MANIFESTO EM DEFESA DA SECRETARIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – SNPD

Nós, pessoas com deficiência e representantes das entidades da sociedade civil que atuam na defesa dos direitos dos mais de 45 milhões desses brasileiros, exigimos do governo interino do presidente Michel Temer a manutenção da SNPD como órgão específico, com status de Secretaria Nacional, destinado à articulação de políticas públicas voltadas ao segmento.

Mais sobre audiodescrição
Carta Aberta em Defesa da Audiodescrição CONSIDERANDO que a Constituição de 1988 estabeleceu a obrigação
Nós, os participantes do foro regional “América acessível: Informação e Comunicação para TODOS”, realizado em
Grande parte dos projetos culturais é realizada via leis de renúncia fiscal, ou seja, com

Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de Telecomunicações

O Conselho Diretor da Anatel aprovou hoje um Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de Telecomunicações com o objetivo de assegurar o acesso a serviços e equipamentos de telecomunicações às pessoas com deficiências auditivas, visuais, motoras e cognitivas em igualdade de condições com as demais pessoas, tanto na zona urbana quanto rural.

Mais sobre audiodescrição
Carta Aberta em Defesa da Audiodescrição CONSIDERANDO que a Constituição de 1988 estabeleceu a obrigação
Um canal de frequência de rádio FM aberta destinado a audiodescrição. Esta proposta de iniciativa
O Conselho Consultivo da Anatel realizará uma reunião extraordinária no dia 24 de outubro para

Emoções de um jogo de futebol audiodescrito

Palmeiras versus Atlético Paranaense marcou duas estreias: foi o primeiro jogo do Campeonato Brasileiro 2016 e o primeiro jogo de futebol após a Copa do Mundo a oferecer o serviço de audiodescrição para os espectadores com deficiência visual. Lógico que eu, "porco fanático" e "fanático por audiodescrição", não poderia deixar de estar lá para voltar a sentir as emoções de um jogo de futebol. Perdi a visão faz 35 anos e ainda tenho vivo na memória como era o antigo Parque Antártica, pois, desde pequeno, meu pai me levava para assistir quase todos os jogos do Palmeiras. Era grande a curiosidade de conhecer a novíssima e, segundo comentários generalizados, belíssima Arena Allianz Parque. Mas como satisfazer essa curiosidade sem alguém para descrever fielmente a arquitetura do estádio? Ontem surgiu a oportunidade!

Mais sobre audiodescrição
Imagine ter toda a sensação de estar no estádio do Castelão, sentir a vibração da
A Paralimpíada Rio 2016 traz mais de 4 mil atletas de 179 comitês nacionais para
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos

Curso de Audiodescrição Didática

Voltado a professores especialistas da rede estadual que atuam em Salas de Recursos nas escolas pertencentes a 2ª Coordenadoria Regional de Educação, que engloba municípios da região de São Leopoldo, teve início na última segunda-feira (9), na Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, na cidade de São Leopoldo, o curso de Introdução à Audiodescrição Didática.

Mais sobre audiodescrição
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecem cursos
O Itaú Cultural promove em dezembro a segunda edição do "Entre Arte e Acesso", evento
Objetivos: o curso de audiodescrição Da Imagem Estática a Palavra Falada tem por objetivo fornecer

O Poeta Voador: exposição acessível no Museu do Amanhã

Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida e obra como tema da exposição O Poeta Voador – Santos Dumont, aberta nessa terça-feira (26/04), no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro. A expografia, que segue até 30 de outubro e foi idealizada para homenagear os 110 anos do voo do 14 Bis, apresenta ao público protótipos das principais criações do inventor brasileiro e réplicas em tamanho real do avião Demoiselle e do 14 Bis, contando assim, seu sonho de voar.

Mais sobre audiodescrição
Quem disse que arte e tecnologia não podem andar de mãos dadas? Para provar que
Os visitantes com deficiência visual que comparecerem ao Museu Pelé, em Santos (SP), contam agora
Os programas de acesso de um dos maiores e mais importantes museus do mundo –

Gosta de artesanatos? Aprenda a fazer com audiodescrição!

Desde a segunda-feira (18/04), os telespectadores da TV Aparecida que acompanham diariamente a programação da emissora, poderão contar com o recurso de audiodescrição no programa de artesanatos “Vida com Arte” – edição matinal, que vai ao ar de segunda a sexta, às 07h, e aos sábados às 6h30. A iniciativa é inovadora neste segmento que é um dos mais importantes do canal.

Mais sobre audiodescrição
Para responder a pergunta como se produz audiodescrição na televisão, te convido a percorrer uma
Durante todo o mês de setembro, a TV Aparecida está exibindo no “Super Quarta, às
O Fantástico mostrou na edição do último domingo um encontro de fãs com ídolos que

Especialização em Audiodescrição na Universidade Estadual do Ceará

A criação do Curso de Especialização em Tradução Audiovisual Acessível/audiodescrição, oferecido na modalidade EAD, justifica-se em virtude da implementação de ações cidadãs que auxiliem aos cegos e demais pessoas com deficiência visual, doravante PcDV, a desenvolver uma vida digna e com autonomia, podendo trabalhar, divertir-se, estudar, desfrutar da vida em família e do lazer cultural, com o mesmo direito que os cidadãos videntes. Nesse sentido, a Especialização em Tradução Audiovisual Acessível, com foco na modalidade audiodescrição visa ocupar o nicho da formação prática e da preparação para a atuação no mercado, em atendimento a uma clientela que, aos poucos, sai da invisibilidade social.

Mais sobre audiodescrição
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecem cursos
O Itaú Cultural promove em dezembro a segunda edição do "Entre Arte e Acesso", evento
Objetivos: o curso de audiodescrição Da Imagem Estática a Palavra Falada tem por objetivo fornecer

Conferências Conjuntas de Direitos Humanos

Sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, cerca de 7 mil representantes de governos e da sociedade civil participaram, desde o domingo (24) até a sexta-feira (29), das Conferências Conjuntas de Direitos Humanos, em Brasília, que discutiram políticas públicas para a promoção de direitos de segmentos da população. O evento recebeu, simultaneamente, cinco conferências temáticas: a 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos; a 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa; a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e a 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Mais sobre audiodescrição
A 21ª Semana da Pessoa com Deficiência do Estado do Rio Grande do Sul abordou
O Intervozes foi à Argentina para entender o que mudou por lá com a lei
Quem não convive com uma pessoa com deficiência visual dificilmente vai compreender o mecanismo utilizado