 10:30 – Intervalo
10:30 – 12:00 – Mesa-redonda – “O Papel da Consultoria em Áudio-descrição: a prática de quem faz ” (palestrantes a confirmar)
12:00 – 14:00 – Intervalo para almoço
14:00 – 18:00 – OFICINAS
• 04 – “Áudio-descrição no foto jornalismo: técnicas para saber, efeitos que áudio-descrever” – Janaina Gomes (UFSM) – 16 vagas
•”05 – A produção da áudio-descrição na prática: aplicando diretrizes basilares” – Francisco Lima (UFPE)- 16 vagas
• 06 – “Introdução à áudio-descrição para a dança” – Ana Clara Santos Oliveira (UFAL) – 16 vagas
18:00 – 20:00- Intervalo para jantar
20:00 – 22:00 – Comunicações Orais
Curtas com áudio-descrição

05 DE MAIO – QUINTA
08:30 – 10:00 – Seção “Assim eu faço e coisas que já fiz” – Palestra a confirmar
10:00 – 10:30 – Intervalo
10:30 – 12:00- Mesa-redonda – “Áudio-descrição: diferentes aplicações” – a confirmar
12:00 – 14:00- Intervalo para almoço
14:00 – 18:00- OFICINAS
• 07 – “Os direitos da pessoa com deficiência – o que muda com a Lei Brasileira da Inclusão” – Rita Tenório Mendonça (SEMUDH) – 16 vagas
• 08 – “Áudio-descrição no teatro: questões práticas” – Andreza Nóbrega (Vouver Acessibilidade) – 16 vagas
• 09 – EM BREVE
18:00 – 20:00 – Intervalo para jantar
20:00 – 22:00 – Apresentação de Banners
Curtas com áudio-descrição

06 DE MAIO – SEXTA
08:30 – 10:00 – Palestra- “Conhecendo a baixa-visão: questões práticas para a acessibilidade visual” – Palestrante a confirmar
10:00 – 10:30 – Intervalo
10:30 – 12:00 – Mesa-redonda – “Benefícios da áudio-descrição na educação de estudantes com deficiência visual: experiência familiar e contribuição profissional” – Rosângela Gera e Priscila Xavier (Entrelinhas Comunicação Acessível)
12:00 – 14:00 Intervalo para almoço
14:00 – 18:00 – OFICINAS
•10- “Acessibilidade para a aprendizagem da Matemática: descrição e outras técnicas aplicáveis ao ensino de estudantes com deficiência visual”- a confirmar – 16 vagas
•11- “Recursos Tecnológicos na gravação, transmissão e recepção da áudio-descrição” – Luiz Miritz (Som Maior Pro) – 16 vagas
•12- “Programando com acessibilidade: TA/TI no contexto da acessibilidade comunicacional” – André Melo (Unibratec), Bruno Hipólito (FPS-PE) e Luiz Eduardo Porto Mariz de Oliveira (oficina com carga horária de 8h)- 20 vagas
18:00 – 19:30 – Intervalo para jantar
19:30 – 21:00 – Palestra de Encerramento
21:00 – 21:30 – Apresentação Cultural

ENADES 2016: Patrocínio

• Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas.
• Hotel Ponta Verde.
• Procon – Alagoas.

ENADES 2016: Apoio

• AG – Tradução, Interpretação e Áudio-descrição
• Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Alagoas (ABRH/AL)
• Empresa Brasileira de Acessibilidade, Educação e Inclusão
• Instituto Guerreiros da Inclusão.
• SuperFérias.
• VouVer Acessibilidade.
• Entrelinhas Comunicação Acessível.
• Associação de Cegos de Alagoas (ACAL)
• Organização Nacional de Entidades de Pessoas com Deficiência Física (Onedef)

ENADES 2016: Mais informações

Contato: Francisco Lima – (081) 99997-9339
E-mail: contato.enades@gmail.com / limafj.br@gmail.com
INSCRIÇÕES: ENADES 2016 – site do evento.

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“...Quando cheguei ao local marcado , sala de audiovisual do Colégio Marista, todos já estavam
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Esta semana, em Brasília, participei do Seminário Internacional "A escola aprendendo com as diferenças", realizado


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