MANIFESTO EM DEFESA DA SECRETARIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – SNPD

Nós, pessoas com deficiência e representantes das entidades da sociedade civil que atuam na defesa dos direitos dos mais de 45 milhões desses brasileiros, exigimos do governo interino do presidente Michel Temer a manutenção da SNPD como órgão específico, com status de Secretaria Nacional, destinado à articulação de políticas públicas voltadas ao segmento.

Aprovado o Regulamento Geral de Acessibilidade em Telecomunicações

O Conselho Diretor da Anatel aprovou hoje um regulamento de acessibilidade em telecomunicações com o objetivo de assegurar o acesso a serviços e equipamentos de telecomunicações às pessoas com deficiências auditivas, visuais, motoras e cognitivas em igualdade de condições com as demais pessoas, tanto na zona urbana quanto rural.

Emoções de um jogo de futebol audiodescrito

Palmeiras versus Atlético Paranaense marcou duas estreias: foi o primeiro jogo do Campeonato Brasileiro 2016 e o primeiro jogo de futebol após a Copa do Mundo a oferecer o serviço de audiodescrição para os espectadores com deficiência visual. Lógico que eu, "porco fanático" e "fanático por audiodescrição", não poderia deixar de estar lá para voltar a sentir as emoções de um jogo de futebol. Perdi a visão faz 35 anos e ainda tenho vivo na memória como era o antigo Parque Antártica, pois, desde pequeno, meu pai me levava para assistir quase todos os jogos do Palmeiras. Era grande a curiosidade de conhecer a novíssima e, segundo comentários generalizados, belíssima Arena Allianz Parque. Mas como satisfazer essa curiosidade sem alguém para descrever fielmente a arquitetura do estádio? Ontem surgiu a oportunidade!

Curso de Audiodescrição Didática

Voltado a professores especialistas da rede estadual que atuam em Salas de Recursos nas escolas pertencentes a 2ª Coordenadoria Regional de Educação, que engloba municípios da região de São Leopoldo, teve início na última segunda-feira (9), na Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, na cidade de São Leopoldo, o curso de Introdução à Audiodescrição Didática.

O Poeta Voador: exposição acessível no Museu do Amanhã

Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida e obra como tema da exposição O Poeta Voador – Santos Dumont, aberta nessa terça-feira (26/04), no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro. A expografia, que segue até 30 de outubro e foi idealizada para homenagear os 110 anos do voo do 14 Bis, apresenta ao público protótipos das principais criações do inventor brasileiro e réplicas em tamanho real do avião Demoiselle e do 14 Bis, contando assim, seu sonho de voar.

Gosta de artesanatos? Aprenda a fazer com audiodescrição!

Desde a segunda-feira (18/04), os telespectadores da TV Aparecida que acompanham diariamente a programação da emissora, poderão contar com o recurso de audiodescrição no programa de artesanatos “Vida com Arte” – edição matinal, que vai ao ar de segunda a sexta, às 07h, e aos sábados às 6h30. A iniciativa é inovadora neste segmento que é um dos mais importantes do canal.

Inscrições abertas para Especialização em Audiodescrição na Universidade Estadual do Ceará

A criação do Curso de Especialização em Tradução Audiovisual Acessível/audiodescrição, oferecido na modalidade EAD, justifica-se em virtude da implementação de ações cidadãs que auxiliem aos cegos e demais pessoas com deficiência visual, doravante PcDV, a desenvolver uma vida digna e com autonomia, podendo trabalhar, divertir-se, estudar, desfrutar da vida em família e do lazer cultural, com o mesmo direito que os cidadãos videntes. Nesse sentido, a Especialização em Tradução Audiovisual Acessível, com foco na modalidade audiodescrição visa ocupar o nicho da formação prática e da preparação para a atuação no mercado, em atendimento a uma clientela que, aos poucos, sai da invisibilidade social.

Conferências Conjuntas de Direitos Humanos

Sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, cerca de 7 mil representantes de governos e da sociedade civil participaram, desde o domingo (24) até a sexta-feira (29), das Conferências Conjuntas de Direitos Humanos, em Brasília, que discutiram políticas públicas para a promoção de direitos de segmentos da população. O evento recebeu, simultaneamente, cinco conferências temáticas: a 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos; a 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa; a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e a 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.