Alter: game faz você vivenciar as experiências de quem tem deficiência

Se um game nos faz vivenciar experiências de personagens, muitas vezes surreais, como seria sentir na pele o que pessoas com deficiência sentem? Essa é a proposta de "Alter", um game produzido por meio de uma parceria firmada entre a Racional Games, a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência da cidade de Curitiba.

Da Imagem Estática a Palavra Falada

Objetivos: o curso de audiodescrição Da Imagem Estática a Palavra Falada tem por objetivo fornecer conhecimento teórico e prático para que o aluno possa atuar como roteirista e/ou consultor da audiodescrição de imagens estáticas no cinema, no museu e em outros espaços expositivos e educativos. Contribuir para a acessibilização das artes visuais.

Audiodescrição gera polêmica na propaganda político-partidária nas eleições 2016

Semanas antes do início da propaganda político-partidária para as eleições municipais de 2016, o Ministério Público Federal (MPF) enviou às presidências dos partidos políticos recomendações para tornar as propagandas eleitorais gratuitas mais inclusivas às pessoas com deficiência. O objetivo é que os Diretórios Estaduais e Municipais das siglas sejam orientados a usar legenda, janela com intérprete da lingua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição, entre outros recursos de acessibilidade. Foi estabelecido prazo de 20 dias para que As agremiações sigam as orientações.

Audiodescrição nas competições olímpicas e paralímpicas

A modalidade mais plástica dos Jogos atrai amantes do esporte e das artes. Com uma mistura de piruetas, instrumentos (bola, arco, massa e fita) e balé, a ginástica rítmica encanta quem vê, e até mesmo quem não pode ver. Para permitir que deficientes visuais possam acompanhar as provas, o Comitê Organizador Rio-2016 disponibiliza uma rádio voltada para comentários esportivos descritivos para os espectadores nos locais das competições. Cabe a um locutor fazer comentários sobre a performance do atleta, descrevendo o que ele está vendo.

Paradinha Cerebral terá audiodescrição no Circuito Cultural Olímpico

Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos selecionados pela Secretaria Municipal de Cultura (RJ) para fomentar a cultura na cidade. A expectativa é que os turistas que estiverem no Rio aproveitem não somente os esportes, mas também a cultura carioca.