O Facebook lançou uma nova ferramenta para audiodescrição de imagens que permite aos deficientes visuais entenderem as fotos publicadas na rede social. O recurso "texto automático alternativo" é capaz de oferecer uma pequena descrição das fotos para aqueles que usam um software leitor de tela.
Até agora, esse software leitor de telas estava limitado a indicar que existia uma foto na postagem, mas não era capaz de explicar para quem não enxerga a informação transmitida naquela imagem. A novidade é que a ferramenta para audiodescrição de imagens pode "ler" uma descrição criada para a funcionalidade. Os engenheiros do Facebook aperfeiçoaram esta tecnologia de reconhecimento de imagens depois de analisar milhões de imagens de exemplo.
Esse tipo de "máquina de aprendizagem" chama-se "rede neuronal", e era a forma que a Google ensinou a AlphaGo a jogar o Go. Além disso, a equipe trabalhou para que o texto gerado descrevesse a imagem em uma ordem específica: número de pessoas, objetos e cenas de fundo.
Levando em conta a quantidade de imagens publicadas no Facebook e que a maioria delas contam com pelo menos uma foto, os deficientes visuais sentem-se excluídos dessa experiência. Mas esta nova ferramenta para audiodescrição de imagens vai ajudar que a experiência de uso da rede social seja a mesma para todos.
A má notícia é que a funcionalidade só está disponível no iOS e em inglês, mas está confirmado os planos par ao lançamento em outras plataformas e mais idiomas no futuro.
Veja abaixo uma demonstração da ferramenta para audiodescrição em funcionamento:
Fonte: TargetHD