Curso de audiodescrição a distância na UNESP

Tendo em vista a necessidade de inclusão das pessoas com deficiência na educação, o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual Paulista oferece o curso de audiodescrição a distância: Princípios e Técnicas da Audiodescrição – Aplicabilidade em Contextos Cuturais Educacionais. Destinado a professores, jornalistas, tradutores e demais pessoas interessadas em seguir essa nova profissão, o curso está com as inscrições abertas até o dia 30 de junho.

Ilustração. Em fundo lilás, histograma de áudio em tons de rosa, roxo e azul. Sobre ele, as letras A e D maiúsculas em azul. Em torno delas, um fone de ouvido da mesma cor: curso de audiodescrição a distância na UNESP

O curso de audiodescrição a distância, na modalidade Aperfeiçoamento, disponibiliza 600 vagas e terá início no dia 27 de julho. Serão 180 horas de estudo, divididas em 18 semanas e 8 módulos. Entre os temas abordados, estão: o conceito, o histórico e os modelos de audiodescrição; o trabalho e a profissão de audiodescritor; as técnicas de aplicação ao vivo (espetáculos), em imagens estáticas (desenhos, charges, tirinhas, fotografia, gráficos, mapas, tabelas, fórmulas, diagramas, esquemas), em imagens dinâmicas (videoaulas, documentários, curtas, comerciais, filmes) e em jogos e objetos educacionais.

O curso de audiodescrição a distância permite flexibilidade no estudo, em relação ao horário e local. Os cursistas irão acessar uma plataforma educacional baseada na Internet, na qual encontrarão vídeos, textos e exemplos dos modelos de audiodescrição. Haverá avaliações e atividades on-line teóricas e práticas, individuais e coletivas, que receberão notas de zero a dez. O progresso de cada estudante será acompanhado por tutores que, seguindo a abordagem do Estar Junto Virtual, promoverão a aprendizagem por meio da reflexão, de novos desafios e do constante feedback.

Curso de Audiodescrição a Distância

Inscrições: até 30 de junho de 2016 pelo site da UNESP.
Investimento: R$ 600,00.
Início: 27 de julho de 2016.
Modalidade: aperfeiçoamento a distância.

A audiodescrição é uma narrativa que traduz as imagens visuais, estáticas ou dinâmicas, sem concorrer com outros elementos sonoros que possam existir junto a essas imagens, como em vídeos educacionais e filmes. Além das pessoas com deficiência visual, a audiodescrição beneficia aqueles que possuem dificuldade de aprendizagem, dislexia, déficit de atenção e deficiência intelectual, possibilitando que compreendam melhor o conteúdo da mídia na qual as imagens se inserem.

Serviço:

Curso de audiodescrição a distância: Princípios e Técnicas da Audiodescrição – Aplicabilidade em Contextos Culturais e Educacionais
Organizador: Núcleo de Educação a Distância (NeaD) da UNESP
Inscrições: até 30 de junho de 2016
Investimento: R$ 600,00
Início: 27 de julho de 2016
Docente responsável: Professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Livre-Docente em Formação de Professores para uma Escola Digital e Inclusiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Docente colaboradora: Professora Ana Julia Perrotti-Garcia, audiodescritora, tradutora e intérprete, com mestrado em Linguística Aplicada (PUC -SP) e doutorado em Língua e Literatura Inglesa (USP)

Fonte: Núcleo de Educação A Distância / Unesp



[related_post themes="text" id="12166"]